8 aplicativos de privacidade que vão aumentar a sua segurança online

Em 2020, por causa da pandemia, os casos de invasão e de roubo de dados aumentaram significamente. Separamos 8 aplicativos de privacidade para aumentar a sua segurança.
Uma seleção de aplicativos de privacidade que podem te ajudar a proteger seus dados e dar ainda mais segurança no ambiente virtual
Anúncio
8 aplicativos de privacidade que vão aumentar a sua segurança online

A demanda por privacidade e segurança de dados talvez seja uma das principais deste ano de 2020. Afinal, já são inúmeros os casos divulgados de invasão ou espionagem de dados. No mês passado, por exemplo, conforme veiculou o Showmetech, dezenas de celebridades norte-americanas tiveram suas contas no Twitter hackeadas.

Outro exemplo da falta de privacidade foi o caso do software de videoconferências Zoom. Depois de crescer mais de 1900% por causa da pandemia do novo coronavírus, uma análise do programa mostrou que ele tinha falhas de segurança, que eram exploradas por hackers e, também, compartilhava dados dos usuários com o Facebook e o Linkedin.

Por isso, preparamos uma lista com 8 aplicativos de privacidade e segurança de dados que podem aumentar a sua proteção no ambiente virtual. A lista conta com alguns apps para iOS, mas a maioria é para o sistema Android. Isso porque, de fábrica, os smartphones da Apple já possuem camadas de seguranças próprias, enquanto o Google permite que os usuários decidam quais são os melhores programas para a sua segurança, individualmente.

Jumbo

8 aplicativos de privacidade que vão aumentar a sua segurança online
O Jumbo funciona com recursos do próprio smartphone, sem enviar seus dados para um servidor

Com a promessa de te devolver total controle dos seus dados pessoais, o Jumbo foi eleito um dos melhores aplicativos de privacidade por vários jornais internacionais, como o The New York Times e o The Washington Post. O app trabalha em quatro categorias diferentes:

  • Aumento da segurança, onde é possível monitorar suas contas Google e Facebook, além de reduzir o número de chamadas indesejadas;
  • Redução da pegada digital, na qual o usuário pode apagar posts antigos do Facebook, Twitter e Instagram;
  • Rastreamento limitado, onde o usuário pode desativar o recurso de reconhecimento facial do Facebook, limitar o uso do histórico de pesquisa do Google e proteger os dados contra anúncios e anunciantes;
  • Evitar a fuga de dados, em que é possível restringir informações públicas dos perfis em redes sociais.

Ao fazer todas essas funções, o Jumbo garante não arquivar nenhuma informação pessoal. Conforme informa a 2121 atelier, empresa desenvolvedora, os dados são manuseados no próprio celular e não passam pelos seus servidores.

Disponível: Android e iOS

GlassWire

8 aplicativos de privacidade que vão aumentar a sua segurança online
O GlassWire cria um gráfico sobre o uso de dados dos aplicativos

O GlassWire foi criado para monitorar o uso de internet nos celulares. Ele mostra em tempo real quais outros apps estão usando a web com ou sem a sua permissão.

Sempre que um programa acessa à internet, o GlassWire te avisa e, posteriormente, monta um gráfico de uso de dados. Ele também permite definir um limite de uso do 4G para cada um dos aplicativos ou, ainda, que se exclua qualquer um desta contagem.

O app também cria perfis de firewall, uma espécie de barreira de segurança que autoriza ou interdita conexões nas suas redes de internet, de acordo com que o usuário configura.

Disponível: Android e Windows

Norton App Lock

8 aplicativos de privacidade que vão aumentar a sua segurança online
Com o App Lock é necessário usar a senha para cada app habilitado

Uma das principais empresas de segurança digital criou um aplicativo gratuito que promete segurança avançada e proteção de informações pessoais. O Norton App Lock é indicado para quem costuma compartilhar o celular com outras pessoas.

A funcionalidade principal deste app é a criação de padrões de bloqueios para os aplicativos, individualmente. O recurso é útil para os casos em que, por exemplo, você empresta o seu celular para uma ligação e as pessoas tentam acessar outros funções ou as suas informações pessoais, como fotos.

Para evitar este acesso, o App Lock bloqueia a abertura dos apps até que seja digitada um senha PIN ou o padrão de desbloqueio. O Norton é muito bem avaliado na Play Store pelos próprios usuários.

Disponível: Android

Fing

8 aplicativos de privacidade que vão aumentar a sua segurança online
O Fing monitora os usuários acessando a rede wi-fi da sua casa

Chegou a hora de parar de ter o “pé atrás” sobre o uso da sua internet por terceiros. A função principal do Fing é reunir informações de uma rede de internet e repassá-las ao proprietário.

O Fing oferece algumas funcionalidades importantes: descobrir se alguém está usando o seu Wi-Fi; executar teste de velocidade para saber se a rede está entregando a velocidade contratada; acompanhar os dispositivos que estão conectados a sua internet; e, uma das mais importantes, descobrir se há alguma câmera instalada no seu quarto de hotel.

Além de tudo isso, o Fing ainda disponibiliza uma ferramenta de aviso, onde é possível cadastrar um número de celular ou um e-mail para receber alertar de segurança e de rede.

Disponível: Android e iOS, macOS e Windows

Alfred Home Security Camera

8 aplicativos de privacidade que vão aumentar a sua segurança online
O Alfred permite transformar um smartphone antigo em uma câmera de vigilância

Já pensou em transformar um smartphone velho em uma câmera de segurança? Uma das promessas do Alfred Home Security é essa. Conectado a um outro celular, o aplicativo transforma qualquer smartphone ou tablet em uma câmera, seja para monitorar um espaço ou para observar seu filho.

A configuração da câmera leva cerca de 3 minutos e ela possui detector de movimento, filtro de baixa luminosidade e a opção de sirene, que é acionada pelo próprio usuário. Para quem deseja armazenar as imagens, o Alfred Home Security faz isso por meio de um pagamento mensal.

Disponível: Android e iOS

Twilio Authy 2-Factor Authentication

8 aplicativos de privacidade que vão aumentar a sua segurança online
Twilio Authy permite fazer a verificação em dois fatores para diversos serviços

Parece burocrática, mas a autenticação de dois fatores é considerada uma importante ferramenta para a segurança de contas online. Muitos aplicativos, principalmente de bancos, têm usado essa camada de segurança para evitar invasões. A verificação em duas etapas no WhatsApp evita que os usuários tenham suas contas invadidas, uma prática muito utilizada para extorsão.

Vários especialistas apontam o Twillio Authy como o melhor aplicativo para gerenciar os códigos de autenticação de dois fatores. Ele permite que a confirmação multi-fator possa ser ativada em qualquer app ou site que utilize o algoritmo TOTP ou o Google Authenticator.

Com ele, é possível gerar novos códigos e gerenciar as contas em que a ferramenta foi ativada. Toda vez que você acessar um aplicativo que tenha essa função ativa, depois de digitar login e senha, basta acessar o Twillio Authy e gerar um novo código para concluir a abertura.

Disponível: Android

Firefox Focus

O Firefox Focus é um dos melhores aplicativos de privacidade para você evitar o rastreamento pela internet
O Firefox Focus abre sessões anônimas e bloqueia anúncios e rastreadores de páginas

Todos os sistemas operacionais já vêm com navegadores nativos, e eles são muito equipados no quesito segurança. No entanto, o Firefox Focus vai muito além disso e bloqueia até anúncios e rastreadores, que fazem as propagandas te acompanharem durante toda a navegação.

Além disso, o aplicativo de privacidade também oferece botões acessíveis para limpeza do histórico, de cookies e de senhas. Segundo a empresa, isso tudo melhora a navegação e contribui para que as páginas da web carreguem mais rápido.

Disponível: Android e iOS

Bouncer

O bouncer permite que você forneça autorizações temporárias aos outros aplicativos do seu celular
Bouncer ajuda a controlar as permissões de acesso aos recursos do seu smartphone Android

Imagina você concedendo permissão temporária aos softwares. Deseja que um app use sua câmera, microfone ou localização só naquele instante? O Bouncer te ajuda com isso. Um dos melhores aplicativos de privacidade permite que suas informações sejam compartilhadas com um app naquele instante que você precisa.

É possível agendar o término do compartilhamento e ele mesmo se encarrega de interromper. Além do controle da sua privacidade, essa interrupção contribui para uma maior duração da bateria. O app é fácil de instalar e também tem uma ótima avaliação na Play Store.

Disponível: Android

Privacidade de dados não é brincadeira

Produzido pela Netflix, o documentário privacidade hackeada fala sobre o uso de dados para manipular a opinião pública
Produzido pela Netflix, o documentário Privacidade Hackeada fala sobre o uso de dados para manipular a opinião pública

Como já dissemos, falar sobre aplicativos de privacidade não é demais; pelo contrário. Prova disso é o documentário “Privacidade Hackeada”, da Netflix, que se tornou um sucesso desde o seu lançamento, em 2019. A obra trata do escândalo protagonizado pela Cambridge Analytica, uma empresa britânica de análise de dados, que foi pega coletando informações de mais de 87 milhões de pessoas no Facebook.

A coleta das informações pessoais acontecia quando os usuários da rede social respondiam a um teste psicológico e, através de uma brecha nos termos do Facebook, seus perfis eram abertos e disponibilizados para a empresa.

Tudo veio a tona depois das eleições americanas de 2016, quando ficou confirmado que a empresa vendia os dados para políticos, que os usavam para influenciar a opinião pública e ajudá-los a venceram eleições em vários países.

Este escândalo evidenciou o quanto, sem saber, os usuários digitais estão expostos à falta de privacidade. Por isso, o Showmetech sempre publica matérias sobre como é possível aumentar a segurança online.

Anteriormente, já falamos sobre como saber se alguém está espionando o seu computador e informamos os 5 melhores serviços pagos de VPN para proteger seus dados na web. Agora, você pode conferir nosso vídeo sobre como evitar ser hackeado no Instagram e no WhatsApp. Confira.


Conhece algum outro aplicativo de privacidade e segurança dos dados? Comente aqui e compartilhe com os outros leitores.

Fonte: Wired e NYTimes

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter