Adeus notícias falsas: Google News Initiative irá fortalecer jornalismo de qualidade

google news ss 1920 - Adeus notícias falsas: Google News Initiative irá fortalecer jornalismo de qualidade
Google News Initiative tem vários aspectos interessantes que visam a propagação de notícias precisas. Além disto, o Google anunciou uma nova forma de sites de notícias lucrarem.

O Google lançou esta semana o Google News Initiative (GNI), o representante de sua luta pelo jornalismo de qualidade. Com ele, a forma de criar, consumir e pagar o jornalismo pode mudar drasticamente.

O Google News Initiative é a culminação de 15 anos de compromisso entre o site de buscas e as notícias

Captura de Tela 200 - Adeus notícias falsas: Google News Initiative irá fortalecer jornalismo de qualidade
“O futuro do jornalismo depende de todos nós trabalhando juntos.”

Logo, com o Google News Initiative, surgem três objetivos:

  • Elevar e fortalecer o jornalismo de qualidade;
  • Evoluir os modelos de negócios para promover um crescimento sustentável;
  • Empoderar empresas de notícias com inovações tecnológicas.

A iniciativa se dará nas próprias plataformas do Google, de forma a combater informações enganosas ou imprecisas. Então, seus sistemas estão sendo treinados para reconhecer este tipo de conteúdo e direcionar melhor o usuário.

SWH14 Blog Banner - Adeus notícias falsas: Google News Initiative irá fortalecer jornalismo de qualidade
YouTube também fará parte do projeto.

Enquanto isso, no YouTube, a seção “Top News” destacará todo conteúdo relevante de fontes de notícias verificadas.

Além disso, há trabalhos sendo realizados diretamente com a imprensa. Por exemplo, temos o lançamento do Disinfo Lab junto com a organização First Draft, de forma a combater a desinformação durante eleições e momentos com notícias de última hora.

E, por fim, temos a parceria do Google com o Instituto Poynter, da Universidade de Stanford, e também com a Local Media Association. Em suma, o resultado disto é o MediaWise, que melhora a alfabetização de jovens em meio ao âmbito digital.

Novas estratégias para os negócios

Já que os consumidores estão dispostos a pagar pelo conteúdo de notícias digitais, o Google permitirá que essas fontes de notícias tenham outra forma de lucrar além dos anúncios.

Trata-se do Subscribe with Google, que permite que o usuário assine seu veículo de notícias favorito. Ao fazer isso, seja pagando uma taxa mensal ou anual, o consumidor de jornalismo fica mais próximo das notícias deste site em questão.

gif;base64,R0lGODlhAQABAAAAACH5BAEKAAEALAAAAAABAAEAAAICTAEAOw== - Adeus notícias falsas: Google News Initiative irá fortalecer jornalismo de qualidade
De acordo com o exemplo mostrado, o usuário poderá, com apenas alguns cliques, se inscrever no veículo de notícias desejado.

O aprendizado de máquina, assim como o DoubleClick (marketing do Google), são de extrema importância aqui. Através deles, os editores poderão reconhecer possíveis assinantes e garantirão a assinatura. Trata-se do “Propensão a Assinar”, que está em sua fase inicial de testes.

Mas e o que acontece com sites que não possuem estrutura para tudo isso? A solução é o News Consumer Insights, o novo painel incorporado ao Google Analytics. Ele, em suma, ajuda determinado veículo de notícias a entender e segmentar seu público.

E não para por aí. Temos também o uso da API de linguagem natural do Google que, em conjunto com o Hearst Newspapers, têm classificado, rotulado e categorizado mais de 3.000 matérias todos os dias.

Hearst Newspapers 1 - Adeus notícias falsas: Google News Initiative irá fortalecer jornalismo de qualidade
Hearst Newspapers publica jornais no Texas, em Nova Iorque e em Michigan.

Por fim, há o lançamento do Outline, uma ferramenta de código aberto da Jigsaw. Com ela, os veículos de notícias poderão criar seus próprios servidores e prover um acesso mais seguro à internet para seus repórteres.

“O Outline facilita a criação de suas próprias VPNs em um servidor privado, não sendo necessário um conhecimento tecnológico”, afirma Philipp Schindler, Vice Presidente de Notícias do Google.

O Google afirma que irá investir, nos próximos três anos, US$ 300 milhões em todas essas áreas citadas.

E você? O que achou de todas essas novidades? Fala para a gente aí embaixo!

Fonte: Google.

Leia também

Fake News: entenda seus perigos e como identificá-las

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via