Como compartilhar qualquer localização no WhatsApp

Foto destacada da localização no WhatsApp
Saiba como compartilhar sua localização no Whatsapp, tanto no App quanto na Web, utilizando o Google Maps

Compartilhar uma localização no WhatsApp utilizando endereço fornecido pelo Google Maps tem se tornado uma prática essencial nos dias atuais. Seja para avisar onde está, avisar alguém sobre sua localização, ou até mesmo para confirmar o endereço para as pessoas, o recurso é realmente um facilitador para mobilidade e segurança.

Muitas pessoas conseguem e sabem que é possível compartilhar a sua localização no WhatsApp, mas o que poucos sabem é que também existe a opção de compartilhar outros endereços sem ser o que você está no momento. Confira abaixo nosso tutorial de como compartilhar qualquer localização pelo WhatsApp com os seus contatos:

Enviando sua localização atual

No que diz respeito à sua localização atual, para compartilhá-la em tempo no WhatsApp para Android, é preciso apenas abrir o bate-papo de um contato ou um grupo, clicar em Anexar > Localização. Lá estará disponível a opção “Localização em tempo real”.

Clicando em “Localização em tempo real”, basta selecionar o tempo de compartilhamento da sua localização, com as opções de 15 minutos, 1 hora ou 8 horas. A opção ainda permite adicionar ou não comentários. 

Caminho para a localização em tempo real: Anexar > Localização > Localização em Tempo Real > Escolha um tempo
Anexar > Localização > Localização em Tempo Real > Escolha um tempo

Para parar de compartilhar em tempo real antes do tempo acabar, para que seu contato pare de ver onde você está, basta clicar na opção “Encerrar”, e depois confirmar sua escolha clicando novamente em “Encerrar”.

Para encerrar sua localização no WhatsApp, basta apenas clicar em Encerrar
Para encerrar sua localização no WhatsApp, basta apenas clicar em Encerrar

Compartilhar qualquer localização no WhatsApp

Para compartilhar outros locais com um contato ou grupo sua localização no WhatsApp, é possível fazer parecido com o procedimento acima. Entretanto, na etapa que fica disponível, é possível ver que existe um ícone de pesquisa na parte superior do aplicativo. Clicando nela, é possível pesquisar outras localidades e enviá-las por mensagem, como é mostrado na imagem abaixo.

Então, basta digitar o endereço que você quer compartilhar, e depois clicar em “Enter” para efetuar a pesquisa. Feito isso, deve aparecer abaixo a opção com o local pesquisado, é só clicar nele para enviar a localização para os seus contatos ou em um grupo.

compartilhar localização do WhatsApp com os contatos

Caso você perca a mensagem de sua localização enviou, o aplicativo permite acessar as informações de contato ou o grupo para saber se está sendo compartilhado sua localização no atual momento. 

Caso esteja, aparecerá uma mensagem dizendo “Você está compartilhando sua localização em tempo real”. Ao clicar nela, o mapa irá aparecer com o tempo restante, e ainda há a possibilidade de poder parar de compartilhar sua localização no WhatsApp clicando na opção “Encerrar”.

Compartilhar sua localização no WhatsApp Web

No WhatsApp Web, compartilhar sua localização já funciona diferente. Os passos citados anteriormente funcionam apenas para os celulares que possuam o Android. Pelo PC, só é possível compartilhar sua localização através do próprio Google Maps.

Acessando a versão web do Google Maps, é possível efetuar a pesquisa, que irá gerar um URL, o qual você poderá copiar da barra de endereços e colá-lo na mensagem a ser enviada. Alguns computadores, por estarem já logados na conta Google, costumam mostrar a localização do seu PC ou Notebook, o que facilita mais ainda.

Esse passos, executados para WhatsApp Web também são passos que podem ser seguidos na versão mobile do aplicativo. Caso você queira copiar o link direto do Google Maps mobile e colá-lo no WhatsApp, ele irá compartilhar.

Acessando a versão web do Google Maps é possível pesquisar, copiar a URL, e colá-la na mensagem a ser enviada
Acessando a versão web do Google Maps é possível pesquisar, copiar a URL, e colá-la na mensagem a ser enviada

Por exemplo, para essa pesquisa, foi pesquisado o Los Angeles Convention Center, cujo link é: https://www.google.com/maps/place/Los+Angeles+Convention+Center/@34.0403207,-118.2717511,17z/data=!3m2!4b1!5s0x80c2c7c75ba24b91:0xb22ccd0f9a6378f0!4m5!3m4!1s0x80c2c7c76a01ef3d:0xf629c020e23429b5!8m2!3d34.0403207!4d-118.2695624

Após isso, o link no navegador terá as coordenadas geográficas deste local, como no exemplo anterior (google.com/maps/@-PARALELO,-MERIDIANO). Basta copiar o link e enviar para qualquer pessoa no aplicativo, inclusive pelo WhatsApp Mobile.

Vale a pena ressaltar que esse recurso, assim como toda conversa, é criptografado de ponta a ponta. Isso permite que os usuários decidam por quanto tempo querem compartilhar sua localização no WhatsApp em tempo real com um contato ou em um grupo.

Você já compartilhou sua localização no WhatsApp com algum amigo ou família? Deixe nos comentários!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail