Como descobrir se sua região já tem 5g

Como descobrir se sua região já tem 5G?

Avatar of otávio queiroz
Atualmente, o 5G está presente nas cidades de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre; saiba como consultar para saber se a sua região já tem também a tecnologia

Aos poucos, a conexão 5G vai desembarcando nas cidades brasileiras. A primeira delas a receber a nova tecnologia foi Brasília, que desde o dia 6 de julho já permite que os seus moradores possam desfrutar de uma internet mais rápida e estável. Com isso, muitas pessoas desejam saber se a sua cidade já conta com o 5G ou quando ele chegará, definitivamente, à sua localidade. E se você está se perguntando se a sua região já tem 5G, saiba que está no lugar certo! Neste post, você irá descobrir quais bairros já contam com a nova conexão e quais cidades devem recebê-la ainda este ano.

O que é o 5G?

Como descobrir se sua região já tem 5g
5G apresenta velocidades de conexão maiores e mais estáveis para os brasileiros (Reprodução/Internet)

Muitos devem conhecer a conexão de internet via smartphone ou tablet como o antigo 3G ou o atual 4G, tecnologias que permitem estes aparelhos a se conectar com a internet sem a necessidade de estar num ambiente com Wi-Fi, que utiliza rede de internet fixa. O 5G é a evolução dessa internet móvel, oferecendo ainda mais rapidez nas conexões e processos. Por exemplo, será possível baixar arquivos, assistir a vídeos e transmissões ao vivo, jogar jogos online e muitas outras coisas com uma conexão ainda mais estável e rápida.

Diferentes tipos de 5G

O que é 5g?
Atualmente, três tipos de rede 5G são utilizadas no país (Reprodução/Internet)

Apesar da chegada do 5G ao Brasil, há alguns detalhes a se informar sobre a novidade. Existem três tipos de 5G, entenda como cada uma delas funciona.

  • 5G DSS: aplicada atualmente através da maioria das operadoras aqui no Brasil, essa tecnologia marca a transição do 4G para o 5G. Ela utiliza frequências do 4G a fim de que o usuário tenha uma experiência um pouco melhor;
  • 5G NSA: a tecnologia 5G NSA (ou Non Standalone), diferente da anterior, já utiliza da frequência 5G, mas com um núcleo de rede 4G. Aqui a frequência de internet também é rápida, mas a latência não é tão baixa;
  • 5G SA: e por fim, o 5G SA (ou Standalone) é oferecido através de frequência e núcleo de rede, ambos 5G. A internet dessa tecnologia é bastante rápida e também tem latência baixa. Além de jogos online e arquivos baixados muito mais rápido, usos industriais também são indicados.

Operadoras e distribuição

TIM

5g da tim
Nos testes realizados e disponibilidades na web, a TIM é a operadora que apresentou a maior velocidade no 5G “puro” (Reprodução/Internet)

Nos testes realizados e disponibilidades na web, a TIM é a operadora que apresentou a maior velocidade no 5G “puro”, atingindo uma transferência de dados de 5,4 Gbos em rede móvel 5G standalone. Os testes, realizados no laboratório da empresa no Rio de Janeiro, entregou, na prática, conexões de 3,9 Gbps de download.

Os 5,4 Gbps são 100 vezes mais do que o alcançado no 4,5G da TIM e 100 vezes acima do registrado no 5G Dynamic Spectrum Sharing (DSS), o 5G “não puro” que foi lançado pelas operadoras brasileiras em 2020.

Já segundo a OpenSignal, a velocidade média de download em redes 5G no Brasil da TIM chega a 54,3 Mbps, sustentando ainda assim a liderança quando o assunto é maior velocidade de conexão. Isso é mais que o triplo da velocidade média de download quando consideradas todas as outras tecnologias de rede da operadora (4G, 3G e 2G), que é de 16 Mbps. No upload, a velocidade média da TIM em 5G também triplicou, alcançando 21,6 Mbps ante 6,9 Mbps considerando todas as tecnologias.

Ainda de acordo com a TIM, neste primeiro momento não será necessário efetuar a troca do chip para utilizar o 5G da operadora, porém o acesso ao 5G SA será inicialmente apenas para assinantes dos planos TIM Black e TIM Black Família. A operadora ainda fornece dois endereços eletrônicos para quem deseja conferir o mapa de cobertura do sinal 5G e observar quais aparelhos são compatíveis com o novo sinal da operadora.

Claro

5g da claro
5G puro da Claro promete oferecer velodiades de mais de 1,5 Gbps (Reprodução/Internet)

A Claro promete chegar às capitais brasileiras com o máximo de velocidade que a tecnologia pode oferecer. No início de julho, a operadora prometeu uma grande quantidade de espectro, que será todo direcionado para aumentar a qualidade e a velocidade do novo serviço.

Utilizando a frequência de 2,3 GHz, com a solução de compartilhamento dinâmico de espectro, conhecida como DSS, a velocidade média de download em redes 5G no Brasil, de acordo com a OpenSignal, é de 21,7 Mbps. Já a de upload chegou a 20,9 Mbps. Já a rede 5G standalone da companhia, muito mais rápida e estável, promete oferecer velocidades de até 1,7 Gbps, de acordo com testes realizados e publicados na internet.

A operadora inaugurou o serviço já com agregação de portadoras, unindo as frequências de 3,5 GHz com a de 2,3 GHz, adquiridas no leilão do ano passado. Com isso, estarão disponíveis para o 5G nada menos do que 150 MHz (100 MHz da faixa de 3,5 GHz e 50 MHz da faixa de 2,3 GHz). Quanto mais frequência disponível, mais velocidade e mais capacidade de dados trafegarem. O da Claro já atinge 2 GB de velocidade. Futuramente, se o consumo por dados aumentar, a empresa diz ter condições de agregar mais 20 MHz da faixa de 2,1 GHz.

A Claro ainda informa que os usuários que utilizarem a rede 5G NSA chamada pela Claro de 5G+ não precisarão efetuar a troca do chip, porém os usuários que desejarem utilizar o 5G Puro/SA precisarão efetuar a troca do chip. Ela também fornece ferramentas para verificar o mapa de cobertura do sinal 5G em todo o país, além de disponibilizar a lista de aparelhos compatíveis com o 5G.

Vivo

5g da vivo
Segundo a Vivo, 2,5 milhões de clientes em todo o país já estão aptos a usar o novo padrão (Reprodução/Internet)

Quando lançou a tecnologia no DF, a Vivo não chegou a divulgar a velocidade máxima obtida pelo seu 5G, mas afirmou, em nota, que já está pronta para ativar o sinal nas demais capitais, assim que o espectro for liberado em cada uma. A operadora diz ainda possuir cerca de 2,5 milhões de clientes com condições necessárias para usar o 5G: um plano móvel da operadora e um aparelho compatível com a tecnologia.

De acordo com os testes realizados pela OpenSignal, a velocidade média de download na rede 5G da Vivo é de 39,8 Mbps. Já quando falamos sobre upload, a taxa gira em torno de 10 Mbps. A operadora ainda diz que os usuários que utilizarem a rede 5G NSA não precisarão efetuar a troca do chip, porém os usuários que desejarem utilizar o 5G Puro/SA precisarão efetuar a troca do chip.

Assim como as outras operadoras, a Vivo também disponibiliza o seu mapa de cobertura, além dos aparelhos compatíveis com o seu 5G.

Cidades brasileiras com 5G (e as que receberão em breve)

Cidades brasileiras com 5g
Cidades brasileiras com 5G ainda são poucas, mas, em breve, outras tantas receberão a novidade (Reprodução/Internet)

Quase um mês depois de o 5G começar a funcionar no Brasil, quatro capitais, além do Distrito Federal, já contam com a tecnologia. Moradores de Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa e São Paulo já podem usufruir da tecnologia móvel, com velocidade 20 vezes mais rápida que o 4G, disponível em algumas regiões. Ainda de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as próximas capitais com previsão de ter a tecnologia implementada são Curitiba, Goiânia, Rio de Janeiro e Salvador.

Cada estado brasileiro terá ao menos três operadoras licenciadas para fornecer o 5G no mapa brasileiro, entre outorgas regionais e nacional. No total, o país terá quatro operadoras com outorga nacional. Às gigantes Claro, TIM e Vivo, conhecidas do brasileiro, se soma a novata Winity, relacionada ao fundo Pátria Investimentos.

5g nas capitais
São Paulo, Brasília, João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte já contam com conexão 5g (Reprodução/Internet)

No caso das outorgas regionais, a divisão do país também inclui as grandes teles, mas terá no jogo duas empresas de menor porte já atuantes no setor – Algar Telecom e Sercomtel – e mais quatro entrantes, como são chamadas companhias que vão ingressar no segmento com o fornecimento do 5G: Brisanet, Cloud2U, Consórcio 5G Sul (formado por Copel Telecom e Unifique) e Neko.

Cada uma das operadoras terá área de cobertura definida a partir dos lotes arrematados no leilão realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com sobreposições:

  • Algar Telecom oferecerá o serviço de 5G no sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro e em localidades dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo;
  • Brisanet será responsável pelo serviço nas regiões Nordeste e Centro-Oeste;
  • Claro garantiu atuação em todos os estados das regiões Norte, Centro-Oeste e Sul e também no estado de São Paulo e em localidades dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás;
  • Cloud2U terá outorga para operar o 5G nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Espírito Santo;
  • Consórcio 5G levará a tecnologia para a região Sul;
  • Neko garantiu atuação no estado de São Paulo;
  • Sercomtel vai atuar na região Norte e no estado de São Paulo;
  • TIM ficou com toda a região Sul e estados do Sudeste;
  • Vivo prestará o serviço nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Confira, a seguir, a cobertura em detalhes.

Brasília

5g em brasília
Diversos bairros de Brasília já contam com sinal 5G (Reprodução/Internet)

Em Brasília, as seguintes regiões já contam com cobertura de internet 5G:

  • Águas Claras;
  • Asa Norte;
  • Asa Sul;
  • Ceilândia;
  • Cruzeiro;
  • Gama;
  • Guará;
  • Lago Norte;
  • Lago Sul;
  • Noroeste;
  • Recanto das Emas;
  • Samambaia;
  • Santa Maria;
  • Setor de Indústria Abastecimento (SIA);
  • Taguatinga;
  • Taguatinga;
  • Vicente Pires.

Belo Horizonte

5g em belo horizonte
Inicialmente, cerca de 70 bairros da capital mineira receberão a nova tecnologia (Reprodução/Internet)

Inicialmente, cerca de 70 bairros da capital mineira receberão a nova tecnologia. São eles:

Bairros de BH com sinal 5G da Tim:

  • Bandeirantes
  • Barreiro de Baixo
  • Barro Preto
  • Barroca
  • Belvedere
  • Boa Viagem
  • Brasil Industrial
  • Buritis
  • Cardoso
  • Carlos Prates
  • Castanheira
  • Castelo
  • Cidade Jardim
  • Conjunto Pongelupe
  • Conjunto Teixeira Dias
  • Estoril
  • Floresta
  • Funcionários
  • Grajaú
  • Gutierrez
  • Inconfidência
  • Independência
  • Jardim América
  • Lourdes
  • Luxemburgo
  • Madre Gertrudes
  • Manacás
  • Mangueiras
  • Mineirão
  • Monsenhor Messias
  • Nossa Senhora da Glória
  • Nova Cintra
  • Nova Esperança
  • Nova Gameleira
  • Nova Granada
  • Nova Suíssa
  • Novo Santa Cecília
  • Padre Eustáquio
  • Palmares
  • Pedro II
  • Primavera
  • Santa Efigênia
  • Santa Helena
  • Santa Lúcia
  • Santa Mônica
  • Santa Terezinha
  • Santo Agostinho
  • São Cristóvão
  • São Gabriel
  • São Luís
  • Savassi
  • Senhor dos Passos
  • Serra
  • Sion
  • Solar do Barreiro
  • Tirol

Bairros de BH com sinal 5G da Claro

  • Alípio de Melo;
  • Bandeirantes;
  • Barragem Santa Lúcia;
  • Boa Viagem;
  • Heliópolis;
  • Hospital da Baleia;
  • Lourdes;
  • Manacás;
  • Minaslândia;
  • Ouro Preto;
  • Paraíso;
  • Providência;
  • Santo Agostinho;
  • São Bento;
  • São Bernardo;
  • São Gonçalo;
  • Savassi.

Bairros de BH com sinal 5G da Vivo

  • Anchieta
  • Cruzeiro
  • São Pedro
  • Serra
  • São Lucas
  • Santo Antônio
  • Santo Agostinho
  • Savassi
  • Funcionários
  • Boa Viagem
  • Cidade Jardim
  • Gutierrez
  • Prado
  • Barro Preto
  • Lourdes
  • Centro
  • Floresta
  • Colégio Batista
  • Santa Efigênia

Porto Alegre

5g em porto alegre
Em Porto Alegre, a rede estará disponível, neste primeiro momento, a partir de antenas instaladas em pelo menos 44 bairros da capital (Reprodução/Internet)

Em Porto Alegre, a rede estará disponível, neste primeiro momento, a partir de antenas instaladas em pelo menos 44 bairros da capital. O sinal será liberado, de forma gradual, para os outros bairros até 2025. Confira quais bairros já contam com a novidade:

Bairros de POA com sinal 5G da Claro

  • Higienópolis
  • Moinhos de Vento
  • Jardim Europa
  • Boa Vista
  • Mont’Serrat
  • Auxiliadora
  • Bela Vista
  • Petrópolis
  • Três Figueiras
  • Rio Branco
  • Tristeza
  • Vila Assunção

Bairros de POA com sinal 5G da TIM

  • Independência
  • Santana
  • Centro
  • Santa Tereza
  • Santo Antônio
  • Jardim Lindoia
  • Menino Deus
  • Cristo Redentor
  • Navegantes
  • Bom Jesus
  • Rubem Berta
  • Itu Sabará
  • Sarandi
  • Vila Ipiranga
  • Nonoai
  • Moinhos de Vento
  • Passo D’Areia
  • Partenon
  • Cidade Baixa
  • Humaitá
  • Santa Maria Goretti
  • São Sebastião
  • Bela Vista
  • Auxiliadora
  • São Geraldo
  • Cavalhada
  • Cascata
  • Alto Petrópolis
  • Petrópolis
  • Boa Vista
  • Floresta
  • Praia de Belas
  • Protásio Alves

Bairros de POA com sinal 5G da Vivo

  • Cidade Baixa
  • Centro Histórico
  • Moinhos de Vento
  • Auxiliadora
  • Petrópolis
  • Bom Fim
  • Jardim Botânico
  • Rio Branco
  • Bela Vista
  • Mont’Serrat
  • Floresta
  • Azenha
  • Santana
  • Menino Deus
  • Farroupilha
  • Santa Cecília
  • Praia de Belas

João Pessoa

5g em joão pessoa
João Pessoa também recebeu o sinal 5G no último dia 29 de julho (Reprodução/Internet)

João Pessoa também recebeu o sinal 5G no último dia 29 de julho. Confira, a seguir, quais bairros fornecem acesso à tecnologia.

Bairros de João Pessoa com sinal 5G da Claro

  • Aeroclube
  • Manaíra
  • Tambaú
  • Altiplano
  • Brisamar
  • Miramar
  • Jardim Oceania
  • Cabo Branco
  • Cristo (a ser ativada nos próximos dias)
  • José Américo (a ser ativada nos próximos dias)

Bairros de João Pessoa com sinal 5G da TIM

  • Manaíra
  • Altiplano
  • Cabo Branco
  • Bessa
  • Brisamar
  • Centro
  • Ipês
  • Cidade Universitária
  • Jardim Luna
  • Jardim Oceania
  • Jardim Treze de Maio
  • Tambauzinho
  • Torre

Bairros de João Pessoa com sinal 5G da Vivo

A Vivo não divulgou a lista de bairros, como as outras operadoras, mas disponibiliza no site a área de cobertura.

São Paulo

5g em são paulo
São Paulo se tornou hoje (4) a quinta capital brasileira a ter internet móvel 5G, após Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB) (Reprodução/Internet)

São Paulo se tornou hoje (4) a quinta capital brasileira a ter internet móvel 5G, após Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. Assim como ocorreu nessas capitais, a cobertura ainda não se estende por todo o território da cidade e depende da instalação de mais antenas. Atualmente, a capital paulista conta com 1.378 antenas de 5G.

Bairros de Sampa com sinal 5G da TIM

Em coletiva sobre a chegada da nova tecnologia de transmissão na cidade, o CEO Alberto Griselli assegurou que a cobertura da TIM chegará a 100% dos bairros. “Em São Paulo, decidimos caprichar, porque é a maior capital do Brasil e, desde o começo, o objetivo sempre foi fortalecer nossa liderança na cidade. Por isso, nossa premissa aqui é dar a maior cobertura 5G do Brasil”, explicou.

Bairros de Sampa com sinal 5G da Claro

  • Água Branca
  • Bela Vista
  • Brooklin Novo
  • Brooklin Paulista
  • Butantã
  • Cerqueira César
  • Chácara Monte Alegre
  • Chácara Santo Antônio
  • Cidade Jardim
  • Cidade Mãe do Céu
  • Cidade Monções
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Indianópolis
  • Itaim Bibi
  • Jardim América
  • Jardim Ampliação
  • Jardim Anália Franco
  • Jardim Caboré
  • Jardim das Acácias
  • Jardim dos Estados
  • Jardim Europa
  • Jardim Londrina
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim Petrópolis
  • Moema
  • Morumbi
  • Paraíso
  • Paraíso do Morumbi
  • Paraisópolis
  • Parque São Jorge
  • Pinheiros
  • Planalto Paulista
  • Santa Cecília
  • Santo Amaro
  • Sumarezinho
  • Tatuapé
  • Vila Nova Conceição
  • Vila Andrade
  • Vila Carrão
  • Vila Clementino
  • Vila Cordeiro
  • Vila Gomes Cardim
  • Vila Invernada
  • Vila Mariana
  • Vila Nova Conceição
  • Vila Olímpia
  • Vila Romana
  • Vila Suzana
  • Vila Tramontano
  • Vila Uberabinha.

Bairros de Sampa com sinal 5G da Vivo

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Brooklin
  • Brooklin Novo
  • Brooklin Paulista
  • Butantã
  • Campo Belo
  • Centro
  • Cerqueira César
  • Chácara Itaim
  • Chácara Santo Antônio (zona sul),
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Cidade Monções
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Ibirapuera
  • Indianópolis
  • Itaim Bibi
  • Jardim América
  • Jardim das Acácias
  • Jardim Europa
  • Jardim Everest
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Liberdade
  • Mirandópolis
  • Moema
  • Morro dos Ingleses
  • Morumbi
  • Paraíso
  • Perdizes
  • Pinheiros
  • Real Parque
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Sumaré
  • Sumarezinho
  • Vila Anglo Brasileira
  • Vila Buarque
  • Vila Clementino
  • Vila Congonhas
  • Vila Cordeiro
  • Vila Gertrudes
  • Vila Madalena
  • Vila Mariana
  • Vila Nova Conceição
  • Vila Olímpia
  • Vila Represa
  • Vila São Francisco
  • Vila Tramontano
  • Vila Uberabinha.

Próximas cidades a receber o 5G

  • Curitiba
  • Goiânia
  • Rio de Janeiro
  • Salvador

Capitais ainda sem previsão

No caso das capitais ainda sem previsão, as operadoras têm até o dia 29 de setembro para ativar a conexão. As principais operadoras de telefonia, como a Claro, Vivo e Tim, também oferecem ferramentas de busca por cobertura nos sites oficiais de cada uma delas. Por lá, é possível conferir se a sua região já possui o sinal 5G.

  • Aracaju
  • Belém
  • Boa Vista
  • Campo Grande
  • Cuiabá
  • Fortaleza
  • Florianópolis
  • Manaus
  • Macapá
  • Maceió
  • Natal
  • Recife
  • Rio Branco
  • Palmas
  • Porto Velho
  • São Luís
  • Vitória
  • Teresina

O que muda com o 5G?

O que muda com o 5g?
Nos aparelhos em que o sinal já é captado, a promessa é de velocidades até 20 vezes superiores ao 4G (Reprodução/Internet)

Nos aparelhos em que o sinal já é captado, a promessa é de velocidades até 20 vezes superiores ao 4G, com consumo mais rápido de vídeos, jogos e ambientes de realidade virtual. No entanto, é preciso se certificar que o smartphone utilizado seja compatível com a tecnologia.

Veja também:

Microsoft apresenta soluções 5G para redes privadas e militares.

Fontes: Gazeta do Povo, Exame.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados