Conheça 9 aplicativos de meditação para o seu smartphone

0. 9 aplicativos para meditar
Listamos 9 aplicativos de meditação que ensinam essa importante prática para ajudar a acalmar a mente e reduzir o estresse e ansiedade
Anúncio
Conheça 9 aplicativos de meditação para o seu smartphone

Em tempos de pandemia do novo coronavírus tornou-se um desafio controlar o estresse e a ansiedade. As pessoas estão ainda mais preocupadas com diversos assuntos, que vão desde a saúde até a economia. Essa é uma constatação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que vê uma conexão entre o excesso de informações sobre o assunto e a dificuldade de se prever quando a rotina voltará ao normal. No meio desse turbilhão, a nossa mente parece estar sempre cheia, não é verdade?

Mas há uma técnica que pode contribuir positivamente para as jornadas individuais e coletivas deste e de outros momentos: a meditação. Meditar significa aquietar a mente e os pensamentos, criando ferramentas internas que ajudam a combater o estresse e a ansiedade. Sua prática permite desenvolver habilidades como concentração, foco e inteligência emocional.

Uma das maneiras de se praticar essa técnica é chamada de meditação guiada, ou seja, quando é conduzida por outro praticante ou por aplicativos que dão as instruções corretas. E nesse tempo de quarentena e de isolamento social, o smartphone pode ser o seu grande instrutor nessa prática!

Aqui no Showmetech baixamos e testamos 9 aplicativos de meditação para sentir como eles diminuem os efeitos do estresse e da ansiedade. Acompanhe o resultado!  

Lojong

Um vídeo de introdução, em português, te dá as boas-vindas ao aplicativo por meio de uma explicação sobre o que é treinar a mente. Para ter acesso aos treinos dessa academia virtual, você precisa fazer um cadastro.

A tela inicial do Lojong possui vários programas de meditação, com conjuntos de exercícios que devem ser praticados. Um deles, o Acolhendo a Ansiedade, ensina como ver esse sentimento sob uma nova perspectiva. Os treinamentos são feitos por áudio, o que é uma excelente ideia para estimular a concentração — e evitar as notificações pop-up que surgem no topo da tela do smartphone e que causam distração. 

Você pode parear seu smartphone com uma caixa de som para ouvir mais claramente a meditação guiada, e é possível desligar a tela para manter atenção plena. Na versão gratuita é possível praticar a meditação guiada apenas conectado à internet, enquanto a assinatura paga permite que você baixe os programas no seu smartphone.

Aplicativos de meditação: Lojong
O visual do aplicativo Lojong lembra um dos jogos de tabuleiro mais famosos: o Jogo da Vida

Navegando pelo app Lojong você ainda encontra vídeos, artigos e citações que ajudam na compreensão de temas como atenção plena, felicidade e equilíbrio afetivo. Um ponto positivo é a função Timer, um som programado para tocar durante a sua meditação em um tempo determinado. Basta escolher o tempo e apertar o play.

No seu perfil criado no aplicativo estão as estatísticas de dias, semanas e meses em que houve a prática da meditação. É uma maneira interessante de ver a sua evolução ao longo do tempo.

Disponível na App Store e Play Store.

Meditopia 

O segundo, da lista de aplicativos de meditação, foi o Meditopia. A solicitação de cadastro é imediata, o que não permite ter muita ideia do que está por vir. Feito o cadastro, o aplicativo solicita a escolha de até três objetivos dentre uma lista:

  • Melhorar o sono;
  • Lidar com o estresse e a ansiedade;
  • Aprender a técnica de mindfulness
  • Gerenciar relacionamentos
  • Melhorar o seu desempenho
  • Desenvolver a saúde física
Aplicativos de meditação: Meditopia
A possibilidade de escolher o tipo de som é um dos pontos fortes do Meditopia

Ao escolher estes objetivos, o aplicativo monta um programa de meditação baseado nos objetivos. Após, basta escolher os programas disponíveis e começar sua prática de meditação. Uma das funcionalidades mais interessantes é a possibilidade de registrar os seus sentimentos e ideias depois de meditar. Isso facilita bastante o resgate de memórias em outros dias.

O Meditopia oferece um período de testes de 7 dias sem custo, e após esse período é necessário ativar a assinatura premium que custa R$179,90 anualmente.

Disponível na App Store e Play Store.

Calm

O app Calm começa com uma pergunta bastante pertinente: o que levou você a baixar esse aplicativo? Respostas como “aumentar a felicidade”, “reduzir a ansiedade” e “desenvolver gratidão” figuram em meio a outras. Após responder a pergunta, o aplicativo solicita um cadastro que pode ser feito rapidamente se você compartilhar os seus dados do Facebook.

Aplicativos de meditação: Calm
É muito fácil praticar exercícios de respiração com a ajuda do Calm

Diferentemente dos aplicativos de meditação testados até agora, esse possui um som de fundo com barulho de água e pássaros cantando. É relaxante!

Calm possui uma área para que você anote o seu humor do dia, permitindo consultas futuras.  Você poderá ver essas anotações em um calendário e até refletir sobre como anda se sentindo, uma ótima ferramenta para quem faz terapia. Outro ponto interessante desse aplicativo é o Exercício de Respiração. Basta definir o tempo para se exercitar e a tela indica quando inspirar, prender o ar e expirar, uma maneira excelente para treinar pessoas que, como eu, têm crises de ansiedade.

O aplicativo é gratuito para testes por sete dias, com mais de 100 meditações guiadas sobre diversos temas, além de uma biblioteca de histórias que é renovada semanalmente. Após esse período, a maioria dos recursos estará disponível apenas sob a forma de assinatura.

Disponível na App Store e Play Store.

Headspace

O Headspace é um popular aplicativo de meditação guiada. Após realizar seu cadastro, você tem acesso à plataforma com as meditações e cursos. Um dos primeiros destaques é a possibilidade de escolher o gênero da voz de quem narra, que pode ser masculina ou feminina. Assim, facilita a identificação entre o usuário e o aplicativo, além de facilitar a compreensão das palavras por causa da dicção e sotaque de cada narrador.

O conteúdo do Headpspace é dividido por abas. Em Explorar, é possível escolher o tema da meditação. Em Resistir à Tempestade, por exemplo, há uma seleção gratuita de experiências para meditar, desestressar ou melhorar a qualidade do sono.

Aplicativos de meditação: Headspace
Headspace possui uma aba completa com exercícios e mídias que ajudam a melhorar a qualidade do sono

Aproveitando o assunto, a próxima aba do aplicativo é dedicada ao sono. Em Dormir, você encontra podcasts para ouvir durante a noite, música para dormir, sons de paisagens e outros exercícios de meditação.

A última aba é dedicada aos seus resultados. Nela, podemos ver as estatísticas e como a jornada pelo mundo da meditação vem sendo realizada. O diferencial, no entanto, está em Amigos, um espaço para compartilhar conteúdo com pessoas conhecidas.

O Headspace oferece até 2 semanas gratuitas para teste, e pode ser assinado em um plano mensal ou anual. Também é oferecido um plano familiar, cobrado anualmente, para até 6 usuários.

Disponível na App Store e Play Store.

Insight Timer

O quinto da lista de aplicativos de meditação testado é o Insight Timer, que possui 200 cursos sobre temas como ansiedade, estresse e sono. Novos são adicionados semanalmente, o que aumenta o interesse em utilizar essa ferramenta.

Um ponto interessante desse app é a possibilidade de ver os usuários pelo mundo. Um mapa apresenta onde eles se encontram e quanto são. No momento em que testei o Insight Timer, eram quase 7 mil pessoas utilizando o aplicativo simultaneamente.

Insight Timer possui mais de 24 mil meditações. Para escolher a sua, basta selecionar o tema por meio de um conjunto de filtros: populares, benefícios, práticas e origens. Algumas meditações são em português de Portugal, o que pode dificultar a compreensão de alguns termos por quem não está acostumado ao sotaque dos lusitanos.

Caso você já consiga meditar sozinho, sem auxílio de meditação guiada, você pode disparar o cronômetro por um tempo predeterminado e adicionar sons de intervalo, som ambiente e um sino final.

Aplicativos de meditação: Insight Timer
Personalize o Timer do aplicativo Insight Timer com a duração, os sinos de intervalo, som ambiente e um sino final

Uma dificuldade sentida foi no tempo de carregamento da página dos cursos. Mesmo com uma internet rápida, ela levou alguns segundos para carregar. E como ponto positivo, não foi necessário realizar um cadastro para ter acesso ao conteúdo principal.

Todo o conteúdo do aplicativo está disponível para contas gratuitas, e contas pagas permitem que se ouça o conteúdo em modo offline, começar de onde parou e áudio de alta qualidade.

Disponível para App Store e Play Store.

Prana Breath

Diferentemente do que foi visto nos demais aplicativos de meditação, Prana Breath já inicia com um exercício de respiração. Excelente! A tela inicial não é muito convidativa, mas a curiosidade em apertar o botão de Play foi maior e começar o teste dessa maneira se mostrou bastante positivo.

Ao deslizar a tela para baixo, você nota a existência de outros exercícios: relaxar, acalmar, energizar, harmonizar, anti-estresse, anti-apetite e parar de fumar.

O visual de Prana Breath é bem minimalista, com predomínio de branco e escalas de cinza. Para quem não gosta de excesso de cores e imagens, indo direto ao ponto, esse é o aplicativo ideal. No entanto, esse excesso de minimalismo torna a navegação um pouco confusa para quem não está acostumado a meditar, como eu! Por isso, não consegui entender as funcionalidades da aba Controle.

Aplicativos de meditação: Prana Breath
O visual minimalista do app Prana Breath agrada, mas alguns menus são difíceis de entender

Mas gostei da seguinte, Experiência. Lá, você pode ver o quanto praticou em cada exercício proposto, ver o seu progresso e acompanhar como esses resultados afetam a saúde.

E em Motivadores, é possível adicionar lembretes para que você pratique os exercícios de meditação. Há 19 pré-configurados, possibilitando a inclusão deles no dia e horário desejados.

A versão gratuita é toda funcional, e a versão paga do aplicativo remove anúncios e habilita maior controle sobre configurações dos programas de meditação, permite manter a tela desligada, entre outros.

Disponível na Play Store.

Zen

O aplicativo Zen começa com uma pergunta: qual é o seu principal objetivo hoje? Você escolhe uma dentre oito opções que são apresentadas. A tela seguinte convida o usuário para testar sete dias grátis e assinar um plano, de forma a liberar o acesso ao conteúdo do aplicativo.

Como forma de despertar a nossa atenção, alguns dos conteúdos de Zen como programas, podcasts, músicas, séries e histórias são assinados por nomes conhecidos. É o caso de Mari Moon, Monja Coen, Cid Moreira e Juliana Goes.

Aplicativos de meditação: Zen
Nomes famosos assinam programas no aplicativo Zen

A parte sobre meditação vem na aba do meio do aplicativo. A timeline vem com diversas opções, todas devidamente descritas. Uma delas, Em Tempos Difíceis, fala sobre o atual momento de contágio pelo novo coronavírus.

É interessante que o usuário consiga saber, em detalhes, como determinado assunto será abordado. Assim, não há a necessidade de começar a ouvir o áudio para saber se há ou não interesse.

Uma aba grátis lista os conteúdos que podem ser acessados a qualquer momento, sem custo. Basta selecionar o tema e ouvir. E um dos diferenciais dos áudios de Zen são os botões de avançar ou voltar 15 segundos, facilitando a recuperação do foco durante a meditação.

Disponível na App Store e Play Store.

Cinco Minutos

Cinco Minutos tem esse nome porque vem com meditações com esta duração. Trata-se de uma iniciativa da organização Mãos Sem Fronteiras, cujo objetivo é difundir de maneira prática, simples e eficaz os benefícios da meditação.

O aplicativo traz opções de atividades, como a Meditação Guiada. Ao apertar o botão de Play na primeira opção, foi iniciada uma meditação em espanhol. Há a tradução, que precisa ser lida, mas meditar de olhos abertos não me pareceu uma boa ideia.

Aplicativos para meditar: Cinco Minutos
O conteúdo de Cinco Minutos é exatamente para que você leve este tempo para meditar

Como o próprio App explica, “somente 5 minutos ao dia são suficientes para os benefícios de bem-estar serem conquistados”. Não foi exatamente a sensação que tive em uma semana de testes, mas pode se encaixar conforme o estilo de vida de cada usuário.

Disponível na App Store e Play Store.   

Medite-se

Seguindo a mesma premissa do aplicativo anterior, Medite-se parte do princípio de que poucos minutos por dia serão suficientes para meditar. Mas antes de começar os testes, é preciso criar uma conta.

Aqui cabe uma observação: diferentemente do que foi visto em outros apps, não houve a possibilidade de associar a conta do Medite-se com as redes sociais ou à Conta Google. O ponto positivo é que o cadastro tem apenas três campos e é bem rápido de preencher.

Cadastro feito, surge uma timeline com várias opções para escolher. A primeira é convidativa para quem não tem a prática: uma introdução à meditação. São sete sessões! Ao selecionar sua meditação, o aplicativo aproveita a conexão com a internet para fazer o download do áudio. Sendo assim, é possível ouvi-lo sem a necessidade de estar conectado e, dessa maneira, poupar dados quando estiver na rua.

Outro ponto positivo do aplicativo Medite-se é a sua simplicidade. Além da página de meditações, você encontra o seu perfil com os resultados obtidos. E uma das maneiras de incentivar o usuário se dá pela conquista de selos, como quando são finalizadas as primeiras cinco meditações.

Também é possível compartilhar os resultados e ainda convidar os seus amigos para experimentar o app.

Aplicativos de meditação: Medite-se
Uma timeline ajuda você a encontrar as meditações e exercícios que necessita

Disponível na App Store e Play Store.


Veredito: há aplicativos de meditação para todos os públicos. Você pode aproveitar os períodos de teste grátis para escolher qual se encaixa melhor com seu estilo de vida. Com bastante prática e dedicação, você pode se conhecer melhor e aprender a ter autocontrole por meio da meditação. Vale o esforço!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter