Saiba como usar o Chromecast sem Wi-Fi

chromecast02
O Chromecast pode ser utilizado sem usar conexões w-fi e é muito simples fazer isso
Anúncio
Saiba como usar o Chromecast sem Wi-Fi

O Chromecast está no mercado desde 2013 e é muito elogiado por ser capaz de transformar qualquer TV com entrada HDMI em uma Smart TV completa, além de receber conteúdo espelhado do celular através de aplicativos compatíveis. Agora, você sabia que há a possibilidade de utilizar o dispositivo quando estiver sem Wi-Fi? Nós aqui do Showmetech vamos te explicar como utilizar este recurso.

Chromecast 2
A dica funciona também na segunda versão do Chromecast

Firmware atualizado

Para o funcionamento destas opções de conectividade, o Chromecast deve estar executando o firmware mais atualizado. Assim o “modo visitante”, introduzindo em 2014, vai ser usado sem problemas.

Essa nova configuração permite que os usuários do Chromecast abram seu dispositivo para convidados, sem que eles precisem estar conectados na mesma rede de wi-fi que o dispositivo.

Conectando convidados ao Chromecast

A primeira etapa a realizar é permitir a conexão do aparelho da sua visita com o seu Chromecast. Então, conecte o seu próprio smartphone na rede que o dongle está. Se isso já estiver feito, pode ir para o passo seguinte: abrir o app oficial dele, o Home, no seu celular.

Clique no canto superior direito, em que aparecem três pontinhos. Ali vai aparecer o menu em que você vai habilitar o Chromecast.

Pronto! Agora, é o visitante que deve agir. Se ele abriu algum aplicativo compatível com o Chromecast, esse app automaticamente vai identificar o dispositivo por perto e vai mostrar o ícone de transmissão.

Quando a pessoa apertar esse ícone, surgirá na tela do celular a opção para transmitir a um “Dispositivo próximo” e ela deve ser acionada.

A partir daí, basta seguir as instruções do dispositivo. Ele tentará conectar automaticamente com o smartphone que solicitou conexão, por meio de um recurso sonoro que não é possível escutarmos. Se isso não funcionar, aparecerá uma sequência de digitos na tela da TV e eles deverão ser repetidos no celular.

Substituindo a conexão Wi-Fi por cabeada no Chromecast

Esta é uma alternativa quando o Chromecast estiver conectado a uma TV que, por algum motivo, esteja em uma área sem sinal de Wi-Fi. Daí você poderá conectá-lo diretamente a uma porta Ethernet do seu roteador por meio de um adaptador Ethernet para o Chromecast.

Tudo o que o usuário precisa fazer é conectar o cabo USB incluído do adaptador Ethernet ao Chromecast e, em seguida, ligar um cabo Ethernet do roteador diretamente ao adaptador. O adaptador precisa ficar ligado a uma tomada.

A conexão cabeada é uma alternativa útil para usar o Chromecast sem Wi-Fi.
A conexão Ethernet é feita diretamente do dispositivo através do adaptador.

O adaptador tem uma aparência bem próxima a do cabo de alimentação existente no Chromecast, mas a lateral da peça possui uma pequeno plug Ethernet.

Depois que tudo isso for feito, o Chromecast será configurado automaticamente para usar uma conexão Ethernet em vez de uma rede Wi-Fi.

O adaptador ethernet precisa de alimentação de energia externa.
Basta ligar no adaptador na tomada e ao roteador para transmitir o sinal.

O que achou da possibilidade de continuar utilizando o seu Chromecast mesmo não tendo sinal Wi-Fi? Comente se precisou utilizar algum destes recursos e se estas dicas foram úteis para você!

Fonte: It Pro

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter