App do Google mostra se você está cumprindo o distanciamento social com Realidade Aumentada

share
Aplicativo Sodar usa realidade aumentada para mostrar a distância segura entre as pessoas durante a pandemia
Anúncio
App do Google mostra se você está cumprindo o distanciamento social com Realidade Aumentada

Em tempos de distanciamento social, por conta da pandemia do novo coronavírus, se você precisou sair de casa a recomendação é manter a distância de pelo menos dois metros de todo mundo que encontrar. Mas, na prática, quanto é esse arco de dois metros de distanciamento? Agora existe um aplicativo do Google, o Sodar, que vai te ajudar a cumprir essa recomendação. Usando Realidade Aumentada, o app mostra um arco virtual com raio de dois metros ao redor do usuário na tela do celular.

Sempre que você estiver em dúvida se está longe o suficiente de alguém, basta abrir o aplicativo através do Google Chrome e verificar. Com o uso da realidade aumentada, a marcação acompanha qualquer movimento, em qualquer direção. O recurso é muito útil, por exemplo, para filas e qualquer ambiente que tenha aglomeração de pessoas, como um supermercado.

Se o aplicativo mostrar que você está perto demais de alguém, basta se afastar. E se mostrar que alguém está perto demais de você, basta pedir (educadamente) para a pessoa se afastar. O objetivo é ajudar a se manter seguro lá fora.

Demonstração do aplicativo Sodar de realidade aumentada num smartphone
Marcação do aplicativo Sodar acompanha qualquer movimento

Por enquanto, o aplicativo de realidade aumentada está disponível apenas para smartphones Android, exclusivamente por meio do navegador Google Chrome.

Tecnologia WebXR de realidade aumentada

O aplicativo funciona via navegador, usando a API (“Interface de Programação de Aplicativos”, em tradução livre) do WebXR, que suporta renderização 3D para realidade aumentada. Teoricamente, o app funciona em qualquer Android compatível com ARCore (inclusive, o Google disponibilizou uma lista de dispositivos compatíveis), que agora chama-se “Google Play Services para Realidade Aumentada“.

Só que existe um jeito mais fácil de você confirmar se o seu dispositivo é compatível. Basta acessar a página do Sodar num PC ou notebook e escanear, com seu smartphone, o QR Code que aparecer na tela (igual você faz para acessar o WhatsApp Web, por exemplo). Você pode também acessar a página https://sodar.withgoogle.com/ diretamente do Google Chrome no seu celular Android.

O “Google Play Services para RA” desbloqueia as experiências de realidade aumentada criadas com o ARCore. Por meio de atualizações automáticas, os aplicativos com recurso de RA funcionam sem precisar de downloads adicionais.

Outra ações do Google na pandemia

O desenvolvimento do aplicativo Sodar é uma entre outras ações do Google para ajudar no combate à pandemia do novo coronavírus. Em abril, Apple e Google anunciaram uma parceria histórica para ajudar a conter a disseminação da COVID-19, doença respiratória causada pelo vírus. As gigantes de tecnologia propuseram a criação de ferramentas de interface gráfica e APIs únicas, para Android e iOS, para realizar o rastreamento de pessoas com COVID-19. O Showmetech explicou como essa tecnologia vai funcionar.

Outra ação do Google relacionada à pandemia foi a implementação de recursos nos aplicativos Google Meet e Duo para melhorar as videochamadas. Isso foi necessário porque trabalho remoto está se tornando cada vez mais necessário e comum, para a proteção e o bem-estar das pessoas durante a quarentena. Nesse cenário, o número de videochamadas disparou e as atualizações têm o objetivo de atender essa demanda.

Outras ideias para ajudar (e se informar) no combate

Um mapa criado pelo projeto Juntos Contra o Covid mostra o risco de contaminação pelo novo coronavírus em bairros do Brasil. Desenvolvido por Faissal Nemer Hajar, aluno de medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR), este mapa coleta informações fornecidas voluntariamente por usuários e, utilizando um algoritmo próprio, efetua a análise desses dados e consegue indicar quais os bairros e ruas que possuem mais casos confirmados do novo coronavírus.

Falando em mapas, a Microsoft desenvolveu o aplicativo COVID-19 Tracker para Windows 10, que traz para a tela do computador dados sobre a evolução da pandemia no mundo, em tempo real. O aplicativo funciona junto à plataforma de buscas da Microsoft, o Bing. Em sua interface, o programa traz dados atualizados sobre os casos, além de notícias e vídeos relevantes pinçados de fontes que o aplicativo considera confiáveis. Também é possível salvar locais específicos para monitorar a evolução da pandemia.

Fontes: The Verge e Play Store

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter