5 razões para ver streaming e não baixar torrents de filmes

5 razões para ver streaming e não baixar torrents de filmes
Existem muitas dúvidas entre baixar torrents de filmes e usar serviços de streaming, por isso separamos 5 motivos para você preferir o streaming

Filmes são um dos principais passatempos da humanidade. Com sua grande variedade de abordagens e temas, é comum que qualquer pessoa possa encontrar alguma obra cinematográfica que a agrade. Porém, muitas pessoas ao procurarem um filme acabam se deparando com duas opções: serviços de streaming — como a Netflix, Amazon Prime Video, Disney+ e uma série de outras plataformas — ou baixar torrents de filmes, que já foi uma maneira fácil de encontrar seus títulos preferidos mas hoje é uma fonte de problemas — desde qualidade das mídias até violação de direitos autorais. Pensando nisso, preparamos algumas razões para ajudar você a escolher o streaming em vez do torrent.

Como o torrent funciona?

Antes de entrar nos motivos para usar streaming, é bom entender o que é um torrent. Torrent é um amontoado de meta-dados que, quando colocado em um programa que executa sua leitura, se conecta a outros computadores que estão compartilhando os dados indicados pelo arquivo, e começa a baixa-los.

Existem muitas opções de programas para baixar torrents, assim como existem muitos sites para encontra-los e baixa-los. Todos os sites seguem o mesmo padrão: você pesquisa algo, ele te retorna os torrents dele disponível. Sites como Pirate Bay, RARBG e Torlock seguem esse padrão e não precisam de registro. Alguns outros, mais exclusivos e com arquivos mais difíceis de serem encontrados, precisam de uma conta e tem uma taxa mínima de upload necessário para que o usuário consiga continuar usando o site, como é o caso do Bitsoup.

Já em programas para baixar torrents, temos o eMule, grande conhecido para quem tinha acesso a internet no começo dos anos 2000, que conta com um buscador interno, o que permite que você procure os arquivos dentro dele. O qBitorrent é outro programa para baixar torrents, bem mais leve e que atualmente é o cliente mais popular do mundo para o compartilhamento e download de torrents.

Streaming é mais seguro que baixar torrents de filmes

Baixar torrents de filmes pode levar a um ataque hacker
Usando streaming você evita o ataque de hackers, como no filme de 1995 com Angelina Jolie que está no iTunes

Por mais que baixar torrents de filmes pareça em primeira vista uma opção mais barata, existem muitos problemas que eles podem ocasionar. Um deles é que os arquivos baixados podem na verdade trazer vírus e outros tipos de ataques para o seu computador, podendo causar muitos problemas ao seu PC, indo desde perda de dados até fraude bancária.

Os serviços de streaming, em sua maioria, ficam em servidores privados que apenas funcionários das empresas responsáveis têm acesso, e passam por várias etapas de verificação para que a conexão seja segura e o filme que está sendo transmitido venha de forma segura para o usuário. Com isso, baixar filmes se torna um processo cada vez menos necessário.

Streaming aproveita toda a velocidade da conexão

5 razões para ver streaming e não baixar torrents de filmes. Existem muitas dúvidas entre baixar torrents de filmes e usar serviços de streaming, por isso separamos 5 motivos para você preferir o streaming
O streaming consegue atingir a Velocidade Máxima da sua conexão — e o filme homônimo está disponível no Amazon Prime Video

A experiência de escolher um filme na locadora é bem replicada por serviços de streaming. Quando você entra na Netflix e escolhe um filme, por exemplo, é só você apertar nele e dar play, até sendo um pouco mais cômodo que locadoras da época já que, sabemos, você precisava sair de casa para isso.

Já quando você decide baixar torrents de filmes ou baixar séries, as coisas mudam de cenário. Além de escolher o filme, ainda existe uma espera até o arquivo ser baixado para seu computador, o que torna o processo um pouco mais demorado. Ainda corre o risco de por vezes o filme ser baixado e o usuário só depois ver que ele veio sem legendas ou em uma língua que ele não compreende. Bem inconveniente.

Conteúdos concentrados

Cena do filme click
Você encontra filmes em streaming com poucos cliques — e o filme Click está te esperando no HBO GO

Muitas pessoas acabam achando que a grande gama de serviços de streaming hoje em dia pode ser um ponto fraco, por tirar aquela sensação de ter tudo nas palmas da mão que a Netflix em meados da década passada passava. Mas, mesmo com tudo isso, ainda é muito mais fácil encontrar os conteúdos nos serviços do que em torrents.

Torrents de alguns filmes muitas vezes exigem uma pesquisa ampla e que pode muito bem ocasionar em riscos de exposição para o usuário, já que alguns sites que são opções para baixar torrents são bem suspeitos, contando com muitas máscaras (quando você clica em algo, ele te leva a um site completamente diferente) ou botões falsos de download. Já o streaming, dependendo do conteúdo que você quer, você sabe exatamente qual serviço assinar.

Existem também vários serviços de streaming ou vídeos em demanda de graça, que contam com uma variedade de títulos que não são encontrados nas plataformas maiores. No guia do Showmetech de lugares para assistir filmes de graça em 2021, comentamos sobre alguns deles.

Assistir de forma legalizada os filmes

Cena do filme hellboy
Brasileiros que baixaram o filme Hellboy (2019) por torrent receberam uma notificação de multa de R$ 3 mil, mas poderiam ter visto o filme no Telecine Play ou no Looke

Quando você baixa um torrent, você está pirateando um filme. Em 2020, milhares de brasileiros que baixaram os filmes Hellboy (2019) e Rambo: Até o Fim receberam uma notificação de multa no valor de R$ 3 mil reais. Além disso, mesmo quem baixe outros filmes que não estão recebendo multas pode eventualmente receber essa carta surpresa e ter que desembolsar uma quantia grande de dinheiro.

Já os serviços de streaming são formas oficiais de ver filmes, com todos os filmes que estão no Disney+, GloboPlay e Netflix sendo legalizados. Ao assinar qualquer um desses serviços, você já está pagando para ver os filmes disponíveis de forma oficial, além de também parte desse dinheiro ser repassado para os produtores dos filmes.

Qualidade da imagem e tecnologias

Comparação na qualidade da imagem com e sem dolby vision
Aproveite o máximo da sua televisão com as tecnologias de áudio e vídeo disponíveis nas plataformas de streaming

Serviços de streaming como a Netflix, hoje em dia, conseguem adaptar para sua televisão e pela conexão na internet a qualidade do conteúdo sendo transmitido. Já no torrent, você deve procurar a versão do filme na qualidade desejada, o que já afeta bastante a velocidade para poder parar e assistir o filme, já que quanto maior a qualidade, maior o tamanho do arquivo e mais tempo para o baixar.

É também importante frisar que tecnologias como Dolby Vision, HDR e afins normalmente já estão habilitadas dentro dos serviços de streaming, bastando seu aparelho ser compatível para ativar essas características, enquanto no torrent, é mais um detalhe que deve ser pesquisado antes de baixar, e que também aumenta o tamanho do arquivo.

Conclusão

No fim, de segurança a comodidade, os serviços de streaming são uma ferramenta melhor para assistir os filmes. Embora os torrents ainda encontrem muita resistência, principalmente pelo papel na cultura popular dos anos 2000, fica cada vez mais óbvio os riscos que eles apresentam, tanto em termos de segurança de dados quanto criminal.

No fim, por mais que os serviços de streaming pareçam aumentar a cada dia, com lançamentos de novos serviços com conteúdos diferentes, é bem fácil encontrar algo que você quer em um deles e só o assinar. A facilidade e a legalidade, no fim, são atraentes.

Fontes: Chron, Tom’s Guide

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário