Star Wars: A Ascensão Skywalker: Confira as críticas

Enquanto alguns críticos elogiam o final de Star Wars: The Rise of Skywalker, outros estão “decepcionados”. Confira as primeiras avaliações do longa

Star Wars: Episode IX – The Rise of Skywalker (ou “Star Wars: A Ascensão Skywalker”, título no Brasil) chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 19 de dezembro. No entanto, os veículos especializados já publicaram suas críticas sobre o último filme da franquia, que tem direção de J.J. Abrams

Embora seja um momento especial para os fãs, as avaliações têm revelado uma certa insatisfação com Star Wars: The Rise of Skywalker. Podemos perceber esse sentimento, especialmente no final do longa, no qual muitos relatam que a produção deixou novas perguntas (sem respostas) e até um “final decepcionante” como reportou Matt Singer, do site ScreenCrush

A “decepção” foi comprovada no site agregador de críticas Rotten Tomatoes, onde A Ascensão de Skywalker está com 63% de aprovação. Ainda assim, essa nota pode mudar após o lançamento oficial. 

Mas não só há críticas negativas. Star Wars: The Rise of Skywalker também foi bem avaliado por outros especialistas: “parece que o diretor J.J Abrams adicionou os ingredientes certos para agradar os fãs”, disse Jennifer Bisset, do site CNET. Em sua conta no Twitter, o ator e roteirista, Mark Ellis, escreveu: “Estou emocional, oprimido, surpreso, chocado e atordoado. Mais do que tudo, estou feliz. Obrigado por visitar mais uma vez, Guerra nas Estrelas”. 

Confira abaixo o que alguns portais nacionais e internacionais estão falando sobre The Rise of Skywalker. 

Primeiras críticas de Star Wars: A Ascensão Skywalker

Assim como Xilla, outros críticos disseram que o longa fez uma homenagem à história da franquia

“Acabei de assistir #StarWars #RiseOfSkywalker e tudo o que posso dizer é uau. WOW e WOW. É uma homenagem a todos os filmes e faz um ótimo trabalho ao encerrar esta história épica. Fenomenal em todos os sentidos.”

Xilla Valentine, youtuber.

“Apesar do final decepcionante, desfrutei muito do tempo que passei nesta galáxia. Há um ditado em Guerra nas Estrelas que parece aplicável aqui: “A jornada geralmente é mais importante que o destino.”

Matt Singer, ScreenCrush.
Star Wars: A Ascensão Skywalker é o último filme da franquia
Star Wars: A Ascensão Skywalker é o último filme da franquia

Don Kaye deixa o público ainda mais curioso, especialmente com o começo do filme:

“Star Wars: The Rise of Skywalker é uma aula de mestre, um filme que começa com um começo instável, mas que eventualmente proporciona um certo nível de excitação na superfície e ritmo acelerado que obscurece o quão frágil é sua narrativa.”

Don Kaye, Den Of Geek.

Críticos do portal Omelete saíram emocionados do cinema e compartilham o que os fãs podem esperar:

“Se você é fã, se prepara para se emocionar, pra chorar, porque é uma despedida, mas também é final digno para essa história. Tem momentos muitos gostosos para quem é fã.”

Críticos de cinema, Omelete.

“É uma mistura desordenada de um filme que mal faz uma pausa para detalhar sua trama, personagens ou mitos, introduzindo descuidadamente novos elementos aparentemente a um capricho.”

Huw Fullerton, RadioTimes.
Muitos críticos de cinema reportaram que o novo Star Wars faz uma homenagem aos longas anteriores
Muitos críticos de cinema reportaram que o novo Star Wars faz uma homenagem aos longas anteriores

“Há muito a processar saindo de Star Wars: The Rise of Skywalker, um filme projetado para atingir o espectador em vários níveis enquanto luta para resolver os 42 anos de elementos da história – provavelmente demais para qualquer filme.”

Jim Vejvoda, IGN.

Sam Adams saiu decepcionado:

“The Rise of Skywalker dá às pessoas o que elas procuram em Star Wars, mas isso é tudo o que faz – e pior, tudo o que se propõe a fazer. É frenético, brevemente irritante e, eventualmente, de má vontade, satisfatório, mas é como ser um fandom alimentado à força: sua barriga está cheia, mas não há prazer na refeição. The Rise of Skywalker pelo menos começa com uma sequência de sublime beleza visual.”

Sam Adams, Slate
Como avaliou o Observatório do Cinema e outros portais, A Ascensão Skywalker deixa novas perguntas
Como avaliou alguns portais, A Ascensão Skywalker deixa novas perguntas

“Minuto a minuto, é um filme agradável e, nos pontos mais brilhantes, captura Star Wars da melhor forma possível. Mas Abrams simplesmente não diminuiu o bombardeio o suficiente para manter sua história fundamentada – e com a trilogia no final, é estranho ficar com tantas perguntas novas quanto resoluções.”

Adi Robertson, The Verge

O forte sentimento de nostalgia que permeia o filme parece especialmente apropriado no contexto de completar uma narrativa que levou tantas décadas para finalmente contar. Abrams fez um filme de “Guerra nas Estrelas” voltado para as pessoas que mais a amam.”

Brian Lowry, CNN
Para David Edelstein, o último Star Wars stem "espírito inspirador"
Para David Edelstein, o último Star Wars stem “espírito inspirador”

Falha na narrativa também foi identificada por David Edelstein, do site Vulture:

“Apesar de todas as suas falhas de narrativa e diálogo com cornball, The Rise of Skywalker tem o tipo de espírito inspirador que deve ter exaltado a Disney Company após a resposta azeda a The Last Jedi.”

David Edelstein, Vulture.

Essas foram as principais críticas sobre o filme. Como diz a frase “A voz do povo é a voz de Deus”, precisamos aguardar os fãs para ver se Star Wars: A Ascensão Skywalker terminou com chave de ouro (ou realmente não). 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário:

Assine nossa Newsletter