Tutorial: como recuperar as fotos e vídeos do WhatsApp

Tutorial: como recuperar as fotos e vídeos que foram apagados do WhatsApp
Saiba como recuperar fotos e vídeos do Whatsapp, independente do sistema operacional que você usa

Hoje em dia  o WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados nos smartphones, e uma grande parte do sucesso é decorrente das diversas fotos e vídeos que são enviados diariamente. Mas se você perdeu aquela imagem que considerava especial e não tem mais como recuperar com a pessoa que lhe enviou? Reunimos no tutorial abaixo como você pode recuperar as fotos e vídeos do Whatsapp em passos simples.

Entre os conteúdos compartilhados estão aquela famosa foto de “Bom dia” que é enviada todas as manhãs por alguém que tem seu número, ou aquele vídeo engraçado que você recebe do grupo de amigos. Todos esses arquivos são salvos na memória do seu celular e só saem de lá se alguém ou você mesmo apagar, além de isso ocorrer caso seu aparelho apresente algum erro.

Recuperando vídeos do Whatsapp sem usar aplicativos

Existe a possibilidade de conseguir seus arquivos deletados de volta sem precisar fazer o download de um novo aplicativo desenvolvido exatamente para isso, por meio de uma “central de arquivos” dentro de seu smartphone. Para fazer isso, você irá primeiramente acessar o aplicativo “Meus Arquivos” ou “Gerenciador de Arquivos”, em seu menu de aplicações, e depois selecionar a memória interna de seu aparelho.

Você irá perceber que há várias pastas com o nome de aplicativos instalados em seu celular (Instagram, Telegram, e até outros que você já tenha desinstalado), mas parar recuperar seus arquivos perdidos clique na pasta WhatsApp. Ao acessar a pasta do mensageiro, clique na pasta “Media”, e observe que há pastas separadas para cada arquivo, como uma apenas para fotos, e outra apenas para GIFs.

preview - Tutorial: como recuperar as fotos e vídeos do WhatsApp
Você pode restaurar o que foi perdido acessando a memória interna de seu celular

O aplicativo de mensagens separa por exemplo as imagens recebidas e enviadas (os arquivos que você enviou estarão em “Sent”), e mesmo que tenham sido apagados pode ser que uma cópia desses arquivos ainda esteja na memória. Ao encontrar basta clicar nos três pontos que estão no topo de sua tela e copiar para uma pasta de sua escolha.

Você pode mandar para onde guarda suas  fotos, ou até mesmo criar uma nova pasta para mandar os arquivos que for restaurando. Mas pode ser que você não encontre o que está procurando, e tenha que pedir ajuda para a nuvem.

Utilizando o backup do WhatsApp salvo em seu Drive (Android)

Caso acessar o armazenamento interno não tenha dado certo, você pode forçar o WhatsApp a restaurar todas as mensagens, vídeos e fotos que estão salvos em seu Google Drive. Para fazer isso será preciso você apagar todos os dados do aplicativo salvos na memória física de seu celular, mas antes de apagar tudo é bom você saber que não deve fazer um novo backup.

Se fizer isso, o aplicativo de mensagens irá apagar os dados salvos anteriormente, onde justamente podem estar as fotos e vídeos do Whatsapp que você está procurando. Para restaurar o aplicativo, acesse suas Configurações, e em seguida clique em Aplicativos, depois localize o mensageiro.

PicsArt 09 24 04.35.48 - Tutorial: como recuperar as fotos e vídeos do WhatsApp
Apagar os dados faz com que o aplicativo baixe o backup salvo em seu Drive.

Escolha o item Armazenamento, e depois a opção Limpar dados, e aguarde que tudo seja apagado. Após o trabalho ser concluído abra o WhatsApp novamente, e será necessário que você repita o processo de fazer o cadastro no aplicativo.

Caso o aplicativo demore mais que o normal basta fechá-lo e iniciar novamente. Após confirmar seu número e também a conta do Google, o mensageiro irá procurar automaticamente um backup em seu Google Drive, e caso encontre basta clicar em “Restaurar”  que suas fotos irão ser recuperadas.

Acessando o iCloud (iPhone)

Não há como você acessar a pasta onde o WhatsApp guarda os arquivos na memória física do iPhone, por isso você irá depender do backup que precisa estar salvo em sua nuvem. O procedimento para conseguir as fotos de volta é o mesmo que deve ser feito se você quisesse restaurar as mensagens de texto.

Logo após acessar seu menu de configurações, clique na opção “Aplicativos” e depois selecione o WhatsApp. Após isso basta você remover o aplicativo de seu celular,  clicando em “Apagar App“. Baixe novamente o mensageiro,  como se tivesse instalando pela primeira vez.

PicsArt 09 24 04.54.32 - Tutorial: como recuperar as fotos e vídeos do WhatsApp
Você terá que usar o backup salvo em seu iCloud

Na hora de cadastrar seu número, o WhatsApp vai reconhecer o backup em seu iCloud feito pela última vez, seja ele salvo por você ou automaticamente pelo aplicativo. Como dissemos acima, só será possível uma restauração se você fizer isso manualmente,  ou deixar programado para que o mensageiro faça isso. Por isso é importante que faça isso com uma certa periodicidade, como mensalmente ou até mesmo semanalmente.

Salve o backup do WhatsApp na nuvem

Usuários de Android possuem uma segunda opção se nenhum backup estiver salvo na nuvem, mas pessoas que optam pelo iOS não têm essa mesma chance. Mas parando pra pensar, quem utiliza o sistema operacional desenvolvido pelo Google pode não encontrar os arquivos na memória física do celular.

whats - Tutorial: como recuperar as fotos e vídeos do WhatsApp
Ninguém irá apagar os dados salvos em sua nuvem a não ser você

Por isso a melhor opção é escolher que o backup fique salvo na nuvem do software mobile que você usa. O próprio WhatsApp faz isso automaticamente, sempre ás 02:00, mas você pode escolher a periodicidade de acordo com sua troca de mensagens, e a sua necessidade de acessar arquivos do WhatsApp.

Você faz backup de seus arquivos? Salvou seus vídeos do Whatsapp? Quais outros tutoriais você quer ver no Showmetech? Diga pra gente nos comentários!

Backup do WhatsApp será ilimitado e não tomará mais espaço no Google Drive

whats 1 - Tutorial: como recuperar as fotos e vídeos do WhatsApp

Receba Notícias por E-mail:

Share via