10 coisas que você precisa saber sobre o iOS 14

ios14 novidades
Com a revelação do iOS 14 no próximo dia 22, listamos aqui algumas das mudanças que são esperadas para o novo sistema
Anúncio
10 coisas que você precisa saber sobre o iOS 14

Faltando cerca de uma semana para o iOS 14 ser oficialmente revelado durante a WWDC 2020, já sabemos algumas informações interessantes sobre o que podemos esperar do próximo sistema operacional da Apple, que deverá trazer algumas diferenças bem marcantes e relação à versão atual.

1. Data de lançamento

Geralmente, todos os lançamentos de uma nova versão do iOS seguem a mesma sequência: o software é apresentado ao público durante a WWDC, logo após o anúncio a primeira versão beta do sistema é disponibilizado aos desenvolvedores, cerca de um mês depois o primeiro beta público é disponibilizado aos usuários, e em meados de setembro a versão final do sistema operacional é finalmente lançada e pode ser instalada em todos os dispositivos compatíveis — normalmente na mesma data que a empresa lança os seus novos iPhones.

Mas, este ano, é possível que este roteiro passe por algumas mudanças. Isto porque rumores indicam que a pandemia do novo coronavírus causou atrasos na produção dos novos iPhones da empresa, e há uma grande possibilidade de que ela escolha adiar o evento de lançamento desses aparelhos. Se isso realmente acontecer, há uma grande chance de que, ao contrário das versões anteriores, o iOS 14 não seja lançado na data costumeira de setembro, mas apenas em meados de outubro ou novembro.

2. Tela inicial do iOS 14

ios 14 mudanças
A disposição clássica de grid dos apps na tela inicial deverá ser uma das mudanças trazidas pelo iOS 14 (Imagem: MacRumors)

Tudo indica que uma das maiores mudanças causadas pelo iOS 14 será na tela inicial dos aparelhos. De acordo com informações reveladas pelo site 9to5Mac, o novo sistema operacional da Apple permitirá não apenas que os usuários organizem os aplicativos em grid (como é o padrão) como também que eles sejam organizados no formato de uma lista em ordem alfabética (similar ao que é utilizado no Apple Watch), em ordem dos apps mais usados e em ordem dos que possuem mais notificações não lidas.

3. Mudança no app padrão

Rumores indicam que, pela primeira vez na história da empresa, será possível mudar o aplicativo padrão para o acesso de serviços a partir do iOS 14. Isso permitirá, por exemplo, que o usuário selecione o Spotify ao invés do Apple Music como o seu aplicativo padrão para músicas, ou então o Firefox ao invés do Safari como o navegador de internet padrão.

4. Mudança no iMessage

Assim como já é possível em aplicativos como o Slack e o WhatsApp, rumores indicam que a partir do iOS 14 será possível indicar usuários específicos em um grupo de bate-papo apenas adicionando @ na frente do nome da pessoa, que irá receber uma notificação de que foi citada na conversa. Além disso, também existem rumores de que a nova versão do app permitirá deletar uma mensagem mesmo após o envio ou marcar uma conversa como não lida mesmo depois de já tê-la visualizado.

5. Funções multitarefa

Desde que o famoso leaker Ben Geskin postou um vídeo em que supostamente usava uma versão preliminar do iOS 14, existem rumores de que a nova versão do sistema operacional da empresa oferecerá opções de multitarefa (rodar mais de um aplicativo na tela ao mesmo tempo) igual já acontece com os iPads

Ainda que muitos acusem Geskin de ter feito um vídeo usando uma versão de jailbreak do iOS, os rumores de que a Apple estaria pensando em lançar um iPhone 12 Max com uma tela ainda maior do que a do iPhone 11 Max é visto como uma possibilidade de que essa função multitarefa apareça mesmo no iOS 14.

6. Mais ferramentas para o Safari

ios 14 safari
Atualização para o iOS 14 deverá trazer uma ferramenta de tradução de páginas da web ao Safari (Imagem: MacWorld)

De acordo com rumores publicados pelo site 9to5Mac, o iOS 14 traria uma atualização ao Safari que permitiria que o navegador traduzisse o texto de qualquer página de forma similar ao que já existe no Google Chrome, e essa tradução não necessitaria de uma conexão com a internet para funcionar.

Outros rumores ainda afirmam que o navegador ganharia também suporte ao Apple Pencil, o que permitiria utilizar o acessório para navegar na internet e fazer anotações nas páginas.

7. Novo app de exercícios

De acordo com o MacRumors, a próxima versão do sistema operacional virá com um novo app voltado para a prática de exercícios, que permitirá ao usuário configurar diversos tipos de atividades diferentes, como ciclismo, musculação, treino aeróbico, yoga ou dança. Este app também estaria presente nas novas versões do watchOS e do tvOS.

8. Novo app de realidade aumentada

De acordo com rumores publicados pelo 9to5Mac, o iOS 14 também viria com um novo app para aplicações de realidade aumentada que permitiria, por exemplo, saber mais informações sobre o produto que você viu na prateleira em uma loja física apenas apontando a câmera do celular para ele, ao invés de precisar procurar por aquele produto na internet.

9. Maior acessibilidade para surdos

ios 14 surdos
iOS 14 deverá vir com mais opções de acessibilidade para pessoas com perda de audição

De acordo com alguns rumores, o iOS 14 virá com um sistema de “tradução de sons” (como um alarme tocando ou um bebê chorando ao fundo de uma chamada de vídeo), que transformará esses sons em um sinal háptico (ou seja, que pode ser diferenciado através do tato) para permitir uma melhor experiência de uso a pessoas que possuem perda de audição.

10. Maior compatibilidade

Tudo indica que o iOS 14 será o primeiro sistema operacional da Apple que será suportado por todos os aparelhos que já são compatíveis com a versão anterior do sistema, no caso o iOS 13. Isto é uma boa novidade, já que normalmente sempre que atualiza a versão do iOS a empresa deixa de fora alguns de seus aparelhos mais antigos, e será ótimo para aquelas pessoas que já não trocam de aparelho há alguns anos.

Fonte: MacRumors (1) (2), 9to5Mac (1) (2) (3) (4)

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter