Bill gates alerta sobre ameaça do bioterrorismo e da mudança climática

Bill Gates alerta sobre ameaça do bioterrorismo e da mudança climática

Avatar of dácio augusto
Após ter previsto em 2015 uma possível pandemia global causada por um vírus respiratório, Bill Gates alerta sobre ameaça futura após o coronavírus

O co-fundador da Microsoft e atual filantropo Bill Gates, que seis anos atrás em uma apresentação alertou sobre a probabilidade de um vírus respiratório eventualmente causar uma pandemia global, fez novas declarações em uma entrevista com Derek Muller, do canal do YouTube Veritasuium, sobre o que ele acredita que serão as próximas ameaças que a humanidade vai enfrentar. Na entrevista, especificamente, Bill Gates alerta sobre ameaça do bioterrorismo e da mudança climática.

Bill Gates alerta sobre ameaça, novamente

Bill gates alerta sobre ameaça
Bill Gates na entrevista com Derek Muller.

Em 2015, em um TED Talk intitulado “A próxima pandemia? Você não está pronto“, Bill Gates alertava sobre a probabilidade de que um vírus respiratório causar uma pandemia global. Em março de 2020, essa palestra ganhou muita notoridade, já que um vírus respiratório realmente foi responsável por uma pandemia. Agora, refletindo sobre como o mundo anda, Bill Gates alerta sobre ameaça de bioterroristas e da mudança climática. Na entrevista realizada em 4 de fevereiro, Gates se juntou a Derek Muller em uma chamada de vídeo, e ainda sobre a pandemia do novo coronavírus ele falou que não se sente confortável sobre a previsão de 2015 ter se tornado real, embora que as vezes pensa que ele poderia ter sido mais enfático no alerta.

Muller também questionou Gates sobre a previsão, perguntando por qual razão ele tinha a feito. Em sua resposta, o criador do Windows disse que com a grande quantidade desse tipo de vírus e a maneira como as pessoas se comportam quando estão infectadas, era questão de tempo para um vírus pandêmico aparecer.

Quando Gates foi perguntado sobre possíveis situações que causem caos no mundo, ele foi direto e enfático em dizer que ele acredita que existem duas ameaças que podem colocar o planeta numa situação pior que a da pandemia atual: o bioterrorismo, com pessoas que querem causar danos criando algum vírus que seja letal, e a mudança climática, que conforme avança pode chegar em um ponto onde os números de mortes serão maiores do que as encontradas na pandemia da COVID-19.

“A mudança climática, se continuar caminhando como está, pode trazer uma taxa de morte a cada ano maior que a pandemia atual. Já o bioterrorismo pode ter uma pessoa que desenvolva um vírus e o jogue na sociedade, causando caos e descontrole sem saber exatamente de onde ele está vindo”

Bill Gates

Bill Gates, quando perguntado se o aprendizado da pandemia atual iria ajudar a evitar esses desastres e outras pandemias, respondeu que ele acredita que não, mas que há chances de o efeito ser menor em pandemias de vírus com algumas lições e estando preparados.

Lembrando que a pandemia da COVID-19 continua acontecendo, com estudos variados sobre vacinas e sobre qual máscara usar para maior proteção. A entrevista completa onde Bill Gates alerta sobre ameaça do Bioterrismo e da mudança climática pode ser conferida no YouTube:

E o clássico TED de 2015 onde Bill Gates fala sobre o risco de uma pandemia global, concretizado com o surgimento da COVID-19, pode ser conferido abaixo (legenda em português disponível):

Fonte: Interesting Engineering

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
3
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados