Ariana Grande no Fortnite | Showmetech TRIO

No TRIO de hoje, falamos do show da Ariana Grande no Fortnite , do avião que decola na vertical e do robô garçom nos EUA

Olá, fãs de tecnologia! É hora de mais um Showmetech TRIO, nossa seleção das três últimas grandes notícias do mundo tecnológico, resumidas para você todas as segundas-feiras.

Nesta semana, vamos falar sobre o próximo show online de uma grande celebridade nos games: Ariana Grande no Fortnite. A cantora é a estrela da vez, encabeçando não só um concerto mas também uma série de itens temáticos, como skins e cosméticos do jogo. Também comentamos sobre as novas tecnologias que permitem produzir um protótipo de avião que decola na vertical, como um drone, e depois voa como uma aeronave comum. É o Transwing, da PteroDynamics, empresa estadunidense do ramo. Já um restaurante na Califórnia está usando um robô garçom devido à falta de mão de obra. O atendente robótico Matradee, da Richtech, entrega pedidos, leva pratos sujos à cozinha e vem munido de sensores para não bater em ninguém.

Ariana Grande no Fortnite

Ariana grande no fortnite: cantora irá fazer cinco shows virtuais no game, além de inspirar muitos itens cosméticos
Ariana Grande no Fortnite: Cantora irá fazer cinco shows virtuais no game, além de inspirar muitos itens cosméticos | Showmetech TRIO

E mais uma celebridade chega ao Fortnite: Agora é a vez de Ariana Grande figurar no game, no evento chamado Turnê da Fenda. A cantora, além de fazer cinco shows dentro do jogo, vai inspirar diversos itens colecionáveis. O evento irá começar no dia 6 de agosto, às 19 horas, e vai até o dia 8, terminando no mesmo horário. A playlist dos cinco shows ficará disponível meia hora antes de cada apresentação, e um comunicado da equipe do jogo recomenda estar pronto para o evento com uma hora de antecedência, para não perder nada. Confira a programação completa do evento:

  • Apresentação 1
    Sexta-feira, 6 de agosto, às 19h, horário de Brasília
  • Apresentação 2
    Sábado, 7 de agosto, às 15h, horário de Brasília
  • Apresentação 3
    Domingo, 8 agosto, à 1h, horário de Brasília
  • Apresentação 4
    Domingo, 8 agosto, às 11h, horário de Brasília
  • Apresentação 5
    Domingo, 8 de agosto, às 19h, horário de Brasília
Piggy smalz, o porquinho de estimação e animal de conforto da ariana grande, também figura no jogo - como uma colorida mochila
Piggy Smalz, o porquinho de estimação e animal de conforto da Ariana Grande, também figura no jogo — como uma colorida mochila | Showmetech TRIO

Além do show, uma skin da Ariana Grande entrará na loja do game no dia 4 de agosto, além de outros itens inspirados na cantora. Quem participar da turnê vai ganhar um guarda-chuva comemorativo — chamado de Guarda-vento Fofinho. Até mesmo o porquinho de estimação da cantora, Piggy Smalz, ganhou uma homenagem, dando o visual a uma mochila do jogo.

Outros bônus podem ser desbloqueados ao concluir desafios temáticos no jogo ou assinar o Clube Fortnite, por exemplo: membros com a assinatura ativa que entrarem no jogo de 5 de agosto, às 11h do horário de Brasília, a 9 de agosto, às 11h BRT, receberão o Guarda-chuva Guarda-vento Arco-íris, a Tela de Carregamento Skye nas Alturas e o Estandarte temático da Turnê da Fenda.

Os concertos online do Fortnite não são novidade, e já incluíram a participação de estrelas como o DJ Marshmallo e o rapper Travis Scott. Este último, em 2020, chegou a reunir 12 milhões de pessoas virtualmente, e o plano é aumentar ainda mais a escala do evento com a participação de Ariana Grande. A turnê da cantora já era um rumor desde julho, e documentos que surgiram durante o processo judicial da Epic contra a Apple revelaram planos sobre o evento, além de shows virtuais com J Balvin e Lady Gaga.

Avião que decola na vertical

O transwing é a última palavra em aeronaves que decolam verticalmente. Na imagem, avião que decola na vertical
O Transwing é a última palavra em aeronaves que decolam verticalmente | Showmetech TRIO

A corrida tecnológica atual, no campo da aviação, envolve a fabricação de aeronaves que consigam decolar e pousar verticalmente, como o eVTOL (Electric vertical take-off and landing, ou “[veículo] elétrico que decola e pousa verticalmente, em tradução livre) da Embraer, de que já falamos em um TRIO de notícias anterior. Um dos modelos mais interessantes lançados atualmente nesta área é o Transwing, da estadunidense PteroDynamics. Segundo a empresa, seu design patenteado tem a maior performance do mercado, sendo otimizado para ter velocidade, alcance e capacidade de carga. 

Asas dobráveis

A aeronave tem a vantagem de manter um tamanho reduzido para a decolagem e pouso, funcionando como um helicóptero ou drone. Logo após decolar, a Transwing já pode se alterar para as asas fixas, ficando com uma eficiência de voo cinco vezes maior. Voltando ao modo com os rotores na vertical para o pouso, ela ocupa 1/4 do que uma aeronave do mesmo tamanho normalmente ocuparia. As mudanças acontecem em questão de segundos, sendo possíveis por eixos instalados na parte central do corpo da aeronave e no meio das asas laterais, respectivamente.

A grande vantagem tecnológica que esse tipo de aeronave traz é a de precisar de muito menos espaço para manobrar quando próxima do chão, mantendo tanto as qualidades de um avião quanto as de um helicóptero ou drone. O objetivo final da PteroDynamics, é claro, é operar o avião levando passageiros, mas para isso, é preciso aumentar o tamanho dos protótipos mantendo sua performance e funcionalidade. Por enquanto, a empresa trabalha em modelos para uso militar e governamental, além de drones de carga. Atualmente, o modelo no qual a fabricante tem trabalhado tem 3,6 metros de envergadura nas asas e consegue carregar até 5,4 quilos de carga.

Robô garçom nos Estados Unidos

O matradee é o modelo do funcionário inusitado do restaurante californiano sugar mediterranean bistro
O Matradee é o modelo do funcionário inusitado do restaurante californiano Sugar Mediterranean Bistro | Showmetech TRIO

Um restaurante em Stockton, Califórnia, nos Estados Unidos, está usando um robô garçom para ajudar a servir mesas em meio à falta de funcionários. Ana Ortiz, gerente do restaurante estadunidense Sugar Mediterranean Bistro, garante que o assistente robótico não está roubando o emprego de ninguém, apenas ajudando no atendimento. O modelo Matradee, da empresa Richtech Robotics, é chamado pela empresa de “robô de serviço alimentício autônomo”. Ele consegue abrir a porta da cozinha, levar e trazer pratos e falar frases curtas, como “pegue seu prato, por favor”.

Ele também inclui sensores que evitam a colisão com objetos ou pessoas, com um tempo de reação de frações de segundo, e ainda é engraçadinho: se você ficar no caminho dele muitas vezes, ele irá dizer “não seja obcecado por mim”. O pagamento pelo uso do robô inclui um contrato mensal, custando um terço do salário de um funcionário. Os clientes gostaram do assistente robótico, tirando fotos e filmando o atendimento. No fim das contas, a popularidade do robô garçom ainda trouxe algum benefício extra ao restaurante.

Questões trabalhistas

O robô não tem nome ainda, segundo ortiz, mas já é queridinho dos clientes. Não obstante, ele gerou debates sobre o uso de robôs nesse tipo de serviço.
O robô garçom não tem nome ainda, segundo Ortiz, mas já é queridinho dos clientes. Não obstante, ele gerou debates sobre o uso de robôs nesse tipo de serviço | Showmetech TRIO

A falta de garçons no restaurante é consequência da pandemia do novo coronavírus. As empresas têm tido dificuldade em atrair funcionários após as demissões em massa que ocorreram no último ano e meio. Já quem procura emprego afirma que os salários oferecidos são muito baixos, e acabam procurando trabalhos com maior remuneração e outras vantagens — algumas empresas, além dos bônus, chegam até a pagar para que os funcionários possam fazer faculdade.

Para piorar, empregos que envolvem atendimento ao cliente em pessoa são evitados pelo risco de contrair o vírus, o que assusta quem está procurando emprego. Tanto Ortiz quanto Miko Zhong, porta-voz da Richtech Robotics, garantem que a utilização do robô garçom apenas facilita o serviço e não substitui completamente um funcionário, e, portanto, não afeta o mercado de trabalho.

Para continuar sabendo de mais notícias tecnológicas e culturais (e mesmo eventos de Fortnite), continue por aqui, no Showmetech!

Fontes: Interesting Engineering | NBC News | Epic Games | The Verge | Eurogamer

Veja também:

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário