Como criar imagens a partir de desenhos e descrições com o scribble diffusion ai. Scribble diffusion é o site que reúne sua breve descrição de um desenho livre, feito à mão, para criar imagens. Quem executa isso? Uma inteligência artificial, é claro. Saiba como usá-lo aqui.

Como criar imagens a partir de desenhos e descrições com o Scribble Diffusion AI

Avatar de renato reis
Scribble Diffusion é o site que reúne sua breve descrição de um desenho livre, feito à mão, para criar imagens. Quem executa isso? Uma Inteligência Artificial, é claro. Saiba como usá-lo aqui.

Um novo site divertido e inusitado, baseado em uma IA que gera imagens realistas por meio de um desenho feito à mão pela pessoa usuária e por uma descrição curta textual, surgiu nas últimas semanas e tem ganhado certa atenção do público. Dada a onda do multiuso de inteligências artificiais mundo afora, não é de se surpreender que o Scribble Diffusion tenha feito um burburinho. Entenda abaixo do que se trata esse site, como usá-lo e como ele funciona.

O Scribble Diffusion

O incrível e criativo Scribble Diffusion se baseia numa estrutura de rede neural, com detecção de bordas, similaridades de poses e mapas de profundidade de imagens e conceitos indexáveis e disponíveis na internet. Com essas ferramentas, lê e entende seu desenho – feito à mão no quadro em branco – e o que você escreve no campo alfanumérico, criando, então, novas imagens baseadas nesses dois parâmetros.

O desenvolvimento dele foi inspirado em benchmarks (design de telas inspirado numa infinidade do mesmo nicho de sites) feitos pelo Vercel e com uma IA facilitada pelo Replicate, que explicamos a seguir. 

Veja alguns exemplos de imagens criadas no site:

Screenshot de scribble diffusion - exemplo 1 de uma imagem criada de acordo com as descrições feitas pelo usuário. Interessante, não? (imagem: reprodução/scribble diffusion)
Exemplo 1 de uma imagem criada de acordo com as descrições feitas pelo usuário. Interessante, não? (Imagem: Reprodução/Scribble Diffusion)
Screenshot de scribble diffusion - exemplo 2 de uma imagem criada de acordo com as descrições feitas pelo usuário. Interessante, não? (imagem: reprodução/scribble diffusion)
Exemplo 2 de uma imagem criada de acordo com as descrições feitas pelo usuário. Interessante, não? (Imagem: Reprodução/Scribble Diffusion)

Quem fez? Como funciona?

Você pode ver como funciona a “máquina” que roda por trás do site de perto no próprio motor concebido pelo desenvolvedor. Este, no que lhe concerne, fica num domínio do Replicate, site que abriga códigos-fonte de IA operantes, simplificando o seu uso. Tais códigos são usados de diversas formas diferentes e ventilam ideias e inspirações para desenvolvedores dentro da plataforma. Muitas vezes, suas páginas funcionam até como uma espécie de portfólio desses profissionais, bem como o GitHub é hoje.

Screenshot de scribble diffusion - página do código funcional em funcionamento detalhado está no replicate (imagem: reprodução/replicate)
Página do código funcional em funcionamento detalhado está no Replicate (Imagem: Reprodução/Replicate)

O site Scribble Diffusion foi construído pelo estudante (Ph.D.) de Ciência da Computação na Universidade de Stanford, Lvmin Zhang, e pelo Professor Maneesh Agrawala. Bastaram apenas 3 semanas no ar para que o código aberto do repositório fosse usado em muitos outros estudos e sites baseados em geração de imagens por Inteligência Artificial. O DreamBooth, ainda em processo de criação, é um exemplo disso. Ele cria fotos realistas, baseadas em descrição por texto e por uma pose humana customizada pelo usuário.

Se você é um entusiasta da programação, não deixe de conferir o vídeo de demonstração que se encontra no último link das fontes deste texto. Nele, a explicação completa e detalhada do funcionamento do site é feita no canal do Replicate.

Como usar o site

Para usar o site Scribble Diffusion é muito simples. Basta seguir os passos a seguir:

  1. Acesse o site https://scribblediffusion.com/ no seu navegador;
  2. Haverá um desenho já feito no quadro branco na tela. Você pode usar o mesmo desenho para incrementá-lo ou apagá-lo completamente no botão Clear, logo abaixo deste quadro, até a frase “Draw something here” aparecer;
Scribble diffusion
  1. Agora, você pode desenhar no quadro branco livremente, utilizando seu touchpad, mouse ou mesa digitalizadora (o dispositivo que você usa para mover seu cursor no computador). Ao acessar o site pelo seu smartphone, o desenho pode simplesmente ser feito pelo seu toque na tela também. Lembre-se de fazer traços bem definidos e um desenho que seja minimamente reconhecível à Inteligência Artificial para chegar num resultado satisfatório, mas você pode testar esse aspecto da sua funcionalidade, se quiser;
  2. Feito o desenho, é hora de descrevê-lo brevemente ou escrever de forma detalhada no campo de texto alfanumérico que fica abaixo do quadro branco. Dê a descrição que você achar melhor ao seu desenho ou ao que você almeja obter no resultado final;
  3. Tendo o desenho e descrição prontos, é hora de ver o resultado: clique no botão Go e aguarde o carregamento. Seu desenho será mostrado em “Results” e a imagem realista gerada aparecerá logo à direita dele. 
  4. Pronto! Agora você pode baixar a imagem e o desenho feitos apenas clicando com o botão direito do mouse nas imagens e salvando. É possível guardar e/ou compartilhar o link gerado das suas imagens no botão logo abaixo das delas, “Copy link“. Você pode criar quantas imagens quiser no mesmo site.
Screenshot do site scribble diffusion - exemplo de um desenho feito pelo scribble diffusion seguindo os passos anteriores (imagem: reprodução/scribble diffusion)
Exemplo de um desenho feito pelo Scribble Diffusion seguindo os passos anteriores (Imagem: Reprodução/Scribble Diffusion)

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre outros sites e funcionalidades com IA, dos quais falamos por aqui:

8 ferramentas para criar apresentações com inteligência artificial

YouTubers criam animação usando Inteligência Artificial

Como fazer sua selfie com inteligência artificial 


Fontes: Analytics in India Mag, ControlNet (artigo), Github do Site, GitHub do Replicate, Scribble Diffusion Demo

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (20/03/23)

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados