Conecte-se conosco
Arma Laser

Ciência e Tecnologia

Futuro? Armas Laser já são realidade

Armas Laser já começam a deixar a ficção científica para trás. Além de sistemas instalados em navios, como o LaWs, a Raytheon acaba de lançar um laser de alta energia equipado em helicópteros Apache

Um dos exercícios mais interessantes que os amantes da tecnologia podem fazer é assistir filmes de ficção de décadas passadas. Vários cineastas lançaram mão de poderosas e coloridas armas laser. Se por um lado essas armas povoaram o imaginário de roteiristas e diretores, alguns desenvolvedores e pesquisadores também as tinham em mente. Mas com um propósito bem mais prático.

Em abril de 2017 uma nova arma de alta energia foi testada em uma situação real com sucesso. Trata-se de um Laser de Alta Energia da Raytheon, uma das gigantes americanas de defesa e segurança que liberou imagens e informações no último mês de junho. O laser de alta energia foi instalado em helicópteros Apache AH-64 do U.S Army e testado com sucesso contra alvos a 1.4 quilômetros de distância. Um sensor eletro-óptico infravermelho usado para direcionamento de tiro foi o responsável por aquisitar e mirar contra alvo estabelecido.

Apache AH-64

Apache AH-64 equipado com o sistema de laser de alta energia da Raytheon. Créditos: Raytheon

Marco para futuro das Armas Laser

O teste foi o primeiro realizado com helicópteros. Os disparos foram feitos em várias situações diferentes, variando altitude, velocidade e regimes de voo. O sistema rastreou e direcionou o canhão de alta energia em um alvo estacionário. A distância de 1.4 quilômetros foi medida como sendo a slant range. O termo se refere à distância entre o ponto de visão do rastreador de alvos(no helicóptero) e o alvo estacionário.

Os ataques de teste foram feitos no Campo de Teste de Mísseis de White Sandsno Novo México. Foi a primeira vez que um helicóptero foi totalmente integrado a um sistema de alta energia e engajou com sucesso alvos em solo. No entanto, essa não é primeira arma laser a ser testada com sucesso.

A US Navy possui desde 2014 o chamado Laser Weapon System – LaWs. O sistema foi desenvolvido pela própria Marinha Americana. Atualmente um protótipo está instalado no USS Ponce (imagem abaixo) e foi extensivamente testado. O sistema já foi usado por exemplo para engajar VANTs por meio do direcionamento de feixes de alta energia e também barcos de ataque leves. O comandante o USS Ponce possui autorização para usar a arma como força defensiva, isto é, o equipamento está operacional no navio.

LaWS

Sistema LaWS (Laser Weapon System) em operação na U.S. Navy . Créditos: John F. Williams 

Apesar de o laser da Raytheon ainda estar em fase de testes, cada vez mais a tecnologia de armas laser alcança a maturidade. Com o último teste a bordo dos Apaches de White Sands, uma série de dados foram coletados e serão usados para aperfeiçoar e colocar o sistema em condições operacionais.

Como disse Art Morrish  “Nosso objetivo é acelerar o futuro”. Morrish é vice-presidente de Conceitos Avançados e Tecnologias na Raytheon Space e Airborne Systems.

Para fechar, deixamos dois vídeos. O primeiro é a demonstração da Raytheon feita nos helicópteros Apache. O segundo é a demonstração do LaWs. Duas armas laser que se adiantaram à ficção e já são realidade.

Engenheiro eletro-eletrônico. Apaixonado por eletrônica, programação e ciências em geral. Escritor e redator por paixão à escrita.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir