Aprenda a fazer um jogo para Android

Jogo para Android
Neste artigo tutorial, iremos te dar ótimas dicas e conselhos de como começar e fazer o seu primeiro jogo para Android

Quer fazer um jogo para Android? Se você já fez um jogo antes, é difícil saber por onde começar. Que ferramentas você precisa? Qual linguagem de programação você deveria aprender? Qual será a dificuldade? Para responder essas e outras perguntas, elaboramos um artigo em forma de tutorial para iniciantes colocarem no smartphone suas ideias de games para funcionar!

Buscando a ideia para começar

Quando você desenvolve um jogo para Android, a melhor forma de começar é com uma visão para o que você pretende criar. Isso pode parecer óbvio, mas escolher as ferramentas certas e o fluxo de trabalho depende do tipo de game que tem em mente, seja ele um jogo de puzzles, um de plataforma 2D ou mesmo uma experiência em VR.

O principal conselho é começar por algo relativamente simples. Desenvolvedores de games independentes tendem a escolher estilos de jogos que minimizam a quantidade de tempo e trabalho que eles precisam investir. Um exemplo disso é o clássico Limbo, que utiliza silhuetas em um ambiente simples e sem música ao invés de sprites detalhadas.

Primeira dica básica é ter uma visão de qual tipo de game para Android você quer fazer
Primeira dica básica é ter uma visão de qual tipo de game para Android você quer fazer

Decisões como essa não apenas ajudam a destacar o game entre tantos outros no mercado, mas também permitem aos desenvolvedores diminuírem a mão-de-obra e carga horária necessárias.

Se você estiver planejando fazer o próximo PUBG ou Fortnite, prepare-se para anos de trabalho e um time grande. Comece com algo pequeno como uma forma de aprender, e você será capaz de construir uma boa base de fãs e ganhar experiência. Você também pode tentar um projeto maior no futuro assim que conseguir prática nesse tipo de trabalho!

Coloque no papel algumas ideias importantes que você precisa ter em mente quando quer fazer um jogo para Android:

  • Qual será o gênero?
  • Qual o “gancho” que o destaca do resto?
  • Qual é o fator de engajamento do game?
  • Como será seu estilo gráfico?
  • Qual ferramenta você vai usar para os gráficos?
  • E para o som? Como você vai criar/obter músicas e efeitos sonoros?

Os perigos do Android Studio

Depois de saber o que você quer fazer, você precisa decidir como fazê-lo. Existem algumas opções diferentes, dependendo do seu nível de habilidade e da natureza do projeto.

A “rota tradicional”, por assim dizer, é fazer um game para Android utilizando o Android Studio. O Android Studio é a ferramenta oficial para o desenvolvimento do Android, que vem diretamente do Google e suporta uma enorme variedade de projetos.

Para usar o Android Studio, você precisará aprender Java ou Kotlin – os dois idiomas oficialmente suportados. De qualquer forma, você também precisará fazer o download do JDK (Java Development Kit) e se familiarizar com o Android SDK (kit de desenvolvimento de software) e, provavelmente, com um pouco de XML.

Android Studio é o aplicativo oficial para jogos de Android
Android Studio é o aplicativo oficial para jogos de Android

O SDK é um conjunto de bibliotecas e ferramentas do Google que permite que o Java faça interface com o sistema operacional Android, e isso ajuda o Android Studio a transformar seu código em um arquivo APK funcional. O Android Studio fornecerá a interface na qual você digitará tudo isso, conhecido como IDE ou “ambiente de desenvolvimento integrado”.

É muito para aprender, e se você quiser fazer um jogo de plataforma ou projeto intensamente gráfico, você terá muito o que precisar criar a partir do zero. Este tutorial fornecerá um ponto de partida e mostrará como configurar uma tela e um thread para manipular os gráficos.

Teoricamente, seria possível fazer um jogo 3D de uma forma mais “braçal” também, utilizando as APIs OpenGL ou Vulkan para obter gráficos acelerados por hardware. Porém, nesse caso você precisa estudar gráficos à fundo e dominar a linguagem utilizada por essas APIs.

Para um jogo simples, o Android Studio é uma opção. Para algo mais complexo, existem métodos muito mais fáceis. Nem mesmo desenvolvedores “profissionais” usam o Android Studio para desenvolvimento de jogos, e iniciantes enfrentam uma luta difícil em termos da curva de aprendizado até para jogos simples.

Unity e Unreal: as melhores escolhas!

Pelas razões expostas acima, os desenvolvedores experientes normalmente optam por Unity ou Unreal ao desenvolver um jogo.

Essas ferramentas combinam um IDE com um mecanismo de jogo. Em outras palavras, eles fornecem uma interface para você manipular o código e oferecem muita física e comportamento prontos para se mexer. Em vez de precisar programar como algo cai no ar, por exemplo, a Unreal ou a Unity simplesmente deixarão você marcar uma caixa dizendo “gravidade” e ela será tratada para você.

Para jogos mais complexos, Unite é um das melhores opções
Para jogos mais complexos, Unity é um das melhores opções

Além disso, adicionar gráficos a essas ferramentas é tão fácil quanto arrastá-las e soltá-las na cena! Essas ferramentas tornam tudo mais fácil já que você pode, teoricamente, criar um jogo para Android em um curto espaço de tempo (até sete minutos!). Até mesmo a criação de aplicativos de realidade virtual é suportada.

Você precisará de um pequeno código nos dois casos. A Unity usa o C #, que é semelhante ao Java, mas você não precisa ser um especialista na linguagem. A Unreal usa C ++, mas também oferece a opção de usar um tipo de fluxograma em vez do script real. Embora a Unity e a Unreal usem o Android SDK (o que significa que você ainda precisa fazer o download), eles o manipulam em segundo plano.

Essas duas ferramentas são gratuitas e personalizáveis o suficiente para que você possa fazer o que quiser. Elas também são compatíveis com várias plataformas, o que significa que você pode facilmente transportar seu jogo para outras plataformas, como iOS, PC ou até mesmo o Xbox One e PS4. A unidade é a preferida pela maioria dos desenvolvedores profissionais na Play Store, portanto, não há realmente nenhum limite aqui em termos do que você pode alcançar.

Os dois programas são compatíveis com diversas plataformas além do PC e Android, como iOS e até PS4
Os dois programas são compatíveis com diversas plataformas além do PC e Android, como iOS e até PS4

Quanto ao que é superior – Unity ou Unreal – isso depende de quem pergunta. Para encurtar a história, a Unity é um pouco mais fácil de usar e mais adequado para jogos móveis e 2D em particular. Já a Unreal é capaz de gráficos 3D ligeiramente superiores, embora seja mais provável que isso afete o desenvolvimento de games para PCs e consoles.

Game builders: a solução mais simples

Se você realmente quiser manter sua parte de código no mínimo possível, ao criar um game para Android, talvez prefira um utilizar um game builder (os populares “construtores de games”). Essas ferramentas permitem que você crie jogos arrastando e soltando vários elementos diferentes e, potencialmente, fazendo a menor quantidade de codificação.

O GameMaker Studio é uma dessas ferramentas e é mais simples do que Unity ou Unreal 4, contando com um código acessível chamado GML ou “GameMaker Language” para scripts básicos. Embora não seja gratuito, não custa muito para uma licença básica.

Apostar em Game Builders pode ser uma ótima escolha para poupar tempo
Apostar em Game Builders pode ser uma ótima escolha para poupar tempo

Embora o GameMaker Studio tenha sido usado para construir alguns títulos com sucesso comercial, os desenvolvedores podem encontrar alguns gargalos de desempenho e limitações no que pode ser alcançado. Outros GameMakers limitarão suas opções ainda mais, forçando você a aderir a modelos, ou usar gráficos genéricos pré-definidos.

Se você tem uma ideia boa e quer explorar sua criatividade sem muitos obstáculos, o melhor é ficar com a Unity na maioria dos projetos de games para Android. As únicas exceções são se você quiser aprender o Android Studio com um projeto básico de quebra-cabeças, ou se quiser fazer algo de plataforma cruzada com gráficos de primeira linha via Unreal 4.

Começando seu projeto de jogo para Android

Depois de se familiarizar com o conjunto de ferramentas que você planeja usar, o próximo passo é iniciar seu novo projeto. Olhar para a tela em branco pela primeira vez pode ser assustador, mas se você mantiver as coisas simples, poderá começar a ver os resultados bem cedo.

A maioria dos jogos exige um conjunto básico de mecânicas e regras primeiro. Comece projetando a sensação do seu jogo (o quão rápido o personagem principal se move, quais são suas habilidades?). Durante este estágio, você provavelmente usará gráficos de espaço reservado e, provavelmente, uma espécie de nível de “sandbox” para experimentação.

Uma vez que você tenha um jogo jogável, os próximos passos serão criar níveis e implementar seus gráficos e recursos. O design de níveis é muito divertido, mas teste as coisas vigorosamente com amigos e parentes. Lembre-se: isso nem sempre é igual a diversão! Certifique-se de que há alguns níveis fáceis no início para ajudar seus jogadores a aprender a mecânica.

Depois de conhecer as melhores ferramentas para a construção de um jogo, é hora de colocar a mão na massa
Depois de conhecer as melhores ferramentas para a construção de um jogo, é hora de colocar a mão na massa

Criar gráficos e som também pode ser muito divertido, mas demorado e desafiador. Se você tem habilidades em arte e design gráfico, pode querer lidar com isso sozinho e dedicar algum tempo para isso. Caso contrário, provavelmente será melhor usar outro designer. Você poderia pedir a um amigo para manipular os gráficos do seu jogo, ou até mesmo terceirizar o processo usando sites como 99Designs ou Fiverr. Essa também é uma boa maneira de obter gráficos para a listagem e a promoção de sua loja.

Quando os gráficos e os níveis estiverem no lugar, tudo o que resta é criar algum tipo de interface. Você precisará de uma tela de título, um menu, uma maneira de salvar seu progresso e assim por diante.

O melhor de decidir fazer um jogo para Android é que você pode continuar atualizando seu projeto mesmo depois que ele for lançado. Não seja um perfeccionista e adie o lançamento do jogo. Saia cedo da porta e melhore-a se encontrar uma audiência.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba nossas notícias:
[widget id="jackmail_widget-2"]
Holler Box