Google authorship content writing1 ss 1920

SEO em 2019: dicas de especialistas do Google para seu site

Avatar de diego sousa
Planejar estratégias de SEO no seu site é uma das etapas mais importantes na parte do planejamento. Por isso, o Showmetech entrevistou especialistas do Google sobre o assunto a fim de tirar dúvidas e explicar as novas práticas SEO em 2019.

Em todo planejamento de um site, definir as estratégias SEO é um dos tópicos mais importantes para que ele seja achado com mais facilidade nos buscadores. 

Se você ainda não sabe a importância do SEO para o seu site, ou deseja atualizar seus conhecimentos SEO em 2019, o Google disponibiliza um guia do iniciante gratuito.

A seguir, você também confere as principais dicas que o especialista e porta-voz do Google, Juan Felipe Rincón, nos deu em uma entrevista exclusiva sobre novas práticas em 2019. Veja:

Especialistas seo do google explicam novas práticas seo em 2019
Definir as estratégias SEO é uma das partes mais importantes no planejamento de um site.

Quais são as tendências de SEO em 2019? O que os sites devem se preocupar?

Os sites devem se preocupar com três aspectos. O primeiro deles é ter um bom desempenho em dispositivos móveis. Recomendamos que os criadores melhorem a velocidade de suas páginas em smartphones.

Há várias tecnologias que permitem atingir bons resultados de forma simples, como PWA (Progressive Web Apps) e AMP (Accelerated Mobile Pages).

Além disso, é importante usar as ferramentes de desenvolvimento do Chrome para verificar os pontos de carregamento lento de uma página. Com essas mudanças, é possível oferecer uma experiência muito mais agradável para o usuário.

Em seguida, segurança. Implemente HTTPS (Protocolo de transferência de hipertexto seguro) no seu site, se ainda não o fez, e adote boas práticas de atualizações do software de gerenciamento do site. É importante ter um bom gerenciamento de dados dos usuários, e um bom plano de backup para o site, para que, caso enfrente uma invasão, seja possível recuperar a página e proteger os seus dados e os de seus usuários.

Por último, tenha dados estruturados. Em particular, anotar as suas páginas com o markup de Schema.org (ferramenta que categoriza todo conteúdo do site automaticamente) o que torna muito mais fácil para que os motores de busca compreendam a estrutura das páginas.

Seo em 2019
Schema.org torna muito mais rica e fácil a pesquisa de sites e conteúdos

Qual é o tamanho ideal de um texto (em número de palavras)?

Pode parecer uma resposta simples, mas, na realidade, não existe um número mágico – isso já se tornou um conceito, quase mitológico, sobre como o Google avalia a qualidade de uma página. Muitas pessoas imaginaram que tentando achar um número mágico de palavras poderiam garantir melhor posicionamento. (https://musclemx.com/) Mas a Busca do Google não funciona assim.

A recomendação, sempre, é de comunicar o que precisa com a quantidade de texto necessário para explicar o tema com clareza ao usuário. Para outras dicas úteis, acesse o SEO Starter Guide, que oferecemos também em português.

Como usar as palavras-chave no texto? Pode mais de uma?

O primeiro passo é pensar como um usuário. O que seus usuários vão pesquisar? Quais são as frases, palavras, perguntas que eles fariam para indicar que procuram o conteúdo que você oferece? A partir de então, pense em como você descreve seu conteúdo: são consistentes com o que fazem os usuários?

Outra dica é olhar o Relatório de desempenho no Search Console, que também mostra quais das suas páginas apareceram para quais termos de busca e quais geraram clique para o seu site. O Google faz um bom trabalho ao interpretar e analisar sinônimos e tem relacionados para determinar a relevância de uma página a uma pesquisa particular.

Ainda é bom marcar as palavras mais importantes do texto com negrito?

Em termos de posicionamento na Busca não é um fator prioritário nem para indexação nem para o posicionamento da página.

Dica seo: não existe um número mágico de palavras em uma notícia
Dica SEO: não existe um número mágico de palavras em uma notícia

Plural ou singular faz diferença na hora de escolher a palavra-chave?

A Busca sabe como associar os termos de pesquisa às versões singular e plural das palavras, então não é importante em termos do que é necessário para o algoritmo interpretar a relevância.

Se você trabalha com palavras ou termos novos, onde pode ser que a relação entre as versões singular e plural da palavra não estejam bem difundidas em outras partes da web, pode ser útil que você use as duas na sua página, mas trata-se de uma exceção.

Termos compostos de duas ou mais palavras, pode?

A Busca sabe como interpretar termos compostos.

É importante ter um site HTTPS (com certificado de segurança SSL)?

É importante. Principalmente, porque é a maneira mais fácil e definitiva de assegurar que a informação do usuário envia ao seu site e que o site envia para o usuário fica restrita às duas partes, sem que ninguém no meio possa nem ver o conteúdo nem, no pior dos casos, modificá-lo. Isso não é importante apenas para transações financeiras, mas para todo o tráfego de informações.

Além disso, o uso do HTTPS é um fator – pouco relevante – de posicionamento na Busca. Mas se a maioria das páginas que oferecem conteúdo semelhante ao seu usam HTTPS e sua página não, esse aspecto pode ter um efeito muito maior.

A função deste protocolo é garantir a segurança dos dados enviados e recebidos pelo usuário.
A função deste protocolo é garantir a segurança dos dados enviados e recebidos pelo usuário.

É obrigatório adaptar sites para AMP?

Não é obrigatório o uso de AMP¹ para aparecer em resultados de pesquisa de Google. Para certas funcionalidades adicionais da busca de Google – carrosséis e as pesquisas aprimoradas – somente as páginas AMP são consideradas.

AMP¹: sigla para a expressão Accelerated Mobile Pages (Páginas Móveis Aceleradas). A função desta ferramente é carregar websites rapidamente, principalmente, no smartphone.

Amp, ferramente de carregamento rápido para website
AMP é uma ferramente que acelera o carregamento de websites, principalmente em smartphones

Existe algum filtro para Fake News no Google?

Nossa missão é conectar as pessoas às melhores e mais confiáveis fontes de informação. Ao longo dos anos, nós já lidamos com diversos problemas ocasionados por pessoas mal-intencionadas que tentaram enganar nossos sistemas. Com o fenômeno das notícias falsas, estamos enfrentando um novo desafio. Essas pesquisas representam uma pequena porcentagem do tráfego que nós vemos todos os dias. 

Em todos esses casos, nós atacamos o problema lançando novos recursos e fazendo atualizações constantes para aprimorar nossos algoritmos. Trata-se de um equilíbrio delicado, que tentamos alcançar e melhorar constantemente.

Abaixo, alguns problemas que o Google tem colocado em prática para resolver o problema das notícias falsas:

  • A Google News Initiative¹, que já investiu mais de US$ 300 milhões em nosso compromisso com o jornalismo independente de qualidade, sustentabilidade financeira para o jornalismo e o desenvolvimento de novas tecnologias nesse segmento;
  • Melhorias em nosso ranking de busca, que incluem formas mais simples dos usuários oferecerem feedback quando os resultados não são tão bons, além de informações sobre como nossos produtos funcionam;
  • Identificação das notícias que passaram por checarem no Google News e na Busca, globalmente;
  • Investimentos em organizações como First Daft Coalition² e Trust Project³;
  • O Google baniu centenas de sites que distribuíam notícias falsas de nossa rede de anúncios.

Google News Initiative¹: É uma iniciativa da Google a fim de combater informações enganosas ou imprecisas. Leia mais no Showmetech.

First Daft Coalition²: Grupo de líderes e pioneiros em jornalismo em mídia social que oferecem treinamentos e ajudam jornalistas e outros profissionais a verificarem conteúdos na internet.

Trust Project³: Iniciativa que une várias plataformas no combate à desinformação digital. As organizações tem a função de validar reportagens que atendem ás normas éticas e transparência.

O Google possui algum portal de ajuda, em que as pessoas que pesquisam por assuntos sensíveis são redirecionadas? Como o do Facebook, por exemplo?

Temos vários canais de ajuda. Quando um dono de um site tem uma pergunta sobre como aprimorar a sua presença no Google Search, pode nos visitar no nosso Fórum de Ajuda Para Webmasters em português. Quando tem dúvidas sobre como pode usar um dos nossos produtos, pode consultar no nosso Centro de ajuda onde tem comunidade para quase todos os produtos de Google. Caso tiver dúvida de tipo legal ou associada à privacidade, pode entrar em conato conosco pelos canais de remoção legal.

Como ganhar mais espaço no Google News?

Publicar boas notícias que sejam de utilidade para os usuários.

O que achou destas novas práticas de SEO em 2019? Deixe sua opinião aqui em baixo nos comentários! E se você tiver alguma outra dica que não foi mencionada na entrevista, não exite em comentar.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados