Como criar filtros de AR para Instagram e Facebook

Como criar filtros de AR para Instagram e Facebook 7
Agora, todos os usuários do Facebook e Instagram podem criar filtros em Realidade Aumentada (AR) para ambas as redes; saiba como

Há alguns meses, o Instagram vem disponibilizando filtros bizarros e engraçados no Stories. Há aquele que deixa seu rosto igual o do Faustão, outro coloca o meme “Juntos e shallow now” na cabeça, e ainda os joguinhos no estilo Mario Bros.. Inicialmente, a plataforma de criar filtros AR (realidade aumentada) era limitada a designers e artistas aprovados, mas nesta terça (13), ela ficou disponível para todos os usuários, incluindo empresas.

Além da liberação, o Instagram está introduzindo a opção Effect Gallery (Galeria de Efeitos, em tradução livre), onde ficará mais fácil ter acesso a todos os filtros e aplicar em seus registros. O Facebook espera que marcas e agências possam utilizar a novidade em suas comunicações com o público-alvo. É o caso da grife Gucci , além de celebridades como Kylie Jenner, Rihanna e Ariana Grande, que já desenvolveram seus efeitos.

A partir de agora, todos os usuários poderão criar filtros de AR para Instagram e Facebook
A partir de agora, todos os usuários poderão criar filtros de AR para Instagram e Facebook

No início do ano, a rede social de Mark Zuckerberg havia anunciado, no evento F8, que o Spark AR Studio estaria saindo da versão beta ainda no fim do verão norte-americano. A empresa anunciou que mais de um bilhão de pessoas já utilizaram os filtros de Realidade Aumentada (AR) no Instagram, Facebook e Messenger.

Se você ainda não criou o seu, confira um breve passo a passo para você criar filtros de AR gratuitamente no Spark AR Studio:

Acessando o Spark AR Studio

Interface do Spark AR Studio para criar os filtros
Interface do Spark AR Studio para criar os filtros

Primeiro, acesse o site Spark AR Studio e faça download do programa no seu computador (disponível para Windows e macOS). Concluída a instalação, entre com o seu login do Facebook. Após instalar e assistir ao breve tutorial de introdução, você poderá ter acesso a algumas configurações:

  • Viewport: onde você pode visualizar seu efeito;
  • Scene Panel: para controlar quais objetos estão em seu efeito;
  • The Layers Panel: para adicionar e editar camadas;
  • Inspector: visualizar e editar as propriedades dos elementos em sua cena;
  • Assets Panel: use para adicionar e visualizar todos os recursos adicionados a um projeto;
  • Toolbar and Menu bar: para acessar rapidamente todos os tipos de recursos diferentes;
  • Patch Editor and scripting Console: aqui, a ferramenta permite adicionar mais complexidade aos efeitos usando programação visual ou scripts;
  • Simulador: tela onde mostra como seu efeito fica em um dispositivo móvel.

Como criar filtros

O Spark AR Studio permite criar filtros em Realidade Aumentada (AR) com muita liberdade. Para isso, ele trabalha com combinação de objetos e ativos. Com o rastreamento de rosto, você pode criar interações mais precisas. Esse recurso é ideal para adicionar ícones no rosto (barba, óculos, chapéu, dentre outros).

Outra possibilidade é de incluir efeitos que acompanham o movimento da mão e do corpo. Utilize a segmentação em segundo plano para criar background e levar pessoas para outros lugares, criando cenários divertidos. O Spark AR Studio dispõe de opções para criações 2D e 3D. A ferramenta ainda tem muitos outros recursos, podendo incluir som, produção de efeitos com ou sem códigos e outros.

Você pode conhecer todos através do site oficial que contém tutoriais específicos para cada tipo de projeto.

O usuário pode criar filtros 2D e 3D para subir no Facebook e Instagram
O usuário pode criar filtros 2D e 3D para subir no Facebook e Instagram

Salvar e publicar o projeto

Após criar o seu filtro em Realidade Aumentada (AR), envie o projeto para o Spark AR Hub. Os efeitos podem ser publicados tanto no Instagram como no Facebook. Antes de ser disponibilizado para os usuários, eles farão uma análise prévia para garantir que o efeito está atendendo as Políticas e Termos da Camera Effects Platform, assim como às Diretrizes do Instagram. Essa verificação pode levar alguns dias ou semanas.

Após a publicação, o criador poderá gerenciar e mensurar o desempenho do seu efeito em AR. Todos os detalhes de envio, configuração de conta e outros recursos podem ser verificados no site oficial do Sparkar no Facebook.

Curtiu a novidade e pretende experimentar? Então acesse o site para baixar o Spark AR Studio e acompanhe a comunidade Spark AR no Facebook e o perfil oficial no Instagram.

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta