15 buscadores alternativos para ir além do google

15 buscadores alternativos para ir além do Google

Avatar of otávio queiroz
Apesar do Google ser poderoso e amplamente utilizado, há diversos outros buscadores alternativos que valem a pena ficar de olho; confira os melhores

Quando você quer obter alguma informação, é comum seguir o caminho mais simples: pesquisar na internet, muito provavelmente no site de buscas mais popular de todos os tempos, o Google. Porém, há buscadores alternativos que podem ser mais efetivos para determinados objetivos. Além de muitos terem uma funcionalidade específica, eles são úteis se, por alguma situação catastrófica, o Google parar de funcionar ou até mesmo deixar de existir. Afinal, é normal ouvir que o Instagram, o Facebook e o WhatsApp ficam fora do ar por um tempo. E se acontecer o mesmo com o Google?

Internet além do Google

Para algumas pessoas, existe o Google e o resto fora dele é um buraco negro onde há somente o nada. Porém, a história não é bem assim. Estamos tão acostumados a “jogar no Google” e obter resultados de pesquisa satisfatórios que, obviamente, se o famoso buscador e todos os sites e aplicativos ligados a ele pararem de funcionar, muita gente entrará em pânico. Mas, antes de chegar em um cenário apocalíptico, outros buscadores esquecidos pelo tempo surgirão das cinzas para manter a internet de pé.

Buscadores alternativos ao google
Apesar de mais famoso, a falta de privacidade do Google pode incomodar. (Reprodução/Wired)

É claro que eles não precisam ser usados só se o Google colapsar. Na verdade, muita gente já coloca o grande buscador de lado devido a alguns incômodos, como o fato de que ele usa uma série de dados (histórico de busca, localização, etc.) para exibir os resultados e os anúncios que aparecem para você. Essa tática de usar seus dados pode ser ótima quando você quer pesquisar, por exemplo, por algo na sua região ou fazer alguma compra que atende aos seus gostos. Porém, pode ser muito invasiva e quebrar o tão sonhado anonimato que muitos gostariam de ter ao fazer uma pesquisa.

Buscadores alternativos: como escolher?

O Google é fantástico, possui algoritmos poderosos, normalmente dá as respostas que buscamos e já ficou tão comum que quase todo mundo usa. Mas, a escolha por um buscador não deve considerar só o mais popular. Para escolher bem é preciso, obviamente, saber o que você quer buscar. É uma pesquisa personalizada ou você quer permanecer anônimo? Você quer encontrar arquivos ou precisa de vídeos, música ou imagens?

Você já deve conhecer o Bing ou o Yahoo, mas esta lista vai além e pode ser muito útil para otimizar suas buscas na internet. Pode preparar o botão de favoritos do navegador ou alterar as configurações do site de busca — e não, não vamos entrar na obscura Deep Web.

DuckDuckGo

O nome é engraçado e a logo deste buscador também, mas o DuckDuckGo vai além de um patinho simpático engravatado. Ele é muito indicado para quem quer privacidade, algo muito difícil no atual meio virtual. Nele também há uma ferramenta interessante chamada “bangs”. Ela permite que o usuário faça pesquisas diretamente em sites como Yahoo, Amazon, YouTube e Wikipedia. Para pesquisar algo diretamente na Wikipedia, por exemplo, digite “w!” junto com a palavra buscada (antes ou depois dela). Para Amazon, YouTube e Yahoo, é só colocar “a!”, “yt!” ou “y!”, respectivamente.

Duckduckgo buscadores alternativas ao google
DuckDuckGo é uma das alternativas ao Google mais famosas e que oferece privacidade (Reprodução/Internet)

Diferentemente do Google, que considera vários dados na busca, o DuckDuckGo é mais controlado. Apesar de mostrar publicidade, ela será relacionada apenas à busca (e não as suas demais informações). Ele também não coleta seus dados e, expondo em palavras um tanto duras, ele “não está nem aí para quem você é”.

A desvantagem do seu uso já fica óbvia: pode desistir de uma busca personalizada efetiva. Por exemplo, se você quiser procurar por uma farmácia no seu bairro, basta pesquisar pelo termo “farmácia” no Google. Se fizer o mesmo no DuckDuckGo, terá uma resposta mais parecida com a da antiga — mas ainda existente — Barsa (a enciclopédia, não o time de futebol!), com a definição do que é uma farmácia, além de alguns links para farmácias online e cursos de graduação em farmácia.

