Celular pegando fogo devido a uma pessoa não seguir dicas de como evitar superaquecimento do celular

Como evitar superaquecimento do celular

Avatar of victor pacheco
Saiba como evitar superaquecimento do celular e deixar seu aparelho longe de problemas causados pelo calor

Se você chegou a este artigo, com certeza deve estar procurando como evitar superaquecimento do celular. Isso pode acontecer devido a diversos motivos e entenda que nem sempre, o mal uso pode causar problemas. Mas na maioria das vezes, por meio de simples ações, você consegue deixar de ter um celular quente. Também é importante se atentar a possíveis problemas que não são decorrentes de um mal uso. Não é preciso ir longe para lembrar que já tivemos casos de celular superaquecendo tanto que isso levou a uma explosão. Pensando em lhe ajudar com este problema que pode trazer grandes prejuízos, reunimos algumas dicas sobre como evitar o superaquecimento do celular.

O que é o superaquecimento dos celulares

O superaquecimento dos celulares é uma forma de todo o calor em volta dos componentes ser colocado para fora de seu telefone. Basicamente, se você tem um celular aquecendo, isso pode estar acontecendo devido a uma série de fatores. O primeiro deles é mais relacionado com o desempenho, onde há muitos aplicativos rodando ao mesmo tempo.

Exemplo de celular saindo fumaça devido ao superaquecimento
Ter um celular quente pode ser sinônimo de problema

O mesmo pode acontecer se seu telefone estiver rodando um aplicativo que exige muita memória RAM e força do processador. Dessa forma, um celular superaquecendo é perigoso devido ao mesmo não estar dentro das devidas temperaturas. Você também pode ter um celular aquecendo se o mesmo ficar exposto às altas temperaturas. Pode parecer algo realmente simples, mas deixar nosso telefone exposto ao sol ou até mesmo dentro de um carro que está o dia todo no sol, faz com que você tenha um superaquecimento do celular.

O que pode acontecer se um celular ficar muito quente?

Lembrando que nem todo celular superaquecendo pode vir a explodir ou deixar de funcionar, mas este é um ponto de alerta máximo. Não podemos falar de celular aquecendo sem citar um dos (se não o mais) casos mais famosos deste assunto. O ano era 2016 e as olimpíadas no Brasil estavam acontecendo. A Samsung, aproveitando este momento, anunciou então, a sétima geração de sua linha focada em produtividade, o Galaxy Note 7.

Sendo um lançamento realmente ambicioso, não levou tempo para que o produto começasse a dar problemas aos compradores. Casos do celular superaquecendo começaram a aparecer e com medo que uma explosão acontecesse, diversas companhias aéreas até proibiram que o modelo entrasse em seus aviões. A empresa até tentou reparar seu erro, realizando um recall que custou mais de R$ 17 bilhões. Ações de como evitar superaquecimento do celular também foram procuradas por quem comprou o modelo. Mas isso não adiantou muito e o Galaxy Note 7 foi descontinuado.

Galaxy note 7 queimado devido a um problema de superaquecimento
Galaxy Note 7 trouxe problemas para usuários e fabricantes

Um tempo depois de todos os casos, um site descobriu que o principal fator do celular aquecer foi o design. Ao pensar em entregar beleza e desempenho em uma estrutura menor, a Samsung ignorou uma regra básica: o espaço entre a bateria e os demais componentes deve ser de no mínimo, 0,5 milímetros.

No Galaxy Note 7, este espaço era de 0,1 milímetro e 0,3 mm na lateral. As baterias de íon de lítio incham e este espaço é utilizado justamente para isso. Com isso em mente, ao perceber que seu celular está com uma temperatura fora do normal, o mais esperto a se fazer é primeiramente, colocá-lo para “descansar”.

Como evitar o superaquecimento?

Se você tem um celular esquentando na parte de cima, existem algumas boas ações que pode evitar isso. A primeira delas é evitar que o aparelho rode muitos aplicativos ao mesmo tempo. Muitas fabricantes já estão permitindo que os usuários selecionem quais aplicativos irão rodar em segundo plano ou não. Por mais que não estejam de fato abertos, estes ainda podem exigir um esforço do processador, causando o aquecimento.

Uma outra ação de como evitar superaquecimento do celular é evitar o uso do aparelho em altas temperaturas. Mais do que ninguém, você sabe que o Brasil é uma país naturalmente quente e quase todos os dias possuem um pico de temperatura. Evite fazer o uso ao ar livre durante este período. Também é importante que você evite o uso do celular durante a recarga da bateria está acontecendo. Naturalmente, devido a estar recebendo energia, o telefone já vai estar aquecendo. Então não dê mais motivos para que as altas temperaturas aconteçam.

Celular pegando fogo devido ao superaquecimento
Superaquecimento de celulares pode estar conectado ao mau uso

Por fim, se você estiver com um celular esquentando na parte de cima, vale a pena levar o aparelho até um especialista para verificar o motivo disso estar acontecendo. Em muitos casos, a troca de um simples componente pode resolver o problema. Também já falamos sobre como lidar com o superaquecimento do celular em uma matéria especial, não deixe de visitar.

Como evitar superaquecimento do celular em dias quentes?

O aquecimento global está causando um aumento tão grande nas temperaturas, e não é apenas a gente que pode sofrer com isso. Nossos celulares podem ficar tão quentes quanto o dia e você sabe que isso pode causar diversos prejuízos. Veja dicas para como evitar superaquecimento do celular.

Procure lugares onde o sol não está batendo em sua casa

A primeira dica é simples: não deixe seu telefone em locais quentes. Se o local onde você mora esquenta bastante, procure lugares onde a luz do sol não está batendo. Devido a serem tecnológicos, as pessoas acham que podem deixar os aparelhos em qualquer lugar. Isso pode fazer um celular superaquecendo se tornar um verdadeiro perigo.

Capinhas e dias quentes não combinam

Apesar de proteger de toda e qualquer queda, saiba que as capinhas funcionam como um captador de calor, devido a estarem recebendo o que está sendo colocado para fora. Com isso, vale a pena deixar estes acessórios em casa em dias que as temperaturas estão mais elevadas. Como dissemos, existem diversos aplicativos que ficam rodando em segundo plano e em dias quentes, isso funciona como um verdadeiro impulsionador para que você tenha um celular superaquecendo. Dessa forma, além de impedir que os aplicativos fiquem rodando em segundo plano, opte por desligar os dados móveis e deixar a tela com o menor brilho possível.

Celular com uma capa de silicone em cima de uma mesa de madeira
Dia muito quente? Deixe a capinha de lado nestes momentos

Além de lhe ajudar a economizar energia, essa ação ainda vai exigir menos do processador e menos calor será gerado. Se pudesse falar, seu telefone iria na verdade, agradecer por isso. Ao mesmo tempo, tente não levar seu aparelho ao limite em dias mais quentes. Isso porque: o sol natural já está sendo um motivo para o fenômeno de celular superaquecendo aconteça, então por qual motivo você será outro impulsionador disso?

Evite deixar seu telefone no bolso é uma forma de como evitar superaquecimento do celular

Ter um celular quente é definitivamente um problema e por mais que você não esteja usando seu aparelho, uma boa ação é evitar que ele fique em seu bolso. Isso porque este lugar também esquenta, então, sempre que estiver fora para resolver algum problema ou até mesmo em um parque, deixe seu celular em um lugar que tenha sombra, e claro, bem arejado.

Jamais tente abaixar a temperatura de forma bruta

Essa dica pode parecer um pouco ultrapassada, mas muitas pessoas imaginam que colocar o telefone em baixas temperaturas quando o aparelho está muito quente pode resolver este problema. Acontece que, ao fazer isso, você terá outro problema. Então vale mais a pena fechar todos os aplicativos e fazer configurações que irão ajudar o processador a trabalhar menos possível.

Celular que foi colocado dentro de uma geladeira
Abaixar a temperatura de forma drástica pode causar problemas no processador

Colocar um celular superaquecendo dentro de uma geladeira pode causar danos permanentes e que nem sempre a garantia se responsabilizará por este erro. Dessa forma, ao ter um aparelho com altas temperaturas em mãos, deixe que o mesmo se resfrie de forma automática. Muitas fabricantes estão realizando uma programação automática para que o celular abaixe a temperatura sempre que um pico de atenção for atingido.

O que fazer para resfriar o celular?

Assim como dissemos anteriormente, vale a mais a pena deixar que seu telefone esfrie sozinho do que você faça isso pelo aparelho. Entenda que: colocar o mesmo em baixas temperaturas não vai fazer com que o problema de celular superaquecendo se resolva em segundos. E isso pode trazer problemas que a garantia pode não cobrir.

Deixe seu telefone em um lugar arejado e que não recebe luz do sol. Vale pena deixar o celular quente em um canto para que então aconteça o resfriamento. Vale a pena fechar todos os aplicativos que estavam rodando no momento que o aparelho estava com altas temperaturas e até mesmo abaixar o brilho da tela. Assim como colocar o aparelho no Modo Avião.

O que acontece quando o telefone esquenta muito?

De uma forma clara, todas as peças internas de seu celular começam a receber uma temperatura com a qual não foram desenvolvidas para aguentar. É por este motivo que muitas pessoas dizem que um produto “está fritando”. Em casos mais extremos os produtos ficaram tão quentes, que o calor consumiu os componentes. Um exemplo clássico é o Galaxy Note 7, como dissemos no começo do texto.

Pessoa utilizando celular para jogar
Evite usar seu celular caso ele esteja muito quente e aguarde tudo se normalizar

Então não tente levar seu celular mais longe do que ele pode ir. Se por exemplo você estiver tentando rodar um jogo que exige mais do que o processador aguenta, saiba que pode ter problemas. Uma das principais formas de como evitar superaquecimento do celular é sempre fazer o uso acordo com o que o aparelho realmente aguenta.

Uma das formas de como evitar superaquecimento do celular é ter um uso moderado

Agora com estas dicas, você sabe o necessário para evitar problemas em seu aparelho, mas também é importante lembrar que seu telefone não deve ser levado ao limite, principalmente mais de uma vez por dia. Devido ao aquecimento global estar aumentando cada vez mais, nossos dias estão sendo mais quentes. O papel dos donos de telefones é, então, entender como evitar superaquecimento do celular. Dessa forma, siga todas as dicas acima à risca.

Pessoa procurando como evitar superaquecimento do celular em um iphone
Para não ter problemas, jamais tente levar seu celular em uma potência que ele não possui

Além de evitar que seu telefone seja levado para a assistência por pelo menos um tempo, você ainda colabora para que o aparelho não tenha sua vida útil tão diminuída. É importante que o usuário não seja um problema, e sim, evite que as altas temperaturas cheguem aos celulares.

Você tem alguma dica de como evitar superaquecimento do celular? Comente conosco!

Veja também:

Ainda sobre smartphones, confira nossa análise do novo realme 8 5G!

Fonte: TechRadar.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
29
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados
Asus transformer prime

Tablet Asus Transformer Prime receberá atualização Ice Cream Sandwich no dia 12 de janeiro

A divisão da Asus no Reino Unido confirmou, em sua página oficial no Facebook, a atualização de seu tablet quad-core Asus Transformer Prime do mercado para a nova versão do Android, o Ice Cream Sandwich (ICS), para o próximo dia 12 de janeiro. Logo após, será a vez da primeira versão do tablet, o Asus Transformer.
Avatar of andré ayres martinez
Leia Mais