Como calibrar a bateria de seu smartphone ou tablet Android

Como calibrar a bateria de seu smartphone ou tablet Android
Neste artigo te ensinamos dois métodos simples que você pode utilizar para calibrar a bateria de seu smartphone ou tablet Android

Problemas de bateria são o tipo de preocupação mais comum entre os usuários de dispositivos móveis, afinal, ter uma bateria saudável e com bom funcionamento é essencial para poder desfrutar de seu smartphone ou tablet sem passar por dores de cabeça. A bateria do smartphone ou tablet descarrega muito rápido ou está carregando devagar demais? Pode ser a hora de calibrar a bateria de seu Android.

Bateria com problemas

Em primeiro lugar, você precisa identificar por que o desempenho da bateria diminuiu: é a calibração do sistema Android ou a própria bateria? Mais adiante vamos abordar o tópico da calibração, mas antes você deve verificar se a bateria está danificada.

Se o seu telefone tiver uma tampa removível da bateria, desligue-o, remova a tampa e inspecione a bateria. Procure por protuberâncias ou vazamentos. A imagem abaixo mostra uma bateria que está completamente inchada e que acabou forçando a abertura da tampa traseira do smartphone. Se esse for o seu caso, procure uma assistência técnica especializada, pois chegou a hora de trocar a bateria de seu celular.

Celular cuja tampa pode ser retirada para checar o status da bateria.
Não é necessário ser especialista para avaliar a condição da bateria, basta observar qualquer irregularidade na forma dela.

Calibração de bateria

O sistema operacional Android tem um recurso chamado Battery Stats, ou status da bateria, em tradução livre, que mantém o controle da capacidade da bateria quando ela está cheia ou vazia. O problema é que às vezes ele fica corrompido e começa a exibir dados que não são reais, o que, por exemplo, faz com que o telefone desligue mesmo antes de atingir 0%. Calibrar a bateria do Android significa simplesmente fazer com que o sistema operacional corrija essas informações para que reflitam os níveis reais da bateria mais uma vez.

É importante entender que você não pode realmente calibrar a bateria em si. A bateria é apenas uma célula que armazena energia e descarrega com o tempo. No entanto, as baterias de íon de lítio incluem uma placa de circuito impresso (PCB), que serve como uma chave de proteção para impedir que explodam ou descarreguem de uma hora para a outra.

Tela de estado da bateria em um smartphone Android como modo de ver a possibilidade de calibrar a bateria do celular
A maior parte dos smartphones e tablets com Android possui uma tela de configurações específica para verificar o estado de sua bateria.

As baterias de íon de lítio não têm memória, portanto, não há muito o que fazer para mantê-las funcionando como deveriam. O problema está em como o sistema Android lê e exibe a capacidade atual da bateria, não a bateria em si. Quando falamos sobre calibração de bateria, é o medidor de porcentagem que sai errado e é isso que precisamos consertar.

Como calibrar a bateria de um dispositivo Android

Caso você não tenha acesso root (de administrador) ao sistema do Android em seu smartphone ou tablet, existem dois métodos muito simples que você pode utilizar para calibrar a bateria de seu dispositivo.

Método 1

  • Descarregue totalmente o telefone até que ele se desligue sozinho.
  • Conecte seu telefone a um carregador e, sem ligá-lo, deixe-o carregar até que a tela ou o indicador LED indique 100%.
  • Desligue o carregador.
  • Ligue o seu telefone. É provável que o indicador de bateria não indique 100%, então reconecte o carregador (com o telefone ligado) e continue carregando até que indique 100% na tela também.
  • Desconecte seu telefone e reinicie-o. Se não exibir 100%, conecte o carregador novamente até que mostre 100% na tela.
  • Repita este ciclo até que esteja em 100% (ou o mais próximo possível) quando você o iniciar sem estar conectado na tomada.
  • Agora, deixe a bateria descarregar até 0% e deixe o telefone desligar novamente.
  • Carregue totalmente a bateria mais uma vez sem interrupção e você deverá redefinir a porcentagem da bateria do sistema Android.

Lembre-se de que não é recomendável realizar este processo regularmente. Mesmo quando sua bateria está tão descarregada que seu telefone nem liga, ela ainda tem carga de reserva suficiente para evitar danos ao sistema. Portanto, execute esse processo uma vez a cada três meses, no máximo. Se for necessário com mais frequência do que isso, você terá problemas maiores em mãos.

Método 2

  • Descarregue totalmente o telefone até que ele se desligue sozinho.
  • Ligue-o e deixe-o desligar novamente.
  • Conecte seu telefone a um carregador e, sem ligá-lo, deixe-o carregar até que a tela ou o indicador LED indique 100%.
  • Desligue o carregador.
  • Ligue o seu telefone. É provável que o indicador de bateria não indique 100%, então reconecte o carregador (deixe o telefone ligado) e continue carregando até que indique 100% na tela também.
  • Desconecte seu telefone e reinicie-o. Se não disser 100%, conecte o carregador novamente até que diga 100% na tela.
  • Você deseja repetir este ciclo até que diga 100% (ou o mais próximo que você acha que vai chegar) quando você o iniciar sem estar conectado.
  • Agora, instale o aplicativo Battery Calibration e, antes de iniciá-lo, certifique-se de que a bateria está 100% novamente e reinicie.
  • Inicie imediatamente o aplicativo e recalibre a bateria.
  • Depois de calibrar a bateria, descarregue-a até 0% e deixe o telefone desligar novamente.
  • Carregue totalmente a bateria mais uma vez sem interrupção enquanto ela está desligada, e a porcentagem da bateria do sistema Android será redefinida.

Repetitivo, mas simples, não é mesmo? Nos conte nos comentários se você também estava com problemas de bateria em seu celular Android e se notou mudanças após usar dos métodos desse artigo!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter