Testamos o iWork for iCloud, o office na nuvem da Apple

iwork
O Showmetech testou o iWork for iCloud e descreveu as primeiras impressões...
Anúncio
Testamos o iWork for iCloud, o office na nuvem da Apple

iwork

Uma das novidades que a Apple trouxe em software no seu evento para desenvolvedores, a WWDC 2013, foi o iWork “na nuvem”. Após liberação em estagio beta para desenvolvedores, estou testando e hoje trago as novidades da suite de escritórios da Apple pra vocês, leitores do Showmetech.

Impressões iniciais

Primeiramente, fica evidente que a proposta do iWork via  iCloud  é um clara tentativa da Apple de rivalizar com o Google Docs, Suite office da gigante de buscas. Porém, ao experimentar os aplicativos é perceptível que a solução da Apple traz funcionalidades bem mais completas e profissionais. Me arrisco a dizer que a única solução que temos comparável em nível de maturidade é o Office 365 da Microsoft.

Já a primeira vista quando nos logamos no iCloud já podemos observar os 3 aplicativos que compõe a suite de escritórios o Pages (Processador de Textos), Numbers (Planilha Eletrônica) e o Keynote (Editor de Apresentações).

icloud home

Utilizando

Já ao clicar no ícone do  software que você deseja, me deparei com todos os arquivos que eu havia criado e salvado no iCloud (haviam vários que eu sinceramente nem me lembrava de ter salvo lá).

img2 PNG

Existe também a possibilidade de criar documentos a partir de modelos já prontos, tais como currículos, relatórios de despesas e apresentação de imagens por exemplo.

img3 png

Para editar um documento já criado no Excel, por exemplo, bastou arrastar o arquivo para dentro da janela do navegador (nos testes utilizei o Safari e o Chrome e ambos funcionaram normalmente) e rapidamente o arquivo estava lá pronto para ser editado.

Já com o documento aberto as opções mais comuns e usadas dos aplicativos de escritório estão lá distribuídas de uma forma simples e bonita.

img4

Salvar seus documentos deixa de ser uma preocupação, pois isso é feito automaticamente pelo aplicativo. Muitas vezes você se esquece que está em um software  via web, tamanha a semelhança e desempenho comparável com softwares nativos.

img 6 pngimg 5 pngimg7 png

No quesito compatibilidade, o iWork abriu e salvou todos os documentos que testei sem reclamar. Lembrando que não sou um usuário de planilhas ou apresentações complexas, portanto é provável que quem for tentar editar arquivos com formatações mais exóticas poderá enfrentar incompatibilidades (como por exemplo a possibilidade de editar gráficos em planilhas que não está disponível nesse momento), ainda mais por ser uma plataforma em estágio beta de desenvolvimento, só disponível para desenvolvedores certificados pela Apple.

Resumido, podemos concluir que a Apple acertou ao trazer para a nuvem sua suite de escritório, fazendo do iWork for iCloud uma excelente alternativa ao Google Docs, principalmente para aqueles que já estão familiarizados com o ecossistema da Apple.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Lendo seu artigo, parece que encontrei a solução que preciso. Sou usuário do Windows 7 e possuo vários documentos que estão off-line em meu micro. Estive pensando em transportá-los para a nuvem, mas com a possibilidade de tê-los ainda no desktop, editá-los em qualquer dispositivo (pc/iphone/ipad) e tê-los sincronizados a qualquer momento. Saberia me informar se isso é possível com o iWork for ICloud?

Assine nossa Newsletter