Tutorial: como usar barra de navegação do iphone X em qualquer Android

Navigation Gestures
Saiba como instalar o aplicativo Navigation Gestures, que adiciona uma barra de navegação que substitui os botões e dá mais opções de atalhos

As fabricantes de smartphones procuram sempre por formas de melhorar a experiência do seu usuário com o aparelho, além de trazer novidades e recursos inéditos para chamar a atenção dos consumidores a cada lançamento. Uma das novidades que vem sendo aos poucos adicionada ao mercado é a mudança na forma como se utiliza os botões para navegação nas funções do aparelho, como por exemplo aconteceu com o iPhone X. A navegação por gestos acabou ganhando seu espaço e muitos usuários gostariam de experimentar essa nova forma de interação com o seu smartphone.

Para quem tem um Android e deseja ter um gosto de como acontece essa navegação por gestos, existe um programa que permite que ele seja instalado sem muitas dificuldades. É preciso apenas que se tenha um computador por perto e uma forma de conectar o smartphone a ele.

O nome do aplicativo é Navigation Gestures, do Xda-developers, e ele é gratuito. Ele também oferece uma versão paga, onde como acontece com a maioria dos aplicativos com versão premium, possui uma quantidade maior de opções. Mas ainda dá para usar a gratuita sem perder o que ele realmente se propõe a fazer.

Instalando a navegação por gestos no Android

1 – O primeiro passo é instalar o aplicativo em seu smartphone. Baixe o aplicativo na Google Play e instale. Ao fazer isso, ele vai fazer duas solicitações:

Primeiro: Acessibilidade. Na janela que fala “Accessibility services” clique em “Grant“. Em seguida clique na opção do aplicativo Navigation Gestures, que vai estar DESATIVADO. Ao abrir a janela, clique para ativar, confirme no OK e pronto, ele vai ativar.

Garantindo a acessibilidade ao aplicativo

Segundo: O segundo acesso é no “Write Secure Settings“, aqui ele vai pedir para ter acesso ao seu computador. Clique em “Got it

dando acesso ao computador

2 – Agora vá até o computador que você vai usar no processo. Pode ser computador de mesa ou notebook, contanto que tenha como conectá-lo ao smartphone. Nesse computador, será preciso instalar o ADB. Clique nesse link e faça o download. Ele virá como arquivo zip, então extraia a pasta para o seu computador.

extraindo para o computador

3 – De volta ao smartphone, é preciso agora ativar a opção de depuração USB. Vá em “configurações” e depois em “informação de software” ou “sistema” a depender de qual seja o seu smartphone, depois em “sobre o dispositivo” e na opção “número da versão” clique nela 7 vezes seguidas. Faça isso até aparecer o aviso de que agora você é um desenvolvedor ou programador.

ativando depuração USB

4 – Quando isso acontecer, volte ao menu “Sobre o telefone” e procure pela opção que vai aparecer chamada “Programador”. Entre nessa opção e procure por Depuração USB e ative.

ativando depuração USB

5 – Agora será preciso conectar o seu smartphone ao computador através de um cabo USB. Ao fazer isso, ele vai mostrar algumas opções na tela do aparelho, selecione a que diz “transferir arquivos”.

6 – De volta ao computador vá ate a pasta que você acabou de extrair do download, chamada de platform-tools e abra. Nessa pasta, pressione o SHIFT e clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar em branco dentro dela. Nas opções que vão surgir, selecione a que diz “Abrir janela de comando aqui”.

00

7 – Ele vai abrir uma janela de comando e nela você digitará primeiro “adb devices”, sem as aspas. Ele vai pedir para que você autorize a depuração USB no seu smartphone, clique em OK.

ativando o adb

8 – Pronto, agora depois disso, na mesma janela de comando você vai digitar agora “adb shell pm grant com.xda.nobar android.permission.WRITE_SECURE_SETTINGS” sem as aspas. É importante que ou você copie e cole isso lá ou escreva com cuidado porque caso contrário não vai dar certo. Em seguida aperte ENTER.

9 – No smartphone, abra o aplicativo e ative as opções “Enable Gesture Pill” e “Hide Navigation Bar” que vão aparecer logo no começo da tela.

habilitando o aplicativo

Dicas e truques para utilizar o aplicativo

Pronto, ele está instalado em seu computador. Com a barra que vai aparecer ao invés dos botões padrão é possível realizar todas as funções de antes. Ao tocar uma vez nela, ele o levará de volta para a tela inicial, deslizar para a esquerda é o comando de voltar, deslizar para a direita ele abre o último aplicativo que você tinha aberto, deslizar para cima te mostra todos os aplicativos abertos e deslizar para baixo vai esconder a barra. Pressionar ativa o Google Assistente.

Ainda dá para escolher o que fazer quando der um toque duplo na barra ou até mudar esses gestos caso prefira, basta ir nas configurações do aplicativo. Na versão premium, que custa R$5,49, ele oferece mais opções como em determinados gestos abrir um aplicativo específico, ou de mídia, ou tirar uma print screen, entre outros.

opções de navegação

Nas configurações também tem como personalizar a barrinha, podendo adicionar efeitos a ela, mudar a cor, a transparência, o tamanho, o formato, entre outras coisas. Também tem como adicionar vibração a barra e até escolher aplicativos que quando foram abertos, ela não vai aparecer.  É possível que inicialmente a nova forma de interação acabe se tornando um pouco diferente e até haja um pouco de estranhamento, mas não é difícil se acostumar a ela depois de começar a pegar o jeito da coisa. A ideia é simplificar a experiência com o aparelho e até aproveitar melhor a tela.

Caso em alguns aplicativos a barra fique por cima de algo no fim da tela, basta deslizar para baixo e escondê-la. Também tem como simplesmente interromper o aplicativo nas configurações ou apenas selecionar esses aplicativos na lista em que ela se esconde automaticamente.

Receba Notícias por E-mail:

Share via