Yahoo!

Se você é do tempo da internet discada, é bem provável que esteja familiarizado com o Yahoo!. Ele ainda é um dos buscadores mais populares (e um dos mais antigos, mais velho que o próprio Google). Até poucos anos atrás, era o buscador padrão do Firefox. Além disso, o Yahoo! é bem parecido com o Google na variedade de serviços que oferece, como e-mail e notícias, o número de idiomas para os quais está disponível e, claro, ainda tem o bom e velho Yahoo Respostas (o lugar onde alguém já teve a mesma dúvida que você, por mais bizarra que ela seja). Ainda, o buscador Yahoo! oferece um serviço considerado satisfatório e com muitas opções.

Yahoo buscadores alternativas ao google
Yahoo! oferece vários recursos é mais antigo que o Google (Reprodução/Internet)

Bing

É bem provável que o Bing não seja nenhuma novidade para você. Ele pertence à Microsoft e compete diretamente com o Google e o Yahoo!. Este buscador é considerado muito eficiente para pesquisa de imagens e vídeos e, sobretudo, possui um visual bonito, com imagens de fundo fantásticas (sem que você precise configurar, basta acessar o buscador). Ainda, o Bing é o padrão do Microsoft Edge (que substituiu o Explorer).

Buscadores alternativos ao google - bing
Bing é o buscador oficial da Microsoft (Reprodução/Internet)

Search Encrypt

Se é privacidade que você quer, além do DuckDuckGo há o Search Encrypt, o buscador que mantém suas pesquisas seguras e usa uma criptografia SSL. Ele não rastreia os dados do usuário e o seu histórico de navegação é excluído após 15 minutos de inatividade.

Search encrypt buscadores alternativos ao google
Search Encrypt oferece mais privacidade nas buscas (Reprodução/Internet)

Qwant

O Qwant é um buscador que não rastreia as pesquisas e não coleta os dados pessoais dos usuários. Além disso, tem um visual bonito e possui o “Qwick Search Shorcuts”, semelhante ao “Bangs” do DuckDuckGo. Este buscador foi desenvolvido por uma empresa francesa de mesmo nome. Uma curiosidade é que há uma aba de pesquisa especial para a busca por músicas. Usando inteligência artificial, o Qwant ajuda o usuário a reconhecer letras e a descobrir novas músicas.

Qwant - buscadores alternativos ao google
Qwant é voltado para quem quer buscar músicas (Reprodução/Internet)

SearX

O SearX é um mecanismo de metabusca que agrega os resultados de outros buscadores sem armazenar dados de usuários. Então, apesar de fornecer toda a privacidade e de não oferecer publicidade personalizada, você também não tem resultados de busca personalizados. É outro buscador que “não está nem aí” para quem você é ou o que você quer saber.

A busca é feita usando uma solicitação POST no navegador (exceto no Chrome, no qual usa a barra de pesquisa para fazer solicitações GET). Para quem gosta do Torrent, ele ajuda a encontrar links magnéticos para os arquivos que você procura.

Searx buscadores alternativos ao google
Searx é um mecanismo de metabusca de código aberto ( Reprodução/Internet)

Vale destacar que o SearX é de código totalmente aberto, disponibilizado no Github. É possível, inclusive, que você ajude a melhorá-lo.

Ask

O Ask é antigo e já foi conhecido como Ask Jeeves, sendo Jeeves um mordomo que buscava respostas para diversas perguntas. Então, a ideia original do Ask era ser um oráculo, quase um Yahoo! Respostas. Atualmente, ele envolve buscas padrão por palavras-chave.

Ask buscadores alternativos ao google
Ask já foi um buscador de perguntas e respostas (Reprodução/Internet)

Yandex

O Yandex é um buscador russo que já se declarou melhor que o Google um tempo atrás. Ele possui serviço de e-mail, mapas, tradutor e mais. Ainda, este buscador possui um grande destaque na pesquisa por imagens, com algoritmos considerados poderosos e precisos. Para fazer o teste é simples: pegue uma foto sua e jogue no Yandex Imagens e depois no Google Imagens. Dependendo da foto, o Yandex vai te mostrar um monte de pessoas parecidas com você, fazendo isso em segundos. O Google Imagens pode demorar um pouco mais e não mostrar resultados muito precisos.

Yandex buscadores alternativos ao google
Yandex oferece uma busca poderosa por imagens (Reprodução/Internet)

WolframAlpha

Amantes de exatas já devem conhecer esta ferramenta poderosíssima que pode salvar suas notas em cálculo, já que resolve as equações mais “cabulosas”. Porém, o WolframAlpha, criado por Stephen Wolfram, também oferece pesquisas sobre termos, imagens, ferramentas de conversão, artes e etc.

O Wolfram é um pouco peculiar em suas respostas para as pesquisas. Se você digitar “banana” no buscador, por exemplo, a resposta é a seguinte: a tabela nutricional da banana, a imagem da fruta, os valores de nutrientes, as distribuições desses nutrientes em comparação a outros (com direito a gráficos), o detalhamento de carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, e as propriedades físicas (tudo em inglês). Nada de “benefícios da banana”, “definição de banana” ou músicas/vídeos com o termo.

Wolfram alpha buscadores alternativos ao google
Apesar de ser voltado para a área de exatas, o WolframAlpha oferece uma pesquisa peculiar (Reprodução/Internet)

Ecosia

Ecosia
Ecosia reverte parte do lucro para a plantação de árvores ao redor do mundo (Reprodução/Internet)

O Ecosia é um buscador com uma causa nobre por trás, uma vez que parte do lucro angariado com as pesquisas é destinado para o plantio de árvores em florestas e outros lugares. O mais legal é que é possível conferir o número de árvores plantadas graças aos usuários na tela inicial do buscador. Os resultados de pesquisa no Ecosia mostram também imagens, notícias, vídeos e mapas.

Cc search
O CC Search é ideal para quem está procurando por conteúdos livres de direitos autorais (Reprodução/Internet)

O CC Search é ideal para quem está procurando por conteúdos livres de direitos autorais. Idealizado pela Creative Commons, o buscador realiza buscas em outras plataformas de imagens e vídeos — tais como o Flickr, SoundCloud, YouTube e outros — e retorna ao usuário somente resultados que não têm direitos autorais.

Startpage

Startpage
O Startpage permite que o usuário navegue de maneira anônima através da sua criptografia SSL (Reprodução/Internet)

Está em busca de um site de buscas que não rastreie seus dados ou salve as suas informações e histórico? Então, o Startpage é a sua melhor opção. Com um visual simples, o buscador permite que o usuário navegue de maneira anônima através da sua criptografia SSL. Um ponto negativo é que, ao contrário do Google, ele não conta com filtros para imagens, vídeos, notícias ou mapas.

Kompass

Kompass
O Kompass é uma ferramenta de buscas com foco ao B2B, ideal para quem busca fazer negócios com outras empresas ao redor do mundo (Reprodução/Internet)

O Kompass é uma ferramenta de buscas com foco ao B2B, ideal para quem busca fazer negócios com outras empresas ao redor do mundo. A grande vantagem é que é possível utilizá-la em português e já há informações de muitas empresas brasileiras na sua base de dados. Através do endereço, é possível pesquisar por compradores, fornecedores, localização e ramo de atividade.

AOL

Aol
O AOL é um dos mais fortes provedores de internet e e-mail do começo dos anos 2000 (Reprodução/Internet)

O AOL é um dos mais fortes provedores de internet e e-mail do começo dos anos 2000. Ela foi adquirida pela Verizon Communications em 2015 e, hoje, é reconhecida não só por seu buscador, mas também por ser detentora de sites como TechCrunch e HuffPost. Mesmo após todos esses anos, o AOL está entre os buscadores mais lembrados e utilizados pelos internautas.

Archive.org

Archive. Org
Archive.org traz resultados de conteúdo publicado desde 1996 (Reprodução/Internet)

Deseja dar uma olhada em versões antigas de sites e páginas da internet? O Archive.org promete te ajudar nisso. Ele apresenta resultados de conteúdo publicado desde 1996. A partir dele, dá para descobrir, por exemplo, como era um determinado domínio em uma data específica, além de ser possível acompanhar a evolução em seu histórico. O site traz uma proposta bem diferente e interessante ao mesmo tempo. Com certeza vale dar uma passada por lá!

Conhece mais algum buscador interessante? Deixe a dica nos comentários!

Fontes: FossBytes; Telegraph; Search Engine Watch.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
2
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados