Star Trek: Picard | 14 episódios para assistir antes da nova série

capa do post do star trek picard
Quer entender o universo de Star Trek sem precisar assistir todas as temporadas? Confira nossa lista com os episódios mais importantes antes de iniciar Picard

Star Trek: Picard é a mais nova subdivisão da série de TV longeva “Jornada nas Estrelas”, iniciada nos anos sessenta, que conta com diversas continuações, reboots e spin-offs. A série terá seu lançamento no próximo dia 23 de janeiro através do Amazon Video e serão dez episódios no total referente a primeira temporada.

A história se passa 18 anos após a última aparição de Jean-Luc Picard em Star Trek: Nemesis, sendo que ele ficou profundamente afetado pela morte de Data, assim como pela destruição de Romulus após os eventos do filme Star Trek de 2019.

Por se tratar de uma continuação, é recomendável que você tenha algum conhecimento da série, mesmo que não seja obrigatório, considerando que os episódios provavelmente serão auto-explicativos e você poderá entendê-los sem muitos problemas.

Por isso, caso tenha se interessado pela série e não conhece absolutamente nada, decidimos listar 14 dos episódios mais importantes das séries anteriores para você não ficar perdido enquanto assiste Star Trek: Picard. Para a escolha, separamos os episódios em três categorias: essenciais, que são aqueles que têm conexão direta com Picard; os importantes, que tem algum tipo de analogia; e os recomendáveis, que não necessariamente conectam com a nova série, mas são legais para o espectador imergir no universo da série.

Episódios essenciais de Star Trek

The Best of Both Worlds Parte I e II
(Next Generation: T.3, E.26 e T.4, E.1)

The Best of Both Worlds é considerado um dos melhores episódios de toda a série Star Trek (Foto: Reprodução)
The Best of Both Worlds é considerado um dos melhores episódios de toda a série Star Trek (Foto: Reprodução)

Um dos mais aclamados episódios de Next Generations, a primeira parte termina em um cliffhanger (reviravolta) que deixou muitos fãs empolgados com o que viria acontecer logo em seguida.

Em seguida, veio o primeiro episódio da temporada seguinte que também não decepciona e continua de forma impressionante os eventos do primeiro. Para muitos, estes dois episódios são os melhores de toda a série Star Trek.

Não contaremos muito sobre eles para evitar spoilers, mas podemos resumir em uma luta épica entre a Enterprise contra a ameaça Borg, que parece ser incontrolável e que chega a abduzir o próprio Capitão Picard.

The Measure of a Man
(Next Generation: T.2, E.9)

Measure of a Man tem uma das cenas mais memoráveis de Star Trek (Foto: Reprodução)
Measure of a Man tem uma das cenas mais memoráveis de Star Trek (Foto: Reprodução)

Este episódio é importante por mostrar a profundidade da conexão entre Picard e o Data, funcionando como uma boa premissa para a série que estreará em breve. Além disso, também introduz ao espectador o personagem Bruce Maddox.

I, Borg
(Next Generation: T.5, E.23)

I, Borg é o primeiro episódio onde aparece Hugh The Borg (Foto: Reprodução)
I, Borg é o primeiro episódio onde aparece Hugh The Borg (Foto: Reprodução)

Star Trek: Picard vai mostrar diversos “rostos” conhecidos, incluindo Hugh the Borg, interpretado pelo ator Jonathan Del Arco. No caso, ele apareceu pela primeira vez neste episódio exibido originalmente em 10 de maio de 1992. Além disso, este capítulo também é considerado importante para desdobramentos de eventos em episódios e séries posteriores.

The Enterprise Incident
(Série Original: T.3, E.2)

The Enterprise incident foi exibido originalmente no dia 27 de setembro de 1968 na TV Americana e é considerado um dos mais importantes de toda a série (Foto: Reprodução)
The Enterprise incident foi exibido originalmente no dia 27 de setembro de 1968 na TV Americana (Foto: Reprodução)

Agora voltando no tempo, a série dos anos sessenta também tem episódios essenciais para aqueles que querem “adentrar” no universo de Star Trek. Neste capítulo em específico, é mostrado alguns vilões que estarão em Picard, além de ter alguns eventos totalmente imprevisíveis, surpreendendo o espectador de modo muito positivo.

Star Trek: Nemesis
(Filme de 2002)

Apesar de não ser considerado o filme favorito por boa parte dos fãs (e nem dos críticos), Star Trek: Nemesis é muito importante para Picard, já que ele se passará 18 anos após os eventos de Nemesis.

No longa metragem, os membros da Enterprise descobrem um protótipo de andróide conhecido como B4, as relações com os romulus mudam e um dos membros faz um sacrifício supremo. Vale dizer que o canal Screen Rant colocou que Donatra, personagem introduzido neste filme, como o segundo mais importante romulan de toda a franquia.

Star Trek: First Contact
(Filme de 1996)

Agora indo para o outro extremo, Star Trek: First Contact é um dos favoritos tanto dos fãs quanto dos críticos por conseguir misturar ação, aventura, um pouco de terror e momentos dramáticos na “medida certa”. Além disso, ele lida com os traumas do capitão Picard, sendo essencial para que o espectador conheça um pouco mais sobre a história da série e consiga “imergir” ainda mais no universo da nova série.

Episódios importantes de Star Trek

The Offspring
(Next Generation: T.3, E.16)

O capítulo Offspring é elogiado pelo seu enorme impacto emocional e a exploração genuína da condição humana (Foto: Reprodução)
O capítulo Offspring é elogiado pelo seu enorme impacto emocional e a exploração genuína da condição humana (Foto: Reprodução)

Este episódio introduz um outro andróide desenvolvido pelo próprio Data: Lal, a quem ele considera sua própria filha e a ensina também a processar emoções exatamente como um ser humano.

Este foi o primeiro capítulo a ser dirigido por Jonathan Frakes, que faz parte do elenco de atores, além de trazer questionamentos como sentido da vida, significados da existência, o que é “ser um humano” etc. Sabe aquele capítulo em que você fica “pensando nele” ao longo dos próximos dias? Este é o caso de Offspring.

Scorpion
(Voyager: T.3, E.26 / T.4, E.1)

Scorpion foi o primeiro episódio em que apareceu a popular personagem Sete de Nove (Foto: Reprodução)
Scorpion foi o primeiro episódio em que apareceu a popular personagem Sete de Nove (Foto: Reprodução)

Estes dois episódios focam na personagem Sete de Nove (Seven of Nine, ou apenas Sete), sendo uma das protagonistas da série Voyager. Ela tem dificuldades em lidar com situações sociais por ter vivido por um longo período como membro da coletividade Borg, algo que gera algum sofrimento para ela, e ao longo dos capítulos ela tenta superar esta sua própria barreira. Ela também retornará em Picard, portanto, é recomendável que assista o primeiro episódio onde ela apareceu.

Children Of Mars
(Curta Metragem Short Treks)

Children of Mars faz parte da série Short Treks, uma série de curtas-metragens que exploram diferentes aspectos dentro do universo de Star Trek (Foto: Reprodução)
Children of Mars faz parte da série Short Treks

Este é o último episódio de uma série de curtas-metragens que exploram outros aspectos do universo de Star Trek. A ideia desses capítulos é abordar novos personagens e enriquecer o universo da série, apresentando novas situações e histórias. Este capítulo em si serve como premissa para uma das situações que serão vistas em Star Trek: Picard.

Episódios recomendáveis de Star Trek

Descent
(Next Generation: T.6, E.26 / T.7, E.1)

Descent é um dos episódios mais populares de Star Trek: Next Generation (Foto: Reprodução)
Descent é um dos episódios mais populares de Star Trek: Next Generation (Foto: Reprodução)

Assim como o The Best of Both Worlds citado anteriormente, o Descent também conta com um excelente cliffhanger e tem o retorno de Hugh the Borg, junto com o vilão Lore, o gêmeo de Data.

Family
(Next Generation: T.4, E.2)

Após os episódios bem "intensos" de The Best of Both Worlds, o Family já explora mais o lado "personagem" de Picard (Foto: Reprodução)
Após os episódios bem “intensos” de The Best of Both Worlds, o Family já explora mais o lado personagem de Picard (Foto: Reprodução)

Este é o episódio subsequente de The Best of Both Worlds, sendo focado muito mais na vida do Capitão Picard, sem contar com muitos “plot twists”, batalhas épicas e outros. No entanto, ele é importante para conhecer um pouco mais sobre o personagem.

Dark Frontier
(Voyager: T.15 e 16)

Dark Frontier foi um dos episódios mais re-aassistidos de Star Trek no Netflix em 2017 (Foto: Reprodução)
Dark Frontier foi um dos episódios mais re-aassistidos de Star Trek no Netflix em 2017 (Foto: Reprodução)

Originalmente exibido como um único grande episódio, aqui conta a história da Sete de Nove em busca por sua humanidade. Sendo considerado um dos melhores capítulo da série Star Trek, em 2017 o Netflix anunciou que “Dark Frontier” tanto a parte 1 quanto a 2 estavam entre os 10 episódios mais assistidos do serviço de streaming.

Gambit
(Next Generation: T.7, E.4 e 5)

Gambit explora as aventuras do Capitão Picard sozinho (Foto: Reprodução)
Gambit explora as aventuras do Capitão Picard sozinho (Foto: Reprodução)

Estes dois capítulos mostram Picard tendo que resolver problemas nas áreas cinzentas da galáxia sem uma equipe para ajudar. Ele entra na lista justamente por mostrar um lado um pouco atípico do personagem, onde ele não necessariamente assume o papel de um capitão, tendo que resolver as coisas sozinho em boa parte do episódio.

The Inner Light
(Next Generation: T.5, E.25)

De todos da lista, o Inner Light é o único que não tem absolutamente nenhuma conexão (aparentemente) com Star Trek Picard. No entanto, ele entra por ser um excelente episódio da série (Foto: Reprodução)
De todos da lista, o Inner Light é o único que não tem absolutamente nenhuma conexão (aparentemente) com Star Trek Picard (Foto: Reprodução)

The Inner Light não tem muito a ver com a série que virá, mas por ser um excelente episódio, entra para esta lista. Aqui, o capitão Picard é atingido por uma sonda misteriosa e acorda em um mundo completamente diferente e sem a memória da Enterprise. Não há grandes batalhas espaciais e nem nada, mas é um daqueles capítulos muito bem escritos e envolventes.

Um pouco de bastidores de Star Trek: Picard

"Star Trek Picard chocará os fãs" disse Patrick Stewart em uma entrevista (Foto: Reprodução)
“Star Trek Picard chocará os fãs” disse Patrick Stewart em uma entrevista (Foto: Reprodução)

Star Trek Picard tem as bases de seu projeto iniciadas em junho de 2018, quando Alex Kurtzman assinou um acordo com a CBS Television Studios para expandir a franquia em novas séries.

Nesse contexto, uma das séries seria estrelada por Patrick Stewart, vindo daí a ideia de fazer Star Trek: Picard, inteiramente focada no capitão. Anteriormente, o ator havia declarado que não tinha interesse em continuar interpretando o seu personagem, mas acabou “voltando atrás” quando houve dois encontros entre os roteiristas com o ator.

Em um dos encontros, Stewart questionou Kurtzman se a série seria “diferente” das anteriores e que não seria motivo de “piada” para os fãs da série. A equipe acabou convencendo-o de que a nova série será um grande sucesso, e que também seria inovadora perante as anteriores.

Mais recentemente, Stewart revelou que os 10 episódios consistem apenas da primeira temporada e que a intenção é que futuramente novos episódios sejam produzidos. Além disso, uma declaração que gerou grande repercussão foi a de que Picard “chocará os fãs da série”. O que será que vem por aí? O jeito é esperar para ver.

E você? Curte Star Trek? Está empolgado com Picard? Deixe sua opinião nos comentários!

Fonte: Cnet

3 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter