Android 12: aprenda a instalar a versão Beta do sistema no seu smartphone

Android 12: aprenda a instalar a versão beta do sistema no seu smartphone
O Google disponibilizou a versão beta do Android 12. Veja se seu smartphone pode receber nova atualização e veja como instalar.

O Android 12 está prestes a chegar para todos os usuários do sistema operacional do Google, mas antes do lançamento oficial, usuários de um seleto grupo de smartphones pode testar a quarta — e possivelmente a última — versão Beta. Com uma leve inspiração no iOS, o sistema operacional do Google para dispositivos móveis chega com maior foco em privacidade e com um redesign em sua interface.

Quais smartphones são compatíveis com o Beta do Android 12

Na grande maioria dos casos, os modelos de smartphones compatíveis com o Beta do Android 12 são da família Pixel (Pixel 3 ou superior) e também para os smartphones da OnePlus, ASUS, Oppo, realme e dentre outros. Confira:

  • Xiaomi (Xiaomi Mi 11, Mi 11 Ultra, Mi 11i e Mi 11 Pro)
  • ASUS (ASUS ZenFone 8)
  • OPPO (Oppo Find X3 Pro)
  • realme (realme GT)
  • ZTE (ZTE Axon 30 Ultra 5G)
  • TCL (TCL 20 Pro 5G)
  • Nokia (Nokia X20)
  • OnePlus (OnePlus 9 Pro e OnePlus 9)
  • Vivo (iQOO 7Legend)
  • Sharp (AQUOS Sense 5G)

Se você tem algum dos aparelhos citados acima e deseja participar do programa de testes, acompanhe os tutoriais abaixo!

Como atualizar o smartphone para o Beta do Android 12

O método OTA (Over The Air) é o mais simples e é válido para todos os smartphones. O procedimento a seguir é basicamente o mesmo para qualquer grande atualização do sistema operacional:

  1. Entre no site do programa do Android Beta, e clique no botão de Iniciar Sessão para realizar a sua inscrição como beta tester com a sua conta Google. Quem fez a inscrição no passado terá que repetir o processo para testar o Android 12.
  2. Depois da inscrição, vai aparecer uma lista de dispositivos que estão aptos para o programa Beta, e os smartphones que estão vinculados à sua conta que podem receber o software.
  3. Clique no smartphone onde você quer realizar o teste do Android 12 e, depois, clique em Participar.
  4. Aceite as condições de uso do programa.

Uma vez registrado o seu smartphone para o programa, em um período de 24 horas, você vai receber no dispositivo uma atualização com a beta do sistema operacional, como se fosse uma atualização qualquer do Android. Se isso não acontecer, no seu smartphone, vá em Ajustes > Sistema > Avançado > Atualização do sistema e faça a busca por atualizações, até que o software esteja disponível.

Android 12: aprenda a instalar a versão beta do sistema no seu smartphone
No site do Android 12 Beta você verifica a aba da marca do seu aparelho e se esse mobelo está disponível para a versão de teste

Google Pixel

Assim como o método OTA citado acima, para um Pixel, primeiro acesse o site do Android 12 Beta para registrar seu smartphone. Se quiser verificar manualmente, abra o menu de configurações no telefone e vá para Sistema> Atualização do sistema. Toque em Verificar atualizações para ver se você pode baixar o novo software.

Assim como o método OTA citado acima, para testar o Android 12 Beta em um dispositivo Google Pixel basta inscrevê-lo no programa Android Beta para Pixel. Depois de fazer a inscrição, o dispositivo receberá atualizações frequentes para os builds mais recentes do Android12 até o lançamento da versão final.

A inscrição é um processo simples e rápido, altamente recomendado para usuários iniciais e desenvolvedores. Na maioria dos casos, não é necessário fazer uma redefinição completa dos dados ao migrar para o Android 12 Beta, mas é recomendável fazer backup antes de inscrever o dispositivo.

E se eu não tiver um smartphone Pixel?

No passado, o processo de instalação para cada fornecedor era diferente. A maioria deles exige que você instale a atualização usando uma conexão com fio ao seu computador e, na maioria das vezes, você precisará redefinir o telefone para a configuração original durante o processo de atualização. O site do desenvolvedor do Google publicou um site único que inclui links diretos para as instruções de cada parceiro de hardware que participa do programa beta.

Android 12: aprenda a instalar a versão beta do sistema no seu smartphone
Além de smartphones da Google, quarta versão do Android Beta já pode ser testada por usuários de aparelhos de diversas marcas. Confira se o seu é um deles

Testei, agora quero voltar para o Android 11

Se você decidir que o Android 12 Beta ainda não está ideal para seu uso no dia-a-dia, saiba que seu aparelho pode sim sair do programa Beta. Mas, atente-se que você terá que redefinir seu telefone para a configuração original para voltar ao Android 11. Você deve conseguir usar um backup antigo para restaurar seu telefone para a forma Android 11, mas é totalmente possível que você perca alguns dados durante a transição.

Para sair do beta, visite o site beta novamente, mas desta vez clique no botão Opt-Out abaixo do seu dispositivo. Aguarde um ou dois minutos e verifique se há uma atualização de software no telefone em Configurações> Sistema> Avançado> Atualização do sistema> Verificar atualização. Instale a atualização, que redefinirá seu telefone para os padrões de fábrica e, quando terminar, você precisará configurá-lo novamente, começando com o login em sua conta do Google.

Por isso é sempre importante lembrar que, apesar desta quarta versão apresentar maior estabilidade, ainda se trata de uma programa Beta do sistema operacional. Ou seja, seu aparelho ainda está sujeito à bugs, então faça o teste por sua conta em risco. Os links acima são dos aparelhos vendidos no mercado brasileiro, mas se você tiver outro modelo basta conferir se seu aparelho é elegível no site do Android 12 Beta.

E aí, seu smartphone tem compatibilidade com o novo sistema operacional? Fez o teste? Conte pra gente! Mas se não fez, confira aqui tudo sobre o Android 12!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário