Superlua cheia de morango

Como assistir a superlua cheia de morango de junho de 2022

Avatar of victor pacheco
Fãs de astronomia, preparem-se: a superlua cheia de morango acontece no próximo dia 14. Veja detalhes e como assistir ao evento.

A superlua cheia de morango acontecerá no dia 14 deste mês e apesar de ter seu pico durante a manhã, ainda será possível ter uma melhor visualização de nosso satélite natural durante a noite. O Showmetech preparou esta matéria especial para lhe explicar tudo sobre a lua de junho e como aproveitar o momento, mesmo que não tenha telescópio ou câmera de alta qualidade.

Origem do nome

Apesar da definição “superlua cheia de morango” parecer indicar uma mudança na coloração no satélite natural da Terra, este nome está mais conectado com o período de colheita de morangos nos EUA. A escolha foi feita por povos como Algonquin, Ojibwe, Dakota e Lakota, que iam para o campo para o plantio de frutas, vegetais e legumes.

Lua cheia de junho em são francisco, eua
Nome de evento está conectado com o período de colheita de morangos nos EUA (Foto: Reprodução/Showmetech)

Uma tradição muito comum é dar nome para a lua de acordo com o período de colheita, os meses ou épocas do ano, e junho é a parte do ano em que as flores dos morangos começam a desabrochar e claro, a retirada das frutas pode ser realizada. Além de superlua cheia de morango, muitos povos também chamam outros eventos de nosso satélite natural como Blooming Moon ou Lua desabrochando (maio) e Green Corn Moon ou Lua do Milho verde (agosto).

Foto do satélite natural da terra durante o perigeu
Lua fica mais perto da Terra em momentos especiais (Foto: Reprodução/Internet)

Já sobre o evento que permitirá que moradores de todo o mundo vejam a Lua em um “tamanho maior”, este é chamado de superlua ou “Lua cheia perigeana” devido ao satélite natural estar mais perto de nosso planeta. Apesar de parecer maior, a Lua não aumenta de tamanho, mas sim estará mais próxima da Terra. A NASA estima que durante este momento, a percepção aumente em 30% em relação ao apogeu, momento que a Lua se afasta mais da Terra. Confira este exemplo:

Exemplo do tamanho da superlua
É possível ver a Lua em tamanho 30% “maior” (Foto: Reprodução/Vox)

Outra informação sobre superluas passadas é que de acordo com a NASA, foi possível ver nosso satélite natural 7% maior e 15% mais brilhante. É claro que a experiência será melhor aproveitada com um telescópio, mas a olho nu, já será possível ter uma percepção significativa. A estimativa é que a lua cheia de junho será 14% maior e 30% do que a microlua, que aparece em dias normais.

Transmissão ao vivo da Lua de morango

Se você não tem uma câmera profissional ou gostaria de assistir ao grande fenômeno astronômico com qualidade total, não há com o que se preocupar. Conhecido por permitir melhores experiências para fãs de todo o mundo, o canal The Virtual Telescope Project realizará uma transmissão ao vivo no dia 14 de junho, a partir das 16h15 pelo horário de Brasília.

A transmissão ao vivo acima será feita diretamente de Roma e caso tenha disponibilidade (ou até mesmo curiosidade), basta se programar para conferir a lua cheia de junho com total qualidade. É importante lembrar que a transmissão ao vivo também ficará salva no canal, então basta voltar o vídeo depois que o evento for finalizado para conseguir conferir todos os detalhes!

Horário da superlua cheia de morango

Apesar de estar mais visível durante a noite, o perigeu da lua estará mais visível exatamente às 08h52 do dia 14 de junho (pelo horário de Brasília). Isso significa que o pico só poderá ser visto em algumas regiões do Planeta. Mas ao mesmo tempo, por volta das 20h do mesmo dia, especialistas apontam que a Lua estará em uma fase que atingirá 8º e 99,5% iluminada.

Lua de junho
Lua entrará em nova fase às 08h52 do dia 14 de junho de 2022 (Foto: Reprodução/Showmetech)

É ideal que para conseguir ver a lua de morango, você e seus amigos/familiares procurem pelo satélite natural ao leste do céu. Apesar de parecer simples, especialistas de astronomia recomendam que todos assistam ao evento do dia 14 de junho de 2022, pois também será possível ver a constelação de Escorpião e a estrela supergigante vermelha Antares, que estará logo acima da Lua.

O que acha de mandar esta matéria para todos que você conhece para que possam se programar para ver a superlua de junho?

Veja também

Confira fotos do eclipse lunar total que aconteceu no começo mês passado.

Fontes: CBS News l The Virtual Telescope Project l The Old Farmer’s Almanac l Space

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
6
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados