Qual tipo de bebida alcoólica causa a pior ressaca

Festejar e sair para beber com os amigos é uma coisa muito boa, mas ninguém merece ficar de ressaca no dia seguinte

Ressaca é um horror. Não há dúvida de que a temida dor de cabeça latejante, a incapacidade de executar movimentos básicos e o gosto demasiado familiar do arrependimento na boca são sintomas verdadeiramente terríveis. No entanto, às vezes, você se enche de bebida à noite e acorda no dia seguinte se sentindo bem; outras vezes, uma noite moderada pode deixá-lo completamente desmontado no dia seguinte.

Será que tudo depende então do tipo de bebida que consumimos? Neste artigo iremos explorar qual a bebida alcoólica que provoca o pior tipo de ressaca, além de lhe dar algumas dicas de como evitar essa consequência tão desagradável depois de uma noite de farra.

Álcool + tempo = Ressaca

Você provavelmente já tentou beber um copo de água entre as bebidas, comer uma grande refeição antes de começar beber ou até mesmo parar cedo para conseguir dormir em uma hora razoável, mas acontece que o que você bebe pode ter tanto efeito na sua ressaca como da forma que você bebe.

Qual é a bebida que dá a pior ressaca
Não é a precaução que você toma que faz ter menos ressaca, e sim o tipo da bebida

A fórmula básica é bem simples (álcool + tempo = ressaca), mas um estudo de 2010 descobriu que compostos químicos chamados congêneres têm uma forte ligação com a ressaca.

A substância química que confere o “barato” às bebidas alcoólicas é o etanol, produzido durante a fermentação. No entanto, a fermentação também pode levar à criação de congêneres, os subprodutos tóxicos do processo.

A ressaca está ligada à cor da sua bebida
A ressaca está ligada à cor da sua bebida

Então, como exatamente podemos detectar cogeradores? Bem, eles são realmente muito fáceis de ver – não literalmente -, você pode verificar a concentração de congêneres na cor do seu álcool. A regra geral é que quanto mais escuro o álcool, mais congêneres ele tem. É por isso que os vinhos tintos arrojados têm a reputação mais notória de uma dolorosa recuperação no dia seguinte.

Álcoois mais leves e claros, como o vinho branco ou o gin, têm menos congêneres tóxicos, mas a bebida com o menor número de congêneres certamente irá surpreendê-lo: a vodca!

É isso mesmo, apesar de sua reputação como uma bebida de festa quase sem gosto para misturar com doces efervescentes, a vodca contém o menor número de congêneres e deve causar as mais leves ressacas (se for bebida com moderação).

Pior tipo de ressaca
Surpreendentemente a vodca é a bebida que causa menos ressaca – se bebida moderadamente (Imagem: Deposit Photos)

Outra ponto a ser observado: ao escolher bebidas, buscar a garrafa mais barata pode não ser sua melhor jogada. Por quê? Basicamente, o processo de destilação de bebidas alcoólicas pode realmente reduzir os níveis de congêneres.

A bebida mais barata tende a ser destilada menos vezes, o que significa que você terá mais chances de contrair mais congêneres do que o habitual. Mas não deixe que toda essa conversa de congêneres distraia você do fato de que a desidratação ainda é um ingrediente importante para qualquer ressaca.

A melhor dica para não sofrer com os males da ressaca ainda é, obviamente, não beber na noite anterior. Mas se você precisar, siga estas regras e você terá a melhor chance de permanecer sadio e produtivo no dia seguinte:

  • Evite bebidas de cor escura quando possível (pense em “bebidas claras para uma cabeça clara”);
  • Beba muita água entre as bebidas e antes de dormir;
  • Se você puder, compre bebidas de qualidade.

Também é preciso considerar que uma boa porcentagem dos efeitos da bebida alcoólica depende do organismo de cada usuário. Dependendo do seu tipo de metabolismo ou questões de saúde mais específicas, as consequências do consumo exagerado de álcool pode ir desde uma leve tontura (ou mesmo nenhum sintoma) até casos mais graves.

Na dúvida de qual bebida causa a pior ressaca, não beba
Na dúvida de qual bebida causa a pior ressaca, não beba

Acima de tudo, tenha tenha em mente que não importa o qual o seu tipo de bebida favorita, beber muito quase sempre vai resultar em uma ressaca que irá te deixar no chão no dia seguinte.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta