Cafeteira de cápsula

Cafeteira de cápsula com tecnologias modernas, luxo ou necessidade?

Avatar of mariana bonfim
Vantagens e desvantagens das cafeteiras de cápsula com tecnologias modernas como bluetooth e wi-fi

Sem dúvida vivemos em uma era digital e, quem diria que, anos atrás, televisões e relógios teriam acesso ao Wi-fi e Bluetooth e com eles, você pudesse acessar e-mails, mensagens e vídeos. A cafeteira de cápsula está próxima de ser inovadora também e questionaremos aqui sua real eficácia com tecnologias modernas.

Não demoraria muito mesmo para que o Wi-fi e Bluetooth chegassem aos mais impensáveis eletrodomésticos, como as cafeteiras! E que as cafeteiras de cápsula são um sucesso mundial, não há menor dúvida.

Mas afinal, cafeteira com essa tecnologia moderna serve para alguma coisa, além de fazer café?! Será que serve para algo sendo indispensável ou não há muita necessidade? Vamos falar sobre esse assunto, confira!

Quais são os modelos de cafeteira com essa tecnologia?

Se você se interessou sobre o assunto, saiba que já existem no mercado modelos com essa moderna tecnologia.

Nespresso Expert

Marca pioneira em cafeteira de cápsula, a nespresso também é líder no segmento
Marca pioneira em cafeteira de cápsula, a Nespresso também é líder no segmento

A Nespresso é a líder mundial em cafeteiras de cápsulas. E o modelo Expert possui tecnologia Bluetooth acoplado. De fato, esse é o único modelo de cafeteira de cápsula que possui essa tecnologia. Com isso, você consegue parear seu celular e através do aplicativo da Nespresso, você pode fazer pedidos de novas cápsulas, agendar o horário e iniciar a extração do café – à distância.

Cafeteira Smarter com Wi-fi

A cafeteira de cápsula smarter com wi-fi ainda não está disponível no mercado brasileiro
A cafeteira de cápsula Smarter com Wi-Fi ainda não está disponível no mercado brasileiro

Esse é um produto que ainda não está disponível no Brasil, mas é uma cafeteira tradicional que vem com Wi-fi. Isso mesmo! A desvantagem é que essa não é uma cafeteira de cápsula. Mas para que serve o Wi-fi dessa cafeteira? 

Bem, de acordo com o fabricante, essa cafeteira permite, através do Wi-fi e do aplicativo próprio, que você acesse a programação, moendo grãos e agendando o horário exato que a cafeteira produzirá seu café. Concorda que não é muito diferente da tecnologia Bluetooth da Nespresso e da programação de uma cafeteira regular, não é mesmo? A grande diferença está no Wi-fi que este modelo de cafeteira possui. 

Vantagens da cafeteira de cápsula (com e sem tecnologia moderna)

Mercado de cafeteiras de cápsulas possui hoje diversos modelos para os mais variados gostos dos apreciadores de café
Mercado de cafeteiras de cápsulas possui hoje diversos modelos para os mais variados gostos dos apreciadores de café

As cafeteiras de cápsula são um enorme sucesso, tanto no mercado mundial, quanto no Brasil. São milhares de modelos vendidos anualmente e quem tem não fica sem. Afinal, nada melhor do que um delicioso café expresso, na hora que você desejar! Existem algumas vantagens para que essas cafeteiras ocupem um lugar no coração dos apreciadores de café.

Rapidez na extração de café expresso

Mesmo quem não tem muito conhecimento em café, poderá ter um café expresso com crema adequada e na temperatura ideal através de uma cafeteira de cápsula. É rápido e extremamente prático!

Grande variedade de café expresso

Como você gosta do seu café expresso? Mais intenso ou mais suave? Gosta de tons mais frutados ou mais caramelado? E um café expresso aromatizado? Já experimentou? De fato, as fabricantes de café já notaram que há diferentes sabores, variedades de grãos e blends. Assim podem oferecer uma enorme variedade de cápsulas que conquista, a cada dia, um novo público. 

Inclusive há marcas de café que produzem seus cafés especialmente para as cafeteiras de cápsula. São as chamadas “cápsulas compatíveis com Nespresso”, por exemplo. Ou seja, essas cápsulas de outras marcas de café funcionam perfeitamente na cafeteira Nespresso.

Facilidade no manuseio

Com as cafeteiras de cápsula não há sujeira, nem pó que precisa ser compactado no cachimbo, nada disso! Basta inserir a cápsula no devido compartimento, ter água no reservatório da cafeteira, apertar um botão, colocar a xícara embaixo, aguardar pouco tempo e pronto! O café expresso estará prontinho!

Temperatura e intensidade ideal

De acordo com a cápsula escolhida, você terá o seu expresso da maneira que ele vem descrito. Portanto, se gosta de cafés mais fortes, procure cápsulas com intensidade mais alta. Se gosta de um volume maior de café, opte pelas cápsulas lungo. Além disso, o café sai quentinho, na temperatura certa.

Possibilidade de fazer outras bebidas

Há algumas marcas de cápsulas que oferecem bebidas à base de café para serem extraídas na cafeteira de cápsula. É o caso da Dolce Gusto e da Três Corações, por exemplo. Já a Nespresso oferece somente cápsulas de café expresso, com variação de grãos, intensidade e sabor. 

Assim, se você gosta de cappuccino, latte macchiatto e mocaccino, pode optar por cápsulas dessas marcas. Quem gosta de bebidas geladas, tais como chás gelados, pode optar pelas cápsulas de chás gelados Nestea, de pêssego ou limão, exclusividade da Dolce Gusto, que é a única marca de cafeteira de cápsula que permite bebidas geladas, e os chás quentes também estão disponíveis para quem tem a cafeteira da Três Corações.

Afinal, Wi-fi e Bluetooth valem em uma cafeteira de cápsula?

Cafeteira de cápsula com tecnologias como wi-fi e bluetooth apresenta diversas vantagens e desvantagens
Cafeteira de cápsula com tecnologias como Wi-Fi e Bluetooth apresenta diversas vantagens e desvantagens

Na nossa análise, a grande vantagem dessas tecnologias é a possibilidade de agendar o momento no qual você deseja que seu café seja extraído. Mas considerando que um café expresso produzido por uma cafeteira de cápsula demora pouquíssimos minutos, o agendamento torna-se desnecessário. 

Inclusive porque toda cafeteira de cápsula parte do conceito que a pessoa tomará o café assim que ele for extraído, portanto, se você programar e estiver fazendo outra coisa, deixando sua xícara de café expresso pronto, esfriando, a bebida não ficará ideal. De fato as cafeteiras de cápsula não possuem um sistema que mantém a temperatura do café, ao contrário das cafeteiras tradicionais: com a base, resistência e a jarra de vidro. 

Ou seja, o café expresso deve ser consumido no momento que é extraído, em virtude da oxidação que se inicia com o passar do tempo, o que altera seu sabor. Portanto, essa tecnologia embora pareça bastante avançada, não tem tanta utilidade em uma cafeteira de cápsula.

Se achou tudo isso muito luxo e você é mais “raiz”, só quer uma cafeteira que te ajude na rapidez, mas sem tanto custo envolvido? Dá uma olhada na lista de marcas de cafeteiras de cápsulas que a ReviewCafé fez.

Caso tenha interesse por tecnologia em eletrodomésticos, sugerimos nossa categoria TECH onde falamos sobre smart TVs, home theaters etc.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
12
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados