Como fazer Live no Instagram: o Guia Completo, com dicas e truques especiais!

Como fazer live no Instagram
Trazemos dicas imperdíveis de como fazer live no Instagram, interagindo e se divertindo com seus seguidores, e aumentando o engajamento

Como fazer live no Instagram é talvez uma das dúvidas mais recorrentes a respeito dessa plataforma. Isso porque o recurso tornou-se uma ótima maneira para interagir com seus seguidores em tempo real. E, acredite, mesmo que você não seja um influencer, talvez essa alternativa seja tudo o que você precise no momento. Orgânica e descontraída, a live é uma opção bacana e diferente das videochamadas que se tornaram populares em meio a pandemia.

Aqui, a grande estrela do show é você, que poderá também se comunicar com os seguidores através de mensagens com os usuários, responder perguntas enviadas e até mesmo convidar outras pessoas para participar da sua transmissão.

Ficou interessado e não sabe muito bem por onde começar? Separamos algumas dicas e uns outros truques para te ajudar a desmistificar o processo de como fazer live no Instagram para interagir e se divertir com seus familiares, colegas, amigos e seguidores e ainda, quem sabe, gerar mais engajamento no seu perfil nesta rede social. Confira:

Como fazer live no Instagram?

Fazer uma live no Instagram é um processo bem simples, sendo que com alguns toques já é possível interagir com seu público. Ao iniciar uma live na plataforma, uma mensagem de aviso vai comunicar seus seguidores que você começou uma transmissão ao vivo, para que os interessados possam se conectar a qualquer momento. Vale lembrar que aplicativo permite que as lives tenham duração de até uma hora. Dito tudo isso, criamos a seguir um passo a passo bem simples de como fazer live em seu Instagram.

Passo 1: ao entrar no Instagram, é possível identificar, ao topo e à esquerda, um ícone de câmera, que também serve para gravar stories. Um simples toque já te encaminha à aba de stories. Nesta aba é possível não somente criar os stories, populares no aplicativo, como também iniciar uma live. Basta selecionar a opção “AO VIVO”.

Primeiros passos de como fazer live no Instagram
Ao entrar em seu aplicativo do Instagram, é possível verificar, no canto superior esquerdo, um ícone de câmera. É nele que é possível fazer sua transmissão

Passo 2: Selecionado o botão “AO VIVO”, se inicia uma rápida contagem regressiva, e a transmissão se inicia. Vale lembrar que, como já dissemos antes, uma mensagem pop-up vai encaminhar ao seguidores um aviso de que você iniciou uma live. Aos poucos, interessados podem entrar em sua transmissão. É possível verificar no topo, à direita, quantos espectadores estão presentes.

Segundo passo para uma Live no Instagram
Mensagens vão indicar a entrada de novos espectadores em sua live

É possível saudar o seu público com o botão “Acenar”. Um emoji vai aparecer nas mensagens em resposta ao usuário em questão. É importante frisar que você pode se comunicar com seu público tanto pelo chat quanto pelo vídeo.

Durante a live ainda é possível, além de responder as mensagens, selecionar as que mais gostar, reportar abusos, dar zoom ou afastar a imagem.

Passo 3: Sua live foi um sucesso e você está se despedindo do seu público. Clique em “Encerrar”, localizado no canto superior direito, e você será direcionado para uma outra tela. Uma mensagem vai aparecer se certificando de que é seu desejo, de fato, encerrar a live. Basta confirmar. Por fim, você pode salvar o vídeo em seu IGTV, baixá-lo no seu celular ou simplesmente excluí-lo.

Terceiro passo para Live no Instagram
Ao encerrar é uma live é possível salvá-la ou até mesmo descartá-la

Ao assistir o vídeo gravado, a tela exibirá um feed com os comentários feitos pelos usuários que estão assistindo ao vídeo. Nessa hora, ainda é possível responder as mensagens, mantendo o engajamento após a transmissão

Planejar o conteúdo é garantia de sucesso na live

Mesmo que a live no Instagram tenha como característica ser um vídeo mais informal, ainda assim é importante que você crie um roteiro antes de iniciar, principalmente se o seu foco for a apresentação de um produto ou até mesmo um evento.

Para isso, basta se organizar e criar um documento, separando tópicos chave como nomes, datas ou locais que vão ser necessários serem consultados ao longo do vídeo ao vivo. Quem sabe criar uma breve introdução sobre o assunto já acaba por evitar alguns contratempos, afinal, é importante saber trabalhar bem o tempo que tem à sua disposição.

Live no Instagram
Prepare, antes de tudo, um roteiro para sua live no Instagram com os principais tópicos

Se está com dúvidas de como começar, separe os tópicos da live em algumas perguntas simples como: quais assuntos vão ser abordados na transmissão? Quais são as palavras-chaves mais importantes de toda sua fala? Pense bem sobre essas questões antes de iniciar o vídeo ao vivo, pois elas serão essenciais na hora de fazer sua descrição.

É muito importante ter em mente que as lives do Instagram possuem limite de 60 minutos de duração, sendo possível encerrar antes disso. Independentemente do período que você tenha se programado para passar ao vivo, é preciso ter conteúdo suficiente para não deixar a sua live monótona. Saber os seus limites aqui é crucial.

Ah, também é super importante evitar o silêncio, como em momentos que você está apenas lendo comentários de seus espectadores. E sabemos que eles podem ser muitos. Nessas horas, seja pragmático: bata lembrar que as pessoas estão assistindo o seu vídeo ao vivo porque estão desejosas de conteúdo.

Live no Instagram
Caso se sinta inseguro mesmo assim, tente fazer gravações em seu celular para identificar os possíveis acertos e erros

Mesmo depois de tudo isso, ainda se sinta inseguro, faça uma gravação em seu smartphone seguindo o roteiro. Isso com certeza vai te ajudar a revisar o seu discurso e te deixar preparado para imprevistos e, de quebra, ajuda a melhorar a sua fala. Faça o teste mais de uma vez e perceba os seus progressos.

Trabalhar a sua autoconfiança é importante aqui, permita-se ter esses momentos antes de entrar em uma live. Improvisos são bons, sempre, mas não transpareça nervosismo. Mostrar que estar preparado é sempre um bônus.

Preste atenção à qualidade do vídeo e do áudio

Live no Instagram
Invista em um tripé para melhorar a qualidade de sua transmissão no Instagram

Além do conteúdo, pensar na maneira como nos apresentamos também é essencial ao pensar em como fazer live. Isso significa que ser visto e ouvido também possui papel fundamental, e muitas vezes ajuda a transmitir de maneira mais natural o conteúdo.

Por isso, antes de tudo, sempre é bom verificar se a câmera do seu smartphone possui uma boa qualidade de captura de vídeo, especialmente a frontal, que é a forma mais utilizada pra gravar uma live no Instagram, por facilitar a visualização das interações na tela. Caso queira evitar imprevistos, invista em um tripé, evitando assim quedas ou surpresas durante a transmissão.

Como fazer Live no Instagram: o Guia Completo, com dicas e truques especiais!
Mesmo que opte em fazer uma live em ambiente externo, use um fone com microfone para melhor captação do áudio

Antes de começar, opte sempre por fazer o vídeo ao vivo em um local tranquilo, silencioso e sem ruídos. Não se esqueça de desligar notificações e chamadas do seu celular. Agora, se a live for realizada em espaços abertos, tente ficar distante dos pontos em que haja muito vento ou barulho, pois isso pode prejudicar e muito a comunicação com seus seguidores.

Utilize sempre seu tom de voz natural, evitando falar muito baixo ou aos gritos. Em caso de transmissões externas, opte por usar fones de ouvido com microfone, para deixar o áudio limpo e evitar ruídos.

Outra dica de ouro reside exatamente na qualidade de sua conexão com a Internet. Opte sempre por realizar as lives conectadas ao Wi-Fi, por justamente apresentar maior estabilidade e qualidade de transmissão, evitando, assim, que o vídeo ao vivo seja interrompido. Uma queda de sinal pode gerar uma possível grande evasão dos espectadores.

Aproveite e confira nossas dicas para fazer uma videoconferência, onde mostramos como encontrar a melhor iluminação, enquadramento e muito mais pra sua live ficar ainda melhor:

Divulgue a sua live com antecedência

Live no Instagram
Envia uma mensagem para seus colegas via direct ou até mesmo anuncie a live em seus stories no Instagram

Já dissemos que o Instagram se certifica de enviar notificações para seus seguidores uma vez que você inicia uma transmissão ao vivo. Mas nem sempre esta mensagem pode chegar para todos, já que alguns usuários podem ter desabilitado esta função em suas configurações, o que limita o alcance desses alertas. Isso significa que sua live pode passar desapercebida para um possível telespectador interessado.

Deste modo, para garantir que seus amigos saibam do seu vídeo, compartilhe sua live no Instagram via Direct. Basta encaminhá-la usando o ícone de avião disponível no menu inferior da transmissão.

Você pode também criar um story horas ou dias antes para divulgar o horário de sua live, e pode encaminhá-lo via Direct para os possíveis interessados. Você já pode antecipar o assunto de sua transmissão, e usar o sticker de contagem regressiva pode ajudar a criar expectativa. Utilize os recursos do próprio Instagram a seu favor.

Live no Instagram
Use stickers para chamar atenção ao seu conteúdo

Se, por um acaso, seu perfil seja trancado por alguma razão, abri-lo nesse momento permite que pessoas que ainda não te seguem possam assistir sua transmissão ao vivo. Dessa forma, quem ainda não segue a sua conta pode vir a se interessar por ela, o que potencializará o sucesso de seu perfil.

Dificilmente o pico de acesso de seu vídeo ao vivo vai acontecer no início da sua live. Normalmente elas começam com poucas visualizações e, durante o andamento, surgem mais pessoas online. Caso isso aconteça no início, não se desespere! Popularidade se cria com o tempo. Quanto mais você fazer uso deste recurso, com certeza, maior será o público nas transmissões futuras.

Interaja com os espectadores

Engajar seu público é essencial e talvez o grande truque que vai determinar o sucesso ou o fracasso das suas lives. Por que não fazer com que eles participem da própria criação do conteúdo da sua transmissão? O tipo de público que acompanha uma live no Instagram costuma interagir por meio de mensagens. E mais, gostam de ver suas dúvidas respondidas e seus comentários citados.

Live no Instagram
Tente sempre interagir com seus espectadores, respondendo perguntas

Sendo assim, interaja com as pessoas. Depende do volume de espectadores é praticamente impossível interagir com todos, mas faça um esforço genuíno. Cite um e outro espectador, mencione a mensagem e agradeça a participação. A pessoa vai ficar agradecida por ter sido notada.

O Instagram oferece, como já citamos, a opção de “acenar” para alguém. Por isso, assim que um usuário entrar na sala, use este recurso a seu favor. Vale lembrar de sempre citar o nome completo dos seus seguidores. Muitas dessas pessoas entram na live desejosas de engajamento, por isso, promova esse espaço.

Chame convidados para a sua live

Live no Instagram
Procure chamar uma segunda pessoa para participar em uma live no Instagram

Outra maneira bastante divertida para diversificar o seu conteúdo e aumentar seu engajamento é a participação de convidados. Sejam espectadores ou especialistas, apenas a participação de uma segunda pessoa pode aumentar a quantidade de pessoas interessadas naquilo que você tem a dizer.

E nada muda de maneira significativa. A inclusão de uma segunda pessoa faz com que a tela fique dividida ao meio, permitindo que os espectadores assistam às duas transmissões ao mesmo tempo enquanto as pessoas interagem entre si e é um recurso fácil de ser executado.

Basta tocar no ícone de duas carinhas que aparece no menu inferior. Depois, é só selecionar o convidado na lista de usuários, lembrando que a pessoa já deve estar conectada na sua live. Outro recurso que pode ajudar a deixar a transmissão mais dinâmica é aceitar o convite de usuários para participar, o que também é possível.

Live no Instagram
É possível ainda aceitar convite de seus seguidores para que eles possam participar de suas lives

Esse recurso é bastante significativo para quem desejam alcançar um número mais abrangente de usuários, já que as lives são divulgadas pelo Instagram nos dois perfis que estão participando da transmissão, atingido os seguidores de ambas as contas.

Utilize todos os recursos do menu

Já citamos vez ou outra o menu inferior da live do Instagram. E, acredite, ele pode oferecer ainda muito mais. Use isso a seu favor. Um dos recursos mais interessantes é a possibilidade de usar todos os filtros que você tem salvos em seus Stories durante a live, para interagir com o público de diferentes e divertidas formas, ou até mesmo transmitir uma foto sua salva na galeria de fotos de seu celular.

Live no Instagram
Utilize filtros dos stories em suas lives no Instagram para torná-las mais divertidas

Além disso, você também pode escrever uma mensagem que julgue importante nos comentários e deixá-la fixa, de modo que pode ajudar a esclarecer todos os tópicos a serem discutidos no presente momento, ajudando novos ingressantes a acompanhar a live sem necessariamente interromper o assunto.

Não se pressione

Dito tudo isso, precisamos frisar de que nem tudo é perfeito e, por isso, imprevistos muito provavelmente vão acontecer exatamente por se tratar de uma transmissão ao vivo. Caso ainda se sinta inseguro em relação a algum tópico, aconselhamos a se permitir estudar outras lives, aprenda com seus erros e acertos e acredite, eles também vão acontecer com os outros.

Portanto, relaxe, não se pressione ou tente fazer uma live perfeita. Se organize, ligue a live e dê o seu melhor. E, caso aconteça alguma coisa, siga em frente. Boa sorte!

Pronto pra fazer uma Live no Instagram? Sentiu falta de alguma coisa? Compartilhe conosco a sua opinião nos comentários.

fonte: Instagram

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter