Como carregar o celular corretamente

Como carregar corretamente o celular
Posso carregar meu smartphone até 100%? Tudo bem deixar ele plugado na tomada à noite? Entre tantas dúvidas, descubra como carregar corretamente o celular

É possível danificar a bateria de um smartphone ao carregá-lo com muita frequência, ou ao deixá-lo conectado à tomada durante a noite? Atualmente, com tantas recomendações conflitantes e mitos espalhados, saber como carregar o celular corretamente pode ser uma tarefa complicada. Mas, calma…. a gente explica o que funciona de verdade nesse post. Confira:

Como carregar a bateria do celular corrtamente (imagem: pablo rochat)
Como carregar a bateria do celular corretamente (Imagem: Pablo Rochat)

Feito para estar sempre ligado

A realidade é que smartphones foram feitos para serem usados, então não importa o que você faça, a capacidade de retenção de carga da bateria do seu aparelho irá se deteriorar com a passagem do tempo. Mas isso não significa que não há nada a ser feito para ajudar a diminuir o ritmo de desgaste e aumentar a vida útil do seu dispositivo.

Alguns smartphones modernos possuem, inclusive, aplicativos e recursos que ajudam a preservar a qualidade da bateria. No iPhone, por exemplo, as configurações de saúde da bateria estão inseridas no sistema. Em modelos Android, consulte o menu “Bateria” das configurações de sistema e verifique quais opções estão disponíveis.

Calor: um perigo iminente

Sempre verifique se seu smartphone não está quente. O calor estraga a bateria
O calor estraga a bateria

As baterias não gostam nem de frio nem de calor excessivo e é importante você saber isso para preservar a bateria do celular. Mas a última opção é a mais nociva, tá? Enquanto carrega, as baterias de lítio são capazes de suportar de 0 a 45 graus célsius,  no máximo. E enquanto descarregam, elas podem atingir até -4°C.

Celulares energizados com a função “carregamento turbo” têm um carregamento mais rápido e atingem temperaturas entre 5 a 45°C. Descarregando, os celulares podem atingir 0°C.

Esses números nos levam a fatos interessantes. Em primeiro lugar, que as baterias de lítio descarregam em ambientes com temperaturas baixas, portanto, não pense em colocar seu telefone no congelador (você realmente pensou nisso?).

Em segundo lugar, que as baterias de lítio esquentam enquanto recebem energia e, quanto mais quente ela fica, mais rápido carrega. Mas, uma vez que recebe temperaturas mais altas do que suporta, ela começa a dissipar/gastar energia em forma de calor. Isso explica a alta temperatura que você encontra seu celular durante a madrugada.

Posso deixar meu celular carregando na tomada à noite toda?

Sim. Atualmente, os smartphones possuem tecnologias tanto de bateria, quanto de software, que administram o carregamento. Assim, ainda que você deixe o smartphone carregando na tomada à noite toda, ele e você estarão seguros, já que o próprio aparelho suspenderá o carregamento quanto chegar a 100% de bateria, retornando a carregar apenas quando for necessário.

“Hoje, os aparelhos possuem um circuito que identifica quando a bateria chega ao 100% e para de transmitir carga para a bateria, então isso não é um problema”

André Castro, gerente de operações do Grupo PLL
Não problema em carregar o celular à noite enquanto dorme, mas tente tirar ele da tomada se acordar no meio da noite
Não problema em carregar o celular à noite enquanto dorme, mas tente tirar ele da tomada se acordar no meio da noite

Outra dica importante para carregar corretamente o celular e ajudar a preservar o dispositivo é não deixá-lo embaixo do travesseiro ou cobertor enquanto ele estiver carregando, pois isso potencializa seu aquecimento e aí sim pode danificar a bateria.

Posso deixar meu celular carregando o dia todo?

Sim. Mesmo caso da dica anterior, você pode deixar seu celular carregando enquanto estiver na mesa do trabalho ou em casa. É até ideal, já que você terá a certeza de estar com a bateria completamente carregada quando precisar sair de casa.

Existe efeito-memória da bateria? Devo carregar só quando estiver em 20%?

Não mais. Por muito tempo, ouvimos que era preciso sempre deixar o celular descarregar para que ele não desenvolvesse o efeito memória, ou bateria viciada. Enquanto isso era verdade para os celulares antigos, com baterias à base de níquel, não é algo com que você precise se preocupar em se tratando de smartphones com bateria de íon lítio.

Por isso, apesar de muitas pessoas plugarem o celular na tomada só quando a bateria cai para abaixo de 20%, ou até mesmo quando ela descarrega completamente, essas práticas não são mais recomendadas. Você pode descarregar e carregar o celular quando quiser, que não terá o problema de uma bateria viciada.

Posso usar meu celular enquanto ele carrega?

Sim. Mas tenha em mente que se você utilizar o smartphone para assistir vídeos ou jogar enquanto ele estiver na tomada, o carregamento será mais lento, pois parte da energia disponível do carregador será usada no desempenho destas atividades.

O recomendado é deixar o celular de lado enquanto ele carrega
O recomendado é deixar o celular de lado enquanto ele carrega

Esse tipo de prática também é ruim para a bateria pois distorce o ciclo de carga e pode até mesmo induzir miniciclos, em que parte da bateria dá um ciclo contínuo e se deteriora mais rapidamente do que o restante. Por isso, o ideal para carregar corretamente o celular é deixar o aparelho desligado, ou então desempenhando funções mais leves, enquanto estiver na tomada. Luciano Barbosa, head da operação no Brasil da Xiaomi, também aponta que esse tipo de tarefa pode contribuir para o aquecimento, que pode se tornar excessivo, do smartphone, danificando tanto a bateria quanto o aparelho.

Posso deixar meu celular sempre em modo de baixo consumo?

Sim. Embora não seja necessário para todos, ativar o modo de baixo consumo enquanto ou depois de carregar o celular fará com que o aparelho gaste menos bateria. Essa é uma funcionalidade fantástica para os dias que você sai de casa sem o carregador e precisa que a carga dure até o final do dia.

Como carregar o celular corretamente. Posso carregar meu smartphone até 100%? Tudo bem deixar ele plugado na tomada à noite? Entre tantas dúvidas, descubra como carregar corretamente o celular
Colocar o celular em modo avião ou de baixo consumo reduz o descarregamento do celular

Você pode deixar o recurso sempre ativado, se quiser, para diminuir o consumo de energia do seu smartphone, mas isso pode prejudicar sua experiência com o aparelho, como uma tela com menos brilho, som mais baixo e maior demora dos aplicativos em enviar notificações.

O carregamento rápido pode danificar meu celular?

Sim. Infelizmente, esse é um malefício da tecnologia de carregamento rápido, que varia para cada smartphone. Atualmente, grande parte dos smartphones oferece a possibilidade de carregamento rápido, geralmente sendo necessária a compra de um acessório ou tomada adicional.

É difícil precisar o quanto isso pode danificar a bateria com o tempo e provavelmente você nem note a diferença, mas a vida útil dela reduz quando se carrega rapidamente.

Ou seja, aqui a gente deixa a opção com você. Se pretende ficar anos com seu smartphone e o impacto na vida útil da bateria importa pra você, prefira o carregamento tradicional.

Agora, se você é daqueles que troca o smartphone a cada um ou dois anos, o impacto pode ser irrelevante e é melhor você aproveitar do benefício que é ter o carregamento rápido no smartphone.

Carregar o celular rapidamente pode aumentar o calor e danificar a bateria
Carregar o celular rapidamente pode aumentar o calor e danificar a bateria

“Tanto o carregamento rápido quanto o normal seguem as especificações e normas de carregamento da bateria, não causando nenhum dano. É muito importante utilizar carregadores e baterias originais pois só desta forma pode-se assegurar que o carregamento da bateria está sendo feito corretamente”

 Rodrygo Silveira, especialista de produtos móveis da LG Electronics do Brasil

Posso usar qualquer carregador?

Poder até pode, mas é melhor não. Sempre que possível, use o carregador original do seu smartphone, pois ele tem a classificação correta, ou então certifique-se de comprar uma alternativa aprovada pelo fabricante do seu celular. Opções baratas ou genéricas podem acabar danificando seu aparelho (há relatos de smartphones pegando fogo) e saindo mais caro.

“Não é possível garantir que o carregador não original possua os circuitos adequados para efetuar uma recarga completa, ou de proteção do aparelho contra eventuais problemas, como curtos-circuitos”

André Castro, gerente de operações do Grupo PLL

Silveira ressalta a importância de não utilizar baterias malconservadas e com formato diferente do original, pois elas carregam muitos componentes químicos que podem vazar e causar danos às pessoas.

Escolha sempre carregadores originais ou aprovados pela fabricante
Escolha sempre carregadores originais ou aprovados pela fabricante

Agora que você já entendeu como carregar o celular corretamente e prolongar a vida útil da bateria, ficará mais fácil aproveitar o seu smartphone por mais tempo. Aproveite também pra aprender a calibrar o indicador de carga da bateria do seu celular Android.

Fontes: Readers Digest, PC Mag, Tech Advisor, Business Insider, Android Authority, Deposit Photos

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário