Steam Link, app que transmite jogos de PC para smartphones, já pode ser baixado

A Steam anunciou que o download da versão beta do Steam Link já está disponível. Esse app, por enquanto disponível somente para Android, permite transmitir jogos de PC para smartphones.

A Valve anunciou o lançamento da versão beta do Steam Link, aplicativo para Android que permite que os gamers transmitam jogos de computador para dispositivos baseados no sistema móvel do Google. Ao parear com um smartphone, por exemplo, o computador continuará sendo a plataforma primária, responsável por rodar o game, enquanto o telefone atua como uma tela.

Essa é a segunda vez que a Valve está utilizando o nome Steam Link em seus produtos. Em 2015 a companhia colocou no mercado um dispositivo com esse mesmo nome, e que o seu funcionamento ia pela mesma linha do app: streaming de jogos. Porém no caso desse aparelho, o que ele faz é a retransmissão de um jogo que esteja rodando em um PC com Windows, Mac ou Linux para alguma televisão (ou até mesmo outro computador) na casa.

Steam Link lançado em 2015

A Valve aplicou no app a mesma tecnologia do Steam link hardware: um vídeo H.264 é codificado em tempo real no computador e é enviado para o dispositivo Android pela rede doméstica, usando um protocolo de rede de baixa latência personalizado.  O app é compatível com joysticks Bluetooth. Evidentemente a Valve recomenda o Steam Controller.

Steam Controller

Caso a sua rede não dê conta da transmissão é possível até ajustar a resolução e taxa de bits para tentar reduzir esse gargalo. O recomendado é que essas transmissões sejam feitas em redes Wi-Fi 5 GHz – o que exige um roteador compatível. Como o app ainda está na fase beta diversas otimizações estão sendo aplicadas.

Recomendações de uso para o Steam Link

Steam Link

No Android TV, recomenda-se a conexão por meio do cabo Ethernet. Em relação aos celulares, a Valve recomenda usar a banda de 5 GHz da rede WiFi e manter o dispositivo próximo ao roteador.

De acordo com o anúncio oficial o Steam Link suporta transmissões em 4K a 60 FPS. Porém a estimativa é que a qualidade padrão que basicamente todos os usuários irão conseguir é 1080p a 60 FPS.

Download

O Steam Link já está disponível para download na Google Play, compatível com Android 5.0 ou posterior. Para o iOS, a Valve garante que o app estará disponível em alguns dias, compatível com o iOS 10 ou posterior, e qualquer Apple TV com tvOS 10.3 ou posterior.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via