Stretch é o novo robô da Boston Dynamics voltado para logística

Stretch é o novo robô da boston dynamics voltado para logística
Novo robô da Boston Dynamics, o Stretch conta com base móvel e não precisa de infraestrutura para funcionar em ambientes de transporte de produtos e mercadorias

O novo robô da Boston Dynamics foi revelado, o Stretch, focado em movimentação de cargas. A Boston Dynamics é conhecida pelo seu cão-robô Spot, mas nos últimos anos a empresa vem ampliando seu espaço de atuação, principalmente para a área da logística, e o Stretch é o mais novo produto para essa área.

Stretch, o novo robô da Boston Dynamics

Stretch é o novo robô da boston dynamics voltado para logística. Novo robô da boston dynamics, o stretch conta com base móvel e não precisa de infraestrutura para funcionar em ambientes de transporte de produtos e mercadorias
Stretch pode carregar caixas de até 23kgs.

O Stretch já tem mudanças dos padrões visuais dos robôs da Boston Dynamics logo de cara, com ele não sendo inspirado em humanos ou animais, e com o foco em ser o mais prático e funcional possível. Ele conta com uma base quadrada com rodas, um “poste de percepção” que conta com sensores e câmeras, e o braço mecânico, parte mais importante, que conta com um painel de sucção na ponta para poder agarrar caixas de até 23 kg.

A principal diferença do Stretch para outros produtos de automação de processos logísticos é a sua liberdade de movimento. Normalmente, é planejado todo um fluxo de trabalho para que as máquinas capazes de pegar as caixas consigam funcionar, mas com o robô da Boston Dynamics, ele pode se locomover para onde for necessário sem risco de afetar os processos ou precisar de uma implementação específica.

O Stretch pode funcionar tanto por bateria, durando 8 horas, ou ligado em tomadas. O foco da Boston Dynamics é que com as possibilidades do Stretch mais empresas se sintam atraídas pelo robô, já que o seu custo final possivelmente será menor que um processo de automatização comum, evitado por 80% dos depósitos pelo mundo. Porém, o robô da Boston Dynamics conta com uma limitação enorme: o fato de ele pegar as caixas a partir de um dispositivo de sucção faz com que ele só possa pegar caixas com superfícies retas. Dependendo do tipo de fábrica, isso pode ser um problema.

O Stretch também conta com espaço para acessórios, como uma esteira transportadora que pode ajudá-lo a carregar de forma mais rápida itens em veículos, e um paleteiro, que pode ajudar a carregar outros itens além das caixas de superfície reta. Por hora, o robô da Boston Dynamics tem data de chegada ao mercado em 2022, porém sem nenhuma informação quanto ao preço. Veja abaixo a apresentação do Stretch:

Para mais informações sobre robôs da Boston Dynamics, como o fato que alguns deles dançam com mais habilidade que humanos, fique de olho no Showmetech.

Fonte: The Verge, ArsTechnica

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário