Vision AVTR: carro conceito da Mercedes é controlado pela mente

Vision avtr: carro conceito da mercedes é controlado pela mente
Visitantes do evento IAA Mobility poderão experimentar essa nova tecnologia e conferir como funciona o Vision AVTR, confira!

O conteúdo visto em filmes de ficção científica ficam sempre mais próximos da realidade dia após dia. E falando nisso, hoje foi apresentado o Vision AVTR, o carro da Mercedes-Benz que pode ser controlado pela mente. O veículo foi apresentado durante o IAA Mobility, evento sobre mobilidade urbana, que acontecerá em Munique, Alemanha, substituindo o famoso Salão de Frankfurt.

O nome do veículo, Vision AVTR, é uma sigla para Advanced Vehicle Transformation (algo como “Transformação Avançada de Veículo”, em tradução livre), sendo este nome inspirado no filme Avatar, pois o carro possui capacidade de se conectar ao condutor e/ou passageiro, inclusive de forma orgânica, como podemos ver no filme.

A novidade marca uma parceria entre a Mercedes e a Disney, entregando este carro futurístico. O IAA Mobility acontecerá entre os dias 07 e 12 de setembro deste ano e nele a empresa mostrará ao mundo como este carro poderá oferecer a oportunidade das pessoas controlarem o veículo usando apenas o pensamento.

Como funcionará o Vision AVTR?

Vision avtr: carro conceito da mercedes é controlado pela mente. Visitantes do evento iaa mobility poderão experimentar essa nova tecnologia e conferir como funciona o vision avtr, confira!
BCI sendo usado

O carro controlado pela mente funcionará através do que é chamado de BCI (“Brain Computer Interface“, ou, “Interface do Cérebro do Computador”, em tradução livre), que age da seguinte forma: a pessoa colocará o BCI em volta da cabeça, se concentrará no símbolo marcando o local de onde quer ir, o BCI lerá as ondas cerebrais e codificará essas informações para o computador de bordo do carro e logo em seguida o veículo começará a viagem.

Ao colocar o BCI na sua cabeça, aparecerão pontos na tela do carro, e dentro de um minuto, mais ou menos, o aparelho sincronizará seus padrões de ondas cerebrais com o automóvel.

A Mercedes-Benz está estabelecendo outro marco na fusão do homem e da máquina com a pesquisa e o desenvolvimento de aplicativos de interface cérebro-computador em carros. A tecnologia BCI tem o potencial de aumentar o conforto de direção no futuro, por exemplo.

Britta Seeger, Membro do Conselho de Administração da Daimler AG e Mercedes-Benz AG, responsável por Vendas

Essa tecnologia já é utilizada para pessoas que possuem mobilidade limitada, oferecendo uma oportunidade de realizar suas ações. Avançando nesse sentido, agora estamos observando a implementação desta iniciativa em veículos. Outras funções estão sendo pensadas para complementar o conceito dessa experiência, como a troca de toque em telas — trocar de música ou alterar a temperatura do ar condicionado, por exemplo — por mostrar estes ícones ao abrir sua mão, daí você só precisaria pensar no que fazer para que o BCI leia suas ondas cerebrais e trabalhar para aquilo ser feito.

Vale lembrar, no entanto, que esse ainda é um carro conceito da Mercedes, ou seja, ele está longe de chegar aos consumidores finais, que somos nós, reles mortais. Mesmo assim, isso prova que a tecnologia avança a passos larguíssimos.

Veja também:

Confira tudo sobre o Tesla Bot, robô com tecnologia de carros.

Fonte: Autoevolution | TechRadar

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário