Agora você pode tirar fotos para o Street View com o celular

Pessoa tirando foto pro street view com celular
Novo recurso do Street View faz parte de uma atualização do app do Google Maps para celulares com Android e exige apenas compatibilidade com ARCore

Colaborar com o Google Street View, que é aquela “visão da rua” do Google Maps, acabou de ficar um pouco mais acessível. É que o Google anunciou, no seu blog oficial, que os usuários vão poder tirar fotos e postá-las no acervo do recurso usando apenas o celular.

Esse novo recurso faz parte de uma atualização (beta) do app do Google Maps para smartphones Android. A única exigência para usá-lo é que o celular seja compatível com o ARCore, que é a tecnologia de realidade aumentada do Google. Se o seu celular roda o Android 7.0 (Nougat) ou superior, é compatível com esse recurso.

“Agora que qualquer pessoa pode criar as próprias fotos conectadas do Street View, podemos levar mapas melhores para mais pessoas ao redor do mundo, capturando lugares que não estão no Google Maps ou que sofreram mudanças rápidas.” Stafford Marquardt, gerente de produto do Street View no Google Maps

Stafford Marquardt, gerente de produto do Street View no Google Maps

Nesse primeiro momento, essa novidade está disponível no Canadá (em Toronto), EUA (em Nova York e Austin), Nigéria, Indonésia e Costa Rica. A ideia é expandir essa nova possibilidade de colaboração para o Street View para mais regiões em breve, segundo o Google.

Confira abaixo mais detalhes sobre como esse novo recurso funciona e porque ele é relevante:

Como tirar fotos para o Street View?

Prints de como tirar foto pro street view com celular
Vai dar para tirar fotos para o street view no app do google maps

Todo o processo de tirar as fotos e postá-las no acervo do Street View vai rolar no aplicativo do Google Maps. O app vai fazer a colagem de fotos em sequência, que dá aquela impressão de movimento do Street View quando você clica nas setas para frente ou para trás, de forma automática.

Ao abrir uma localização e selecionar a opção do Street View, vai aparecer uma aba chamada “Create” (“criar” em tradução livre). Aí você seleciona “Coneccted Photos” (“fotos conectadas” em tradução livre) para começar a sua captura de imagens. Depois de tocar no botão para começar a captura, é só andar que o app vai fazer o resto. Veja esse processo no gif abaixo:

Gif mostrando como tirar fotos pro street view com celular

A ideia dessa atualização é, principalmente, contribuir para que o Street View chegue a lugares mais remotos, onde os funcionários e aqueles carros do Google cheios de parafernália não conseguiram chegar. Por mais que aquelas câmeras 360º usadas pelo pessoal do Google consigam capturar imagens mais precisas para o Street View, hoje em dia os smartphones Android que forem compatíveis com o ARCore são capazes de tirar fotos que não ficam muito atrás.

Esse formato colaborativo também vai permitir que as informações locais fiquem mais atualizadas, mesmo em lugares pelos quais o Google já passou. É o caso de Nova York, por exemplo. As fotos que o pessoal tirar por lá vai ajudar a manter atualizado o banco de informações do Google sobre comércio, horários de funcionamento e afins (que são coisas que mudam rápido). Nesses casos, a empresa explicou que vai priorizar as imagens capturadas pelos seus equipamentos e usar as informações que forem visíveis nas fotos tiradas pelos usuários.

Foto do carro do street view
Até então apenas câmeras 360º tiravam fotos para o street view

A empresa também disse que vai usar os mesmos controles de privacidade e segurança das imagens capturadas pelos seus equipamentos nas imagens capturadas pelas pessoas para o Street View. A mais conhecida entre essas medidas de segurança é borrar os rostos das pessoas e das placas dos carros que aparecem nas fotos.

Esse novo recurso do Street View foi testado no Brasil, Japão e Nigéria. Mas ainda não há informações e previsões mais especificas sobre quando essa atualização deve chegar por aqui.

Se você curtiu essa possibilidade trazida graças ao ARCore, dê uma olhada também nesse outro app do Google que usa essa tecnologia para mostrar se você está cumprindo o distanciamento social do jeito certo.

Fontes: Blog oficial do Google, Tech Crunch e The Verge


O que você achou dessa possibilidade de tirar fotos para o Street View usando o celular? Conte para nós aqui nos comentários!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter

Gostou? Ajude a gente