Como fazer seguro de celular? Veja opções e preços

Seguro de celular? Veja opções e preços

Avatar of victor pacheco
Saiba o que considerar na hora de contratar seguro de celular e conheça empresas que já oferecem este serviço no Brasil

Ficar sem o smartphone devido a uma quebra acidental, ou até mesmo perdê-lo após um roubo ou furto, torna-se um problema não só pelo valor para comprar um novo aparelho, mas também pela falta de acesso a serviços que tornaram-se essenciais. É por isso que você deve ter um seguro de celular para ter suporte em qualquer situação.

Pensando em lhe explicar todos os benefícios e detalhes para contratar seguro para seu smartphone (independente dele ser Android ou iOS), assim como dar opções para fazer uma escolha assertiva, desenvolvemos esta matéria especial. Confira os detalhes agora mesmo!

Por que contratar seguro para Android e iPhone?

Você pode imaginar que não precisa de um serviço como este, mas é aqui que se engana. Se for uma pessoa que prefere pagar um pouco mais caro em modelos de qualidade, imagine o que aconteceria se seu aparelho for roubado? Desta forma, vale a pena ser o cliente de uma empresa que dá esta segurança de sair com seu smartphone sem o medo de perdê-lo e não ter um dispositivo substituto.

Mulher segurando celular com tela quebrada
Ter um seguro será essencial para que você tenha um suporte em casos de emergência (Foto: Reprodução/Internet)

Outro motivo pelo qual vale a pena ser o contratante deste serviço é que não há como prever acidentes, então você teria que gastar muito dinheiro (que nem sempre está disponível) para que o modelo fosse reparado. Todo cuidado é pouco e ter esta válvula de escape será mais do que essencial para fazer um uso mais tranquilo do seu smartphone.

Tipos de cobertura

Pessoa tendo seu celular roubado
Todos os seguros de celular possuem cobertura para roubos e furtos qualificado (Foto: Reprodução/Internet)

Antes de falarmos sobre as possíveis empresas que você pode contratar, é importante citar os tipos de cobertura. Assim como há diversos tipos de seguros de vida, o mesmo vale para o setor de smartphones. Boa parte deles cobrem roubo e furto qualificado, mas há coberturas para mais situações. No geral, você pode acionar o seguro se passar por:

  • Roubo: quando o bandido aborda a vítima e subtrai o bem (no caso, o celular) sob ameaça ou efetivo ato de violência;
  • Furto qualificado: deixa vestígios de ruptura de obstáculo para ter acesso ao celular que foi roubado. Exemplo: o ladrão rasgou o ziper da mochila onde estava o celular;
  • Furto simples: o celular é levado sem vestígios de ruptura de obstáculo para acessá-lo. Exemplo: o ladrão puxou o celular de dentro do seu bolso, sem danificar sua roupa;
  • Acidentes: para celulares, costuma ser quebra de tela devido a queda ou mau funcionamento por derramamento de liquido.

Não há uma regra geral sobre o que as empresas não devem dar suporte, mas boa parte delas não irão lhe atender ou o seguro não poderá ser acionado se:

  • Seu smartphone quebrar por alguma colisão;
  • Algum líquido entrar no smartphone de forma intencional;
  • O celular for destruído em um incêndio ou até mesmo explosão por conta de algum componente interno;
  • O aparelho for destruído em algum desmoronamento ou demolição de colunas, lajes ou prédios.

De todas as formas, na hora de fazer a pesquisa por uma empresa que oferece seguro para Android ou iOS, atente-se a todos os detalhes. Vale mais a pena ter uma boa conversa com o consultor e tirar todas as dúvidas antes do contrato ser assinado.

Carência e fidelidade

O mesmo cuidado que você tem na hora de comprar um novo smartphone deve ser tomado na hora de contratar um seguro de celular. Isso porque existem muitas pegadinhas que podem acabar em problemas ao invés de ser uma solução depois de um roubo, furto ou acidente. Dessa forma, avalie dois pontos: carência e fidelidade.

Mulher procurando por seguro para smartphone na cozinha de casa
Informe-se sobre quanto tempo depois da assinatura de contrato você pode acionar o seguro (Foto: Reprodução/Internet)

A carência é o período após a contratação de um plano em que o seguro não poderá ser acionado. Imagine por exemplo que você vai viajar no próximo mês, mas poderá acionar o seguro apenas daqui a dois meses? É por este motivo que a carência deve ser estudada antes da contratação ser feita.

A fidelidade é uma forma da empresa não ter prejuízos no caso de uma possível quebra de contrato. Se, por exemplo, você fechou contrato de um ano e precisou fazer o cancelamento antes deste prazo, será necessário pagar uma multa em relação aos meses restantes.

O que é franquia?

Para o pagamento de um novo aparelho — conhecido como prêmio no universo dos seguros — no caso de roubo, dano total decorrente de algum acidente ou até mesmo solicitar reparo, será necessário realizar o pagamento de um valor de acordo com o preço de mercado do aparelho que foi incluso. É o que chamam de franquia.

Homem procurando por seguro de celular na internet
É importante saber qual a porcentagem da franquia no caso de precisar acionar o seguro (Foto: Reprodução/Internet)

Não há uma porcentagem definida por algum órgão que garante que os clientes não serão cobrados indevidamente quando o seguro de celular for acionado, mas muitas corretoras usam a porcentagem de 20% do valor do celular como base para boa parte dos contratos.

Na prática, se você tem um modelo como o iPhone 13, que atualmente é vendido a partir de R$ 7.599 no site da Apple, será necessário pagar R$ 1.519 de franquia. Por mais que este seja o valor de um celular Android básico, que atende às necessidades de muitos brasileiros, ainda vale mais a pena do que ter fazer a troca de sistema operacional, certo?

Geralmente, o valor da franquia é decidido no momento em que o seguro para smartphone está sendo contratado.

Opções de corretoras de seguro de celular

Agora que você já sabe todos os detalhes que precisa se atentar para fazer uma contratação de seguro para iPhone ou Android de forma assertiva, é importante saber que existem muitas empresas no mercado oferecendo este serviço. O Showmetech buscou as principais seguradoras e traz para você detalhes sobre cada uma delas, e como os planos são definidos.

Pier

Focada em oferecer uma rápida contratação, a Pier oferece 50% de desconto na primeira mensalidade de novos clientes e não há um prazo em contrato que lhe prende à empresa. É como se o seguro para Android ou iPhone fosse pago da mesma forma que você paga a Netflix e outros serviços de streaming.

A Pier não exige o pagamento de franquia para que você receba o reembolso de acordo com o modelo que foi roubado, mas em contrapartida, não oferece cobertura para acidentes, perdas e ocorrências que aconteceram fora do Brasil. O valor acordado em contrato pode ser enviado para sua conta em até 5 dias úteis caso os documentos estejam corretos.

Logo da pier
Empresa se destaca por não cobrar franquia para realizar reembolso (Foto: Reprodução/Internet)

Há duas opções de planos para quem procura seguro para smartphone: o plano econômico garante que você receberá 80% do valor de mercado do seu smartphone (é levado em conta o preço de um modelo seminovo) e o plano premium garante 100% do valor do aparelho. Veja a simulação com um iPhone 13 com 512 GB de armazenamento interno:

Seguro de celular? Veja opções e preços. Saiba o que considerar na hora de contratar seguro de celular e conheça empresas que já oferecem este serviço no brasil
Pier oferece dois planos que mudam de acordo com o tipo de cobertura (Foto: Captura de tela/Showmetech)

A Pier possui uma tabela própria para definir os valores de celulares seminovos que é atualizada duas vezes ao ano, e se o preço de um modelo seminovo de seu celular diminuir, o mesmo vale para a mensalidade. A empresa também não exige apresentação da nota fiscal para que o seguro seja contratado.

  • Franquia: não há pagamento de franquia;
  • Fidelidade: plano pode ser cancelado a qualquer momento;
  • Coberturas: roubo, furto qualificado e furto simples;
  • Prêmio: 80% ou 100% (de acordo com o plano) do valor de um modelo seminovo do smartphone segurado.

Você pode fazer a simulação e contratação de seu plano no site oficial da Pier, assim como no aplicativo que está disponível para Android e iOS.

Coover

Prefere uma opção mais completa? A Coover é uma empresa que além de oferecer cobertura para acidentes como tela quebrada, entrada de líquidos, danos na lente da câmera, danos elétricos ou problemas relacionados à bateria ou carregamento, também conta com cobertura internacional.

O seguro da Coover traz a cobertura tradicional que garante que você não será deixado na mão no caso de furto qualificado ou roubo. Entretanto, não há cobertura para furtos simples e perdas.

O preço dos planos podem variar de acordo com seu smartphone, mas uma função interessante é a possibilidade de fazer a contratação em grupo de até 5 pessoas. Sempre que você fecha negócio com a Coover, passa a ser o “líder de um grupo” que pode recrutar até quatro amigos para também fazer parte do mesmo grupo por meio do envio de um link.

Logo da empresa de seguro para android e ios coover
Coover garante desconto para amigos que precisam de seguro de celular (Foto: Reprodução/Internet)

Quando a quantidade de cinco pessoas for atingida em seu grupo, a franquia sofrerá redução de 50% do valor definido em contrato, passa a ser oferecido um celular substituto enquanto aguarda o novo aparelho, e também é liberado cashback (ainda em implementação).

O pagamento do plano acontece de forma mensal e, em nossa simulação, foi exibida a vigência de 12 meses, mas o cancelamento pode ser feito a qualquer momento caso você esteja insatisfeito. A Coover conta com a solução de segurança de smartphones da Zurich Seguros e todo o processo de reembolso ou solicitação de reparo é feita por esta empresa. Confira:

Captura de tela de simulação de seguro para android  da coover
Coover oferece três opções de plano de seguro de smartphone (Foto: Captura de tela/Showmetech)
  • Franquia: 20% em relação ao valor seminovo do smartphone
  • Fidelidade: não há;
  • Coberturas: Roubo, Furto Qualificado e Danos Acidentais, incluindo líquidos;
  • Prêmio: reparo de modelo ou substituição em caso de roubo ou furto.

A contratação dos planos pode ser feita por meio do site oficial da Coover ou por meio do aplicativo para Android ou iOS.

Ciclic

A Ciclic é uma empresa que faz parte do Banco do Brasil e seu grande diferencial fica por conta da cobertura internacional, que permite receber um novo smartphone (no caso de roubo) mesmo que não esteja no Brasil.

A responsável por todo o processo de sinistro é a Assurant e há opções de cobertura para roubos, quebra do aparelho (neste caso, seu aparelho será consertado pelos técnicos) e até mesmo problemas que se originaram após algum líquido entrar no smartphone.

Seguro de celular? Veja opções e preços. Saiba o que considerar na hora de contratar seguro de celular e conheça empresas que já oferecem este serviço no brasil

No caso de acionamento do seguro, será necessário realizar o pagamento de franquia que equivale a 25% do preço do aparelho para que você receba um novo celular com as mesmas especificações. Nem todos os modelos do mercado estão listados no site da Ciclic, e a adição está acontecendo aos poucos, mas vale a pena você fazer uma simulação para saber qual seria o preço de sua mensalidade.

Logo da ciclic
Ciclic oferece opção para três tipos de situações (Foto: Reprodução/Internet)

A contratação, apesar de ser listada como anual, pode ser cancelada a qualquer momento. A Ciclic aceita apenas cartão de crédito como forma de pagamento e é necessário ter todo o valor como limite para que a contratação aconteça. A corretora ressalta em seu site que, no caso de algum cancelamento, o valor será estornado de acordo com o tempo que se passou desde a contratação.

  • Franquia: 25% em relação ao valor do aparelho;
  • Fidelidade: é necessário pagar o valor de um ano no ato de contratação, com estorno proporcional em caso de cancelamento;
  • Coberturas: roubo, furto qualificado e danos acidentais, incluindo líquidos;
  • Prêmio: 80% ou 100% do valor de um modelo incluso no seguro.

Para contratar seguro com a Ciclic, basta acessar o site oficial. Na contratação será necessário apresentar o IMEI do aparelho e a nota fiscal em nome da pessoa que estará pagando as mensalidades. O aparelho pode ter até no máximo 18 meses de uso (que começam a ser contados a partir da data de emissão da nota fiscal).

Porto Celular Seguro

Além de oferecer opções de seguro de vida e automóveis, a Porto Seguro também tem uma solução para seu celular. O preço dos planos varia de acordo com a cobertura que você escolher, mas é possível ter um suporte no caso de quebra acidental, roubo e furto simples.

O site da Porto Seguro ressalta que desgaste por tempo de uso, perda e problemas que surgiram antes da contratação não são motivos para acionar o seguro e solicitar reembolso. Veja esta simulação com o novo Galaxy S22, da Samsung:

Seguro de celular? Veja opções e preços. Saiba o que considerar na hora de contratar seguro de celular e conheça empresas que já oferecem este serviço no brasil
Seguro de celular? Veja opções e preços

Mas se você for roubado ou o aparelho quebrar, não há com o que se preocupar. A Porto Seguro cobra franquia de 25% em relação ao valor de mercado do smartphone que foi incluso no contrato.

Porto seguro celular
Porto Seguro também está no mercado de seguro de celular (Foto: Reprodução/Internet)

Os clientes que contratam o Porto Celular Seguro ganham 10% de desconto em acessórios na compra no site da GoCase e por meio da PortoPlus é possível acumular pontos que podem ser trocados por descontos em produtos de diversas categorias.

  • Franquia: 25% em relação ao valor do aparelho
  • Fidelidade: é necessário pagar o valor de um ano no ato de contratação;
  • Coberturas: roubo, furto qualificado e danos acidentais (incluindo líquidos);
  • Prêmio: reparo de modelo ou substituição em caso de roubo ou furto.

A contratação precisa ser feita pelo site da Porto Seguro e em seguida, é necessário realizar o download do aplicativo para que a apólice seja validada.

Nubank

O Nubank já havia entrado