Conheça tang yu, a ai ceo de uma empresa na china

Conheça ‘Tang Yu’, a primeira AI CEO de uma empresa

Avatar de gilmar faria
Conheça ‘Tang Yu’, a AI CEO de uma empresa na China

Enquanto a Inteligência Artificial avança entre empresas e setores sociais, uma empresa de videogames da China resolveu nomear uma uma AI CEO. Conheça a ‘Sra. Tang Yu‘ como executiva-chefe de sua subsidiária, ‘Fujian NetDragon Websoft’.

Uma Inteligência Artificial como CEO

Se algumas empresas estão começando a incorporar o ChatGPT-4 ou o Microsoft 365 Copilot em suas rotinas de trabalho e já visualizando isso como extremamente futurístico, uma empresa chinesa decidiu ir bem além e apostar tudo na Inteligência Artificial. Isso porque desde agosto do ano passado, a ‘NetDragon Websoft’ tem uma AI CEO bem peculiar na sua principal função: a Inteligência Artificial ‘Tang Yu‘.

Conheça ‘tang yu’, a primeira ai ceo de uma empresa. Conheça 'tang yu', a ai ceo de uma empresa na china
‘Tang Yu’, a primeira AI CEO na empresa Fujian NetDragon Websoft (Imagem: Youtube)

Tang Yu‘ é responsável por tomar decisões de risco, fazer avaliações e análises consideradas complexas e gerenciar funções e demandas dentro da empresa. Além disso, a nova AI CEO trabalha 24 horas, 7 dias da semana e recebe o salário de U$ 0. Parece confortável, não?! Mas fica ainda melhor…

Isso porque desde que ‘Tang Yu‘ assumiu como CEO da empresa, os resultados são bastante positivos e significativos: a empresa expandiu 10% nos últimos seis meses, de acordo com o ‘Google Finance’, e valem cerca de HK$ 9 bilhões (US$ 1,1 bilhão). Outra justificativa que a empresa deu para a nomeação de ‘Tang Yu‘, é que segundo eles, ter uma AI CEO garantiria um ambiente de trabalho mais justo e igualitário.

Conheça ‘tang yu’, a primeira ai ceo de uma empresa. Conheça 'tang yu', a ai ceo de uma empresa na china
Gráfico mostrando o aumento nas ações da empresa. Imagem: Zachary Crockett / The Hustle

“Acreditamos que a IA é o futuro do gerenciamento corporativo e nossa nomeação da Sra. Tang Yu representa nosso compromisso de realmente abraçar o uso da IA ​​para transformar a maneira como operamos nossos negócios e, finalmente, impulsionar nosso futuro crescimento estratégico”

Dejian, presidente da NetDragon

A NetDragon

Fundada em 199, a NetDragon é uma empresa já consolidada no mercado e famosa por ter desenvolvido jogos como “Eudemons Online”, “Heroes Evolved” e “Conquer Online”, também tendo feito o primeiro portal de jogos online da China, 17173.com.

Conheça ‘tang yu’, a primeira ai ceo de uma empresa. Conheça 'tang yu', a ai ceo de uma empresa na china
Sede da NetDragon by © Hacktron

A empresa tomou essa decisão por acreditar, que as Inteligências Artificiais foram criadas sobretudo para essa proposta de gerir, analisar e tomar decisões de forma assertiva, prática e eficiente. Os números e resultados da empresa até agora parecem solidificar e confirmar o que a empresa diz.

Mesmo assim, a NetDragon é a primeira empresa a tomar tal decisão que se tem notícia, mas obviamente não será a última.

Em 2017 o fundador do Alibaba, Jack Ma previu que “um robô provavelmente estará na capa da revista Time como o melhor CEO em 30 anos”.

Automação em cargos

Nos próximos anos podemos esperar muita automação em cargos e funções nas empresas. A economia provavelmente dará um jeito de se regular e realocar as pessoas dentro de novos empregos e cargos, visto que as inteligências artificiais vão avançar nos setores.

Conheça ‘tang yu’, a primeira ai ceo de uma empresa. Conheça 'tang yu', a ai ceo de uma empresa na china
Inteligência Artificial deverá avançar a automação nas empresas. (Imagem: Internet)

O McKinsey Global Institute previu recentemente que 45 milhões de trabalhadores , ou aproximadamente 28% de toda a força de trabalho americana, perderiam seus empregos para a automação até 2030. Com o avanço expansivo e rápido que as IA tem mostrado, nós não duvidamos que isso aconteça bem antes, inclusive.

Essas notícias costumam alegrar bastante os diretores e aqueles que ocupam cargos executivos de alta classe nas empresas, isso porque as reduções de custo com automação de trabalho é muito significativo. Além da redução salarial existe a nenhuma preocupação com direitos e gastos trabalhistas e a possibilidade de uma jornada de trabalho bem extensiva.

Mas com a funcionalidade e bom desempenho da ‘Tang Yu‘ como CEO, talvez esses diretores possam pela primeira vez perceber os holofotes da IA se virarem contra eles mesmos. Isso porque segundo pesquisas, o valor do salário de um CEO custa em média o pagamento de 20 funcionários de uma empresa e isso em partes se justifica nas funções únicas de tomada de decisão e análise de um CEO.

Por causa disso, se tinha sempre como segurança que era impossível automatizar tal função, mas pelo visto, a ‘Tang Yu‘ tem números que comprovam o contrário.

Você acha que em breve as empresas serão coordenadas e dirigidas por inteligências artificiais? Deixe seu comentário!

FONTE: The Hustle, Insider

Inscreva-se para receber nossas notícias:

2 comentários
  1. AI Running a Company is Nothing Really New or Revolutionary….It’s Been Happening for a While Now…
    The CEO and Founder of Facebook Is Not Human…He Is an AI Clone….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados