Como animar desenhos de crianças no animated drawings

Como animar desenhos de crianças no Animated Drawings

Avatar of myllena moura
Aprenda como animar desenhos feitos à mão utilizando a ferramenta Animated Drawings

Imagine pegar um desenho feito pelo seu filho ou filha e torná-lo animado em instantes? Essa experiência é possível com um site ou ferramenta chamado Animated Drawings, que usa inteligência artificial para dar vida aos rabiscos que o seu pequeno criar.

Como animar desenhos de crianças no animated drawings
Ë fácil animar desenhos com o Animated Drawings

Basta fotografar o desenho, enviar para a ferramenta, e seguir mais alguns passos para criar experiências animadas e brincar com seu filho nas férias. O Animated Drawings reconhece características minimamente humanas em desenhos feitos à mão, ou seja, que possuam braços, pernas, cabeça, etc… e as transforma em animações divertidas que podem correr, pular e dançar sem exigir muito esforço do usuário. Veja abaixo como fazer:

Faça seu próprio desenho

Como animar desenhos de crianças no animated drawings
Top view of childrens hands drawing on chalk board with pencils and other supplies on desk around

Antes de efetivamente usar a plataforma, você vai precisar criar seu próprio desenho. Para que tudo corra bem, é preciso se atentar a alguns detalhes: braços e pernas não podem estar sobrepostos ou colados ao corpo do seu personagem, também é importante que o fundo do seu desenho seja de papel branco e liso. Uma dica para que sua personagem fique bem nítida é fazer contornos bem marcados e, caso deseje colorir, capriche no lápis de cor porque, dependendo da sua câmera, a foto pode diminuir a intensidade da cor.

Fotografe o que você desenhou

Esse é um momento importante, você precisa se certificar de que o desenho está bem iluminado quando for tirar a foto, isso é fundamental para que a animação fique com boa qualidade. Uma dica legal é escanear o desenho; pode dar um pouco mais de trabalho, mas é garantia de nitidez. Em qualquer um dos casos, a imagem precisa estar em JPG, por isso, talvez seja preciso converter o formato antes de fazer upload na plataforma. Fizemos um desenho como exemplo:

Anime seu próprio desenho
Faça um desenho para começar a usar a plataforma

Acesse a plataforma Animated Drawings

Agora, você precisar acessar o site Animated Drawings. Na página inicial, clique no botão Get Started.

Como animar desenhos feitos à mão
Acesse a nova ferramenta da Meta

Faça Upload da imagem

Depois, você precisa fazer upload do seu desenho clicando no botão indicado na primeira imagem e selecionando no seu computador o arquivo desejado. Depois, basta confirmar a figura escolhida clicando no botão Next.

Como animar desenhos de crianças
Animar desenhos pode ser simples e rápido
A inteligência artificial consegue detectar sua personagem
Mesmo desenhos bastante abstratos podem ser animados na plataforma

Decida se quer compartilhar seus dados

Depois disso, uma página do Animated Drawings solicitará sua permissão para coletar os dados do seu desenho, de modo a aprimorar a ferramenta. Você tem a opção de concordar com os termos ou não. Como havíamos explicado, a ferramenta ainda está sendo aperfeiçoada e esse compartilhamento permite que os desenvolvedores percebam seus acertos e pontos de melhoria. Confirme ou rejeite.

Leia o termo de permissão de dados
Os dados coletados são utilizados para corrigir erros da ferramenta

Enquadre a personagem

No próximo passo, a plataforma irá enquadrar seu personagem e você pode ajustar as linhas caso alguma parte dele esteja fora das margens.

Aprenda a animar seus desenhos
A personagem precisa estar devidamente enquadrada para que a ferramenta funcione bem

Corrija o contorno

Na próxima etapa, a ferramenta faz o contorno do boneco e você também pode mudar e reajustar o contorno caso a Inteligência Artificial não tenha captado alguma parte dele.

Como animar desenhos infantis
É importante que o contorno do desenho esteja bem delimitado

Ajuste as articulações

No oitavo passo, as articulações do boneco serão identificadas e, mais uma vez, o usuário pode modificá-las. Conforme explicado pela plataforma, caso seu personagem não tenha braços ou pernas, basta levar as articulações correspondentes para longe dele.

Passo a passo para animar desenhos
Articulações bem posicionadas são importantes para que o desenho se movimente de maneira adequada

Divirta-se com sua animação

Depois disso, uma página com várias possibilidades de movimentações para seu boneco irá aparecer e basta você selecionar sua preferida para se divertir com ela.

Compartilhe seu desenho

Agora que você já sabe como animar desenhos, pode compartilhar as animações produzidas diretamente por link, e-mail, WhatsApp, Instagram e outras redes sociais. Basta clicar no botão indicado e escolher uma das opções.

Veja como compartilhar sua animação
Compartilhe sua animação com outras pessoas

Animar desenhos de crianças com o Animated Drawings pode ser uma excelente atividade para as férias, mas também é uma ótima ideia para ensinar seu filho a aprender a desenhar e ter o primeiro contato com ferramentas de programação.

Quem não gosta de aprender se divertindo, né? Se você gostou, comente nos comentários e mande pra gente os desenhos animados de seus filhos, que publicaremos no perfil do Showmetech no Instagram.

Veja também

E aí, gostou desse conteúdo? Então, acreditamos que você pode gostar também de conhecer 8 sites gratuitos para aprender a desenhar online.

Fontes: Cartoon Brew, Meta, Animated Drawings

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
59
Shares
2 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados