Phishing: Teste Google diz se você é fácil de enganar

Google criou uma ferramenta online para testar o quão esperto você é para identificar tentativas de phishing

Você se considera um expert do mundo digital? Fraudes on-line, fake news e oportunidades de investimento questionáveis que afligem a geração de seus pais são apenas lixo para você e sua confiança? Pois o Google criou uma ferramenta online que vai provar exatamente o contrário.

A armadilha do Phishing

O novo teste de segurança de internet da Google e da subsidiária da Alphabet Jigsaw está aqui para mostrar como uma armadilha da internet que visa roubar informações ou infectar a máquina do usuário com programas maliciosos – pode atingir até mesmo os mais cautelosos e precavidos dos internautas.

“A identificação de phishing pode ser mais difícil do que você pensa”, declara a página do teste. “É uma tentativa de induzi-lo a fornecer suas informações pessoais fingindo a alguém que você conhece. Você pode dizer o que é falso?”.

O questionário de oito perguntas pede que o usuário crie um nome e um e-mail falsos e, em seguida, apresenta cenários realistas que podem ou não ser uma tentativa de phishing. Você pode dizer o que é “real” e qual é o link quer roubar suas informações de login?

Phishing
O site apresenta testes simples mas que podem enganar os usuários mais atentos.

Um e-mail falso, por exemplo, finge incluir um link para um documento do Google. “Hey”, diz o texto que acompanha. “Aqui está o doc que você pediu.”

No entanto, se você passar o mouse sobre o botão “Abrir no Documentos”, verá que o link associado é “http://drive-google.com/luke.johnson”. Este não é um endereço real do Google Drive, e a formatação relativamente inata do e-mail, fica claro que é uma tentativa de phishing.

O que pode parecer um e-mail inofensivo pode acabar roubando seus dados mais importantes.

Embora possa ser tentador descartar tudo isso fora da sua caixa de e-mails, vale a pena lembrar que tentativas de phishing que obtém sucesso causam sérios danos. Passar alguns minutos no teste serve como um lembrete amigável de que talvez você deva levar sua segurança na Internet mais à sério.

E mesmo que você acerte todas as questões no teste, não comemore com muito entusiasmo. Lembre-se que, neste caso, você estava particularmente preparado para procurar tentativas de phishing. O hacker tentando invadir sua conta de e-mail não será tão gentil em avisar você antes para tomar cuidado no que você clica.

Ficou curioso para ver como você se sairia no teste? Então clique aqui e descubra se você consegue reconhecer phishing com facilidade!

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: