WhatsApp limita o encaminhamento de mensagens para coibir fake news

Bloqueio de tela por impressão digital chega ao WhatsApp para Android
O WhatsApp anunciou medidas para limitar drasticamente a quantidade de pessoas ou grupos que podem receber uma mensagem encaminhadas como forma de evitar fake news.

Pare e pense por um momento: quantas vezes você já recebeu alguma daquelas mensagens mirabolantes no WhatsApp com alguma promoção boa demais pra ser verdade? Isso sem falar na proliferação de links de sites de notícia que apenas querem espalhar as tais “fake news”, que podem acabar moldando a forma como as pessoas encaram algum assunto – uma influência negativa.

Esse tipo de problema acaba chegando até nós por grupos com desconhecidos, e até por pessoas bem próximas, como amigos e familiares que, por ingenuidade ou até por brincadeira, nos enviam tais links.

WhatsApp contra fake news

WhatsApp

O WhatsApp vem adotando medidas para mudar esse panorama de compartilhamento de notícias falsas, com pesquisas independentes sobre o assunto, através do programa WhatsApp Research Awards, e mais recentemente com o anúncio em seu blog oficial sobre a limitação no encaminhamento de mensagens.

A iniciativa limita drasticamente a quantidade de pessoas ou grupos que podem receber uma mensagem encaminhada. Até o momento, era possível espalhar o conteúdo para até 250 chats por vez, com a mudança o limite passa para 20. Em casos mais extremos, como na Índia, em que a disseminação de conteúdo falso é alarmante, a limitação imposta seria de apenas 5 chats por vez.

WhatsApp limita o encaminhamento de mensagens para coibir fake news 6

Mais de 20 pessoas foram vítimas de linchamentos na Índia depois de terem sido acusadas de sequestrar menores nos últimos dois meses. Essas informações falsas acabam sendo propagadas pelo WhatsApp. Conforme pontuou muito bem o Washington Post, dos 200 milhões de pessoas que utilizam o WhatsApp na Índia, muitos estão tendo o primeiro contato com smartphones, então essa falta de experiência é um grande fator para essa avalanche de compartilhamento de conteúdo falso.

Além disso, o WhatsApp aplicou recentemente uma forma dos usuários ficarem sabendo se uma mensagem foi reencaminhada. O termo sobre o reenvio aparece no topo da mensagem, com isso fica mais claro que não se trata de uma mensagem primária.

Você já foi vítima de fake news? Conte seu relato abaixo nos comentários.

Fonte: WhatsApp