Cachorro robô da Boston Dynamics pastoreia ovelhas na Nova Zelândia

spotrocos
Desenvolvido pela Boston Dynamics, o cachorro robô pode ser usado na agricultura para pastorear ovelhas e cuidar da colheita

Após atuar monitorando o distanciamento social em Cingapura, o cachorro robô Spot acaba de ganhar uma nova função: pastorear ovelhas. A novidade foi anunciada pelas empresas Boston Dynamics e Rocos, responsáveis pela invenção. 

Batizado de Spot, o cachorro robô tem atuação de se impressionar. Com as suas quatro “patas”, ele consegue atravessar por terrenos com pedras e terra sem nenhuma dificuldade. Para trabalhar assim, a empresa explica que o robô utiliza sensores e câmeras de alta resolução. 

Cachorro robô Spot
O cachorro robô Spot foi visto monitorando o isolamento social em Cingapura. Agora, os criadores mostram que ele pode pastorear ovelhas

“Equipado com sensores de calor e gás, LiDAR e câmera de alta resolução, o Spot navega em ambientes agressivos para capturar dados em tempo real. Na agricultura, os produtores podem acessar informações como estimativas de rendimento mais precisas e atualizadas. Isso fornece acesso a uma nova categoria de automação e a um negócio mais seguro e eficiente”.

Diz a empresa Rocos em comunicado.

Para provar que o cachorro robô pode ser utilizado no campo, a Rocos divulgou um vídeo onde é possível vê-lo monitorando a fazenda, passando perto de rios e, claro, fazendo todo o trabalho de um cachorro de pastoreio. 

Ainda que o cachorro robô possa ser um grande aliado do produtor rural, há quem classifique a invenção como “inútil”. Um criador de ovelhas ouvido pelo portal norte-americano The Verge não gostou nada do cachorro robô da Boston Dynamics e disse que a invenção jamais irá trabalhar tão bem quanto os cães. 

Ele argumenta que as ovelhas não devem ser apenas direcionadas. Elas precisam de um “líder”, que possa comunicar o que deve ser feito com base na própria inteligência. No caso, ele fala da inteligência “natural” do cachorro. Este fato ocorre devido à evolução natural das espécies, em que as ovelhas eram presas naturais dos lobos, que compartilham a linha evolutiva com os cachorros.

“Ovelhas obedecem com base em movimentos cuidadosamente ajustados e cuidadosamente julgados, e por causa do olho do cão que os intimida e porque, em última instância, o cão pode impor disciplina com os dentes”.

defende o produtor. 
Cachorro robô auxiliando o gado em fazenda
Cachorro robô auxiliando o gado em fazenda

O cachorro robô não chegou ao mercado oficialmente e mal sabemos se ele será vendido para essa finalidade, pelo menos por enquanto. Por isso, ainda não é viável tirar uma conclusão sobre a criação da Boston Dynamics e da Rocos.

No entanto, o Agro 4.0 já é uma realidade e cada vez mais veremos ele moldando a agricultura. Além da automação que já está presente nas máquinas do campo, robôs auxiliando os produtores rurais serão uma realidade próxima. 

Fontes: The Verge; Business Insider.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter