Tudo o que você precisa saber para assistir duna: parte 2. Entenda os próximos passos da história, relembre os personagens e se prepare para a estreia no dia 29 de fevereiro nos cinemas (sem spoilers! )

Tudo o que você precisa saber para assistir Duna: Parte 2

Avatar de catherine delgado
Entenda os próximos passos da história, relembre os personagens e se prepare para a estreia no dia 29 de fevereiro nos cinemas (sem spoilers!)

Certamente os filmes de ficção científica sempre exigiram bastante do espectador, especialmente ao explorar universos complexos e futuristas. Quando se trata de Duna (Dune), essa exigência vai além, abrangendo temas como ecologia, política, religião, economia, entre outros. Com a aguardada estreia de Duna: Parte 2, os fãs anseiam por mais uma imersão nesse universo, principalmente pela história prometer novas reviravoltas e aprofundar ainda mais os temas apresentados na primeira parte.

Pensando nisso, uma vez que, desde a divulgação dos trailers e data de estreia do novo filme, muitos começaram a criar expectativa, reunimos todas as informações necessárias para você relembrar o enredo e assistir à sequência sem dificuldade alguma.

Recapitulando o primeiro Duna

Tudo o que você precisa saber para assistir duna: parte 2. Entenda os próximos passos da história, relembre os personagens e se prepare para a estreia no dia 29 de fevereiro nos cinemas (sem spoilers! )
Saiba tudo sobre Dune e relembre a história do primeiro filme antes de assistir à segunda parte (Imagem: Reprodução)

Para se entender a história da segunda parte, é preciso, obviamente, compreender tudo o que aconteceu na primeira. A verdade é que grande parte do público manifestou sua opinião nas redes sociais, demonstrando não ter entendido muito da trama. Então como entender tudo sobre Duna?

Estamos falando de um futuro muito distante. Como qualquer ficção científica, é abordado um cenário onde o planeta Terra já foi extinto, incluindo o uso de máquinas. É aí que a história se destaca, pois retrata um momento em que a tecnologia que atualmente conhecemos e aspiramos a crescer, foi derrotada por humanos, uma vez que ela acabou por se tornar um mal na sociedade. É por conta disso que, por exemplo, Arrakis, o famoso planeta central da história, não aparenta ser moderno.

Já quando se trata da narrativa, somos apresentados à Paul Atreides, o protagonista, que nada mais é do que o filho do líder de um dos grandes planetas. Assim como em Star Wars, por exemplo, em Duna também existe um Império Intergaláctico onde há um imperador no comando de tudo. É a partir de uma decisão dele que o pai de Paul, o Duque Leto, toma o poder de Arrakis, o principal planeta em que há a famosa especiaria mélange. Esse produto é produzido pelos vermes de areia que vivem soterrados no lugar, por isso a importância do planeta-deserto em todo o enredo.

Tudo o que você precisa saber para assistir duna: parte 2. Entenda os próximos passos da história, relembre os personagens e se prepare para a estreia no dia 29 de fevereiro nos cinemas (sem spoilers! )
Duna é apenas a apresentação para o desenvolvimento da história do segundo filme (Imagem: Divulgação)

Acontece que Arrakis era, até então, posse da família Harkonnen — que conhecemos pelos principais inimigos do protagonista e sua família. Diante dessa troca de poderes sobre o planeta, eles querem vingança. Em meio a isso tudo, temos o grande dilema de Paul envolvendo os Fremen, povo originário de Arrakis, e sua história em relação à possibilidade de estar destinado a ser um profeta e o projeto de uma seita.

Com toda a guerra que se dá entre os Atreides e os Harkonnen em Duna, Paul e sua mãe Jéssica fogem, sendo resgatados pelos Fremen no deserto. Para essa tribo, o protagonista é justamente o messias que, segundo a religião deles, um dia viria para salvá-los. Com base nessa cultura, Paul é nada menos que o grande Lisan Al-Gaib. No entanto, para as Bene Gesserit, uma poderosa seita de mulheres que influencia a política do Império, ele também pode ser o grande Kwisatz Haderach, indivíduo homem que lideraria o futuro da humanidade. É a partir daí que o primeiro filme de Duna nos conduz para o esperado clímax de toda a história em Duna: Parte 2.

Em resumo, o filme nos faz uma apresentação sobre o universo, contando a história de um menino destinado a ser duas grandes potências diferentes. Ao mesmo tempo, ele ainda está se conhecendo e tentando entender seus poderes natos, o que explica suas visões e sonhos com a personagem Chani o chamando no deserto. Esses são apenas sinais de alguém destinado a se tornar um líder em algum momento. Enquanto isso, a guerra entre famílias ocorre e, uma vez que seu pai morre, ele e sua mãe se veem encontrando refúgio com seu novo povo.

Sinopse de Duna: Parte 2

Tudo o que você precisa saber para assistir duna: parte 2. Entenda os próximos passos da história, relembre os personagens e se prepare para a estreia no dia 29 de fevereiro nos cinemas (sem spoilers! )
Veja o que esperar de Duna 2 (Imagem: Divulgação)

Duna: Parte 2 seguirá a jornada de Paul Atreides de uma maneira um tanto diferente do que vimos na parte um. Enquanto o primeiro filme foi responsável por nos apresentar o universo, a história, de fato, se inicia agora.

De acordo com a sinopse oficial da Warner Bros. Pictures, o filme irá “explorar a jornada de Paul para se vingar dos conspiradores que destruíram sua família, agora ao lado de Chani e dos Fremen. Diante da escolha entre o amor de sua vida e o destino do universo conhecido, ele dará tudo de si para evitar o futuro terrível que só ele pode prever“. Basicamente, Paul e Jéssica estarão imersos na cultura Fremen e aprenderão de tudo, uma vez que eles passarão a viver com o povo e os outros planetas acreditarão que ambos morreram.

Em meio a isso, também poderemos ver o desenvolvimento de seu romance com Chani, quem sempre esteve presente em seus sonhos e surgiu definitivamente no final do primeiro filme. Alguns poucos anos se passarão, onde Paul ganhará mais maturidade e finalmente entrará em seu papel de grande líder, adotando o nome de Paul Muad’Dib entre os Fremen. É nessa sequência que também seremos apresentados a uma figura bem importante no embate com o protagonista: Feyd-Rautha, da família Harkonnen.

Toda a trama abordará a preparação de uma nova guerra muito mais sangrenta que a anterior, pois agora não será apenas vingança movendo os oponentes, como também a resistência do povo Fremen que, durante toda a vida, foi discriminado e subjugado. No entanto, se formos considerar apenas o que se passa com Paul, poderemos compreender um pouco melhor do futuro da história, afinal, a presciência do protagonista agora estará bem mais ativa do que antes. É por causa disso que ele estará lutando, acima de tudo, para contornar um futuro perigoso que apenas ele consegue enxergar.

Análise do trailer e expectativas

Trailer de Duna: Parte 2 aumenta expectativa do público ao redor do mundo

Desde o anúncio da data de Duna: Parte 2, muitos teasers e trailers foram divulgados, mas para fazer uma análise completa, tendo em vista a variedade de cenas e diálogos importantes, selecionamos o último para isso. Não se preocupe, o texto não contém nenhum spoiler.

De acordo com o diretor Denis Villeneuve, é sabido que boa parte da história, senão toda, será decorrida com base no desenvolvimento da relação entre Paul e Chani. O trailer já revela um dos muitos sonhos prescientes do protagonista, logo antes de ser acordado pela Fremen. Na sequência, somos apresentados a uma cena da Água da Vida, algo muito importante na cultura do povo de Arrakis. Essa é uma parte do filme em que Paul e, principalmente, Jéssica, se tornarão oficialmente parte da tribo.

No mais, o trailer procura elevar o suspense gradativamente quando exibe flashes de cenas de guerra e até uma breve aparição da princesa Irulan. Mas é então que, narrado pela voz de Paul, o vemos tocar a areia com certa aflição. Segundo suas palavras, o futuro é incerto e definitivamente demonstra que todas as suas visões levam para um resultado tenebroso. Esse é o grande dilema que o protagonista viverá em Duna: Parte 2, pois ele sabe que existem situações que não conseguirá escapar. Ainda assim, por não ser capaz de enxergar exatamente tudo, a rebelião e a resistência do povo Fremen é a única solução.

Mais algumas cenas de conflitos são apresentadas, incluindo o início do que provavelmente seria a batalha com Paul e Chani carregando armas e atirando em ornitópteros (veículos de transporte) inimigos. O trailer também consegue captar muito bem a evolução do personagem principal apenas em poucos minutos, quando começa apresentando-o ainda em confusão e, paulatinamente, conquistando uma posição de liderança. Esse é um dos grandes pilares, pois toda a história também decorre da evolução e mudança de comportamento dele.

Tudo o que você precisa saber para assistir duna: parte 2. Entenda os próximos passos da história, relembre os personagens e se prepare para a estreia no dia 29 de fevereiro nos cinemas (sem spoilers! )
Protagonista se mostrará bem mais maduro em nova fase de Duna 2 (Imagem: Reprodução)

Uma amostra dos diálogos do Imperador também pode ser vista, assim como uma pequena demonstração para o público de quem é Feyd-Rautha e o que esperar dele. As cores preto e branca também ajudam a contar um pouco dessa narrativa do núcleo de vilões. Essa foi uma dúvida de muitos ao assistirem ao trailer, mas o que parece é justamente ser um toque visual para diferenciar Giedi Prime, planeta natal da família Harkonnen, de Arrakis.

Já na parte maior da ação vemos quando os vermes de areia finalmente surgem, muito provavelmente no momento da batalha, uma vez que os Sardaukar, soldados do Império, ficam com medo e fogem. Nesse ponto do trailer, também já estamos diante de um Paul mais vingativo, exemplificado principalmente quando o ouvimos gritar com a Reverenda Madre Gaius Helen Mohiam — essa que, no primeiro filme, foi a responsável por realizar o teste do Gom Jabbar com o protagonista logo no começo.

Ainda assim, um dos pontos principais e diferenciais de toda a história é o arco de Chani. Até então, fomos apresentados a ela por uma pequena participação, mas agora a personagem mostrará uma personalidade muito mais forte e marcante, com grande espaço na produção. Algo a se destacar, inclusive, é o seu diálogo sobre a importância de toda essa guerra a favor da resistência de seu povo. A profecia relatada na história é algo que parece incomodá-la quanto à escravização de seu povo.

De forma geral, Duna: Parte 2 nos apresentará:

  • Mais cenas de ação;
  • Participação maior de cada personagem;
  • Universo expandido;
  • Um clímax mais aprimorado;
  • Enredo mais redondo e finalmente explicativo;
  • Novas figuras no elenco.

A parte 1 foi apenas um aperitivo, a parte 2 será o prato principal. (…) Ele é mais muscular [que o primeiro]. O título também traz uma linda história de amor.

Denis Villeneuve, diretor de Duna e Duna: Parte 2

Novos personagens

Feyd-Rautha

Tudo o que você precisa saber para assistir duna: parte 2. Entenda os próximos passos da história, relembre os personagens e se prepare para a estreia no dia 29 de fevereiro nos cinemas (sem spoilers! )
Austin Butler é Feyd-Rautha em Duna 2 (Imagem: Divulgação)

Feyd-Rautha (Austin Butler) é sobrinho do Barão Harkonnen e o vilão principal nessa nova sequência. Essa será a primeira vez que seremos apresentados ao antagonista, que terá o foco principal em duelar com Paul. Sua personalidade é mais voltada ao que caracterizam como “psicótico”, demonstrando o tipo de personagem perigoso e o quanto ele terá responsabilidade no tom do novo filme.

Em Duna: Parte 2, enquanto acompanharemos a preparação de Paul de um lado, no outro, entenderemos o que esperar de Feyd, visto que se trata de um exímio lutador. Ele também é a opção de seu tio para ser seu sucessor e governante de Arrakis futuramente.

Irulan

Tudo o que você precisa saber para assistir duna: parte 2. Entenda os próximos passos da história, relembre os personagens e se prepare para a estreia no dia 29 de fevereiro nos cinemas (sem spoilers! )
Florence Pugh é Irulan em Duna 2 (Imagem: Divulgação)

Irulan (Florence Pugh) é uma Bene Gesserit, filha do Imperador Shaddam IV e, portanto, princesa do Império. Como parte do núcleo novo de Duna, seu papel seguirá importante para compreender o enredo de uma perspectiva diferente. Ainda assim, se trata de uma personagem misteriosa e que dificilmente consegue ser lida por completo.

Nos acontecimentos de Duna: Parte 2, teremos cenas de muitas conversas sinceras dela com seu pai, além de, mais tarde, ambos viajarem até Arrakis para o embate final do protagonista.

Imperador Shaddam IV

Tudo o que você precisa saber para assistir duna: parte 2. Entenda os próximos passos da história, relembre os personagens e se prepare para a estreia no dia 29 de fevereiro nos cinemas (sem spoilers! )
Christopher Walken é o Imperador em Duna 2 (Imagem: Divulgação)

O Imperador Shaddam IV (Christopher Walken) é o grande líder do Império. Essa também será a primeira vez que o veremos, sendo uma participação fundamental para entendermos sua visão sobre tudo.

Em Duna: Parte 2, por justamente se tratar de um personagem envolvido com a política, ele será peça vital para a compreensão de tramoias e demais assuntos que, até o final do primeiro filme, ainda não haviam sido revelados. Muito do sentido da história será respondido pelo personagem.

Lady Margot

Duna: parte 2
Léa Seydoux é Lady Margot em Duna 2 (Imagem: Divulgação)

Lady Margot (Léa Seydoux) vem da família Fenring, outra gigante dentro da história e, assim como a princesa Irulan, também é uma Bene Gesserit. Essa é uma das personagens que mais tendem a surpreender o público, já que seu papel pode ser um pouco diferente do que é contado no livro que inspirou o filme.

Nos acontecimentos de Duna: Parte 2, ela se mostrará como uma espiã e força catalisadora para a intriga política de todo o cenário, cumprindo dois propósitos: alertar Lady Jéssica, mãe do protagonista, sobre um ataque iminente, e obter o material genético de Feyd-Rautha, como parte de um plano de reprodução das Bene Gesserit.

Onde assistir

Tudo o que você precisa saber para assistir duna: parte 2. Entenda os próximos passos da história, relembre os personagens e se prepare para a estreia no dia 29 de fevereiro nos cinemas (sem spoilers! )
Após diversos adiamentos, Duna: Parte 2 está prestes a estrear nos cinemas (Imagem: Divulgação/Montagem)

O novo filme da Warner Bros. Pictures conta com roteiro e direção de Denis Villeneuve (Duna, Blade Runner: 2049) e colaboração de Jon Spaihts (Duna, Passageiros, Doutor Estranho). Já o elenco é marcado por grandes nomes como Timothée Chalamet, Zendaya, Javier Bardem, Rebecca Ferguson, entre outros.

Duna: Parte 2 tem estreia marcada nos cinemas para o dia 29 de fevereiro.

Vale lembrar que o universo também já ganhou outras adaptações, como é o caso de Duna (Dune, 1984), versão do diretor David Lynch e que pode ser assistida no Amazon Prime Video. Confira o trailer a seguir:

Além dele, Os Filhos de Duna (Children of Dune, 2003) também foi lançada como uma minissérie produzida pela antiga SciFi Channel (Syfy atualmente) e que pode ser assistida online. A trama mescla as duas sequências da história original, Messias de Duna e Filhos de Duna, relatando a vida de Paul e sua linhagem em futuros mais distantes. Confira o trailer a seguir:

Segundo Villeneuve, também poderemos ver uma nova adaptação de Messias de Duna em breve, uma vez que o roteiro para um terceiro filme já parece estar em desenvolvimento.

Veja também

Os 60 melhores filmes de ficção científica

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados