Surface Neo: Microsoft anuncia notebook dobrável com duas telas

Surface Neo: Microsoft anuncia notebook dobrável com duas telas
Revivendo o conceito do Microsoft Courrier, o Surface Neo é anunciado como um dispositivo dobrável de possibilidades inéditas e com o novo novo Windows 10X

Nesta quarta-feira (02), a Microsoft anunciou diversos dispositivos Surface. O evento parecia normal até ser anunciado, enfim, um aparelho dobrável: Surface Neo, revivendo o conceito do Microsoft Courrier de 2008. O dispositivo ainda carrega um novo sistema operacional: Windows 10X, feito especialmente para dispositivos dobráveis.

Surface Neo coloca em prática conceito do Microsoft Courrier

Anúncio esperado há uma década, o Surface Neo possui duas telas de 9 polegadas. Panos Panay, diretor de produtos do Microsoft Devices, aponta que estas são as telas LCD mais finas já criadas.

Surface Neo: Microsoft anuncia notebook dobrável com duas telas
Surface Neo é o primeiro dispositivo dobrável com duas telas da Microsoft que sai do papel, publicamente

Por fora, o Surface Neo tem uma construção refinada, com o logo da Microsoft e espaço de imã para a Surface Pen. Por dentro, o aparelho parece simples, sendo apenas telas e bordas, sem qualquer detalhe extra.

O dispositivo dobrável é bastante competente para realizar ações simultâneas em suas duas telas. Apesar da Microsoft ter anunciado um chipset próprio para o Surface Pro X, neste caso o Surface Neo carrega uma customização do processador Intel Lakefield, chamado de “processador híbrido”. Os gráficos serão geridos por um motor de “11ª geração”, linha ainda não anunciada pela Intel, atualmente na 10ª geração de chipset.

Surface Neo: Microsoft anuncia notebook dobrável com duas telas
Processador Intel é encarregado para dar suporte a tarefas simultâneas em duas telas

Diferenciado de outros dispositivos dobráveis, o Surface Neo usa as duas telas com possibilidades flexíveis. O destaque é o teclado magnético, que ocupa parte de uma tela, podendo ser deslizado verticalmente. Caso o teclado esteja na parte superior de uma tela, um touchpad pode ser exibido, mas também pode ser usado como painel de desenho para caneta.

Surface Neo: Microsoft anuncia notebook dobrável com duas telas
Teclado físico de encaixe magnético dá outras possibilidades de uso ao Surface Neo

Caso o teclado esteja na parte inferior, o restante da tela pode ter diversos usos: teclado de emojis, touchbar, PiP e outras possibilidades que usuários e aplicativos podem tirar proveito.

Windows 10X é anunciado especialmente para as duas telas do Surface Neo

O Windows 10X é parte essencial para o funcionamento do Surface Neo. A barra de tarefas agora está centralizada, com a presença do botão de Menu Iniciar, mas sem botão de pesquisa ou Cortana. O próprio Iniciar está diferente, sem as live tiles, essência da Microsoft desde o Windows Phone 7 em 2010.

Surface Neo: Microsoft anuncia notebook dobrável com duas telas
Windows 10X terá Iniciar totalmente diferente, sem live tiles. Reprodução: The Verge

Ao contrário do que ocorria com os sistemas Windows RT e Windows 10S, todos os programas e apps do Windows tradicional poderão ser executados no Windows 10X, sem inconvenientes, através do poder do processador Intel. Programas UWP ou Win32 terão suporte no Surface Neo, com acesso as possibilidades do uso em duas telas, com destaque ao pacote Office, claro.

O Surface Neo não tem data de lançamento ou preço, mas é esperado que seja comercializado apenas no final de 2020.

Fonte: Windows Blog e The Verge

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta