Detox de smartphone: 6 dicas de como reduzir o uso do celular

6 dicas para reduzir o uso do celular
Viver sempre conectado pode ser uma ótima forma de ficar sempre antenado com o mundo ao redor, mas o uso do celular excessivo traz seus contras

Que tal começar o ano mais leve? O smartphone é projetado para sugerir que você verifique compulsivamente suas notificações. Com cores brilhantes e luzes constantes, chega a ser difícil desconectar. Para ilustrar como somos dependentes dessas tecnologias, um estudo sobre o uso do celular para navegar na internet e redes sociais no mundo em 2017 revelou que o Brasil é o terceiro país que passa mais tempo conectado.

Ainda segundo o levantamento realizada pela agência We Are Social e a plataforma Hootsuite, o brasileiro passa mais de nove horas por dia conectado por meio de qualquer dispositivo. São 130 milhões de usuários das redes sociais, o que representa 62% da população. Desses, 120 milhões acessam a rede pelo celular, ou seja, 57% dos brasileiros utilizam os smartphones para se conectar as redes. Atualmente, muito do que fazemos com nossos smartphones é visto como comportamento habitual e automático. Por essa razão, vamos sugerir algumas dicas para ajudar você a fazer um detox digital e reduzir o uso do celular.

Desabilite as notificações

Diminua o número de notificações dos apps instalados para reduzir o uso do celular
Diminua o número de notificações dos apps instalados para reduzir o uso do celular

Que celular tocando o tempo todo incomoda todo mundo já sabe, mas as notificações e atualizações do celular também fazem barulhinhos e vibrações que, além de muito chatas, desviam não só o seu foco de atenção, mas também de quem está próximo a você. Diminua o número de notificações dos apps instalados. Por exemplo, você não precisa receber notificações do seu Facebook.

Além disso, o Modo Avião o serve para criar atenção, uma vez que ativado, o seu smartphone  desliga as conexões Wi-Fi, 3G/4G e ainda desabilita o sinal da sua operadora, impedindo que você receba ligações e mensagens SMS. Se você vai começar uma tarefa importante ou durante uma reunião, não custa nada deixar o celular nessa função.

Limite o uso do celular somente para os intervalos

Para não tirar o foco do trabalho ou do estudo, o melhor é limitar o uso do celular para apenas intervalos entre o almoço ou pausa para o café. Durante as refeições, no momento em que você estiver comendo, o melhor é desligar o celular. Só assim é possível sentir as cores, texturas e sabores que fazem parte dos alimentos. Além disso, quando não prestamos atenção na quantidade de alimentos que colocamos no prato e nos envolvemos com uma atividade paralela, tendemos a comer mais do que realmente seria necessário.

Não troque atividades, compromissos ou encontros ao ar livre pelo smartphone

Opte por apreciar a natureza e contato em grupo
Opte por apreciar a natureza e contato em grupo

Comece reservando um tempo para cuidar da saúde e apreciar a natureza. Não troque o ar puro por uma rotina sem movimentos e sedentária. Prefira uma vida social real à virtual. Escolha relacionamentos e amizades reais em vez de optar pelo uso do celular para fazê-lo. Use os contatos das redes somente para saber onde estão os acontecimentos e vá de fato. Não marque ‘presença on-line’ e acompanhe as festas e encontros pela tela do dispositivo.

Pratique exercícios físicos regularmente

Pratique exercícios regularmente. Se precisar, use o smartphone para o bem
Pratique exercícios regularmente. Se precisar, use o smartphone para o bem (Imagem: Getty Images)

Crie intervalos regulares durante o uso das tecnologias fazendo alongamentos. Não é saudável passar horas seguidas na mesma posição. Pausas para massagear o pescoço e fazer exercícios para as mãos evitam tendinites e endurecimento na cervical. Aproveite os intervalos para relaxar, beber água e se alimentar.

Não abale o seu humor com publicações virtuais

Não acredite em tudo o que você vê nas redes sociais
Não acredite em tudo o que você vê nas redes sociais

Não acredite em tudo o que é postado e cuidado com o que você publica na internet. As fake news são as melhores demonstrações do quanto a rede pode ser perigosa. Por exemplo, alguém que sofre de depressão pode acompanhar uma vida supostamente perfeita nas redes sociais, entender aquilo como realidade e potencializar os seus sentimentos ruins. As pessoas costumam postar somente os bons momentos e deixam de lado a parte comum, a rotina.

Jogue o lixo eletrônico no local correto

Pense no meio ambiente, recicle os aparelhos fora de uso e evite a troca frequente sem necessidade. O uso do celular e tecnologia em geral deve ser consciente para evitar substituir aparelhos que ainda funcionam por outros que logo serão obsoletos. Esse exagero traz consequências para o meio ambiente.

Mesmo com tantas dicas, será que nos dias atuais existe a possibilidade de nos afastar dos smartphones mesmo que por algumas horas ? Você consegue?

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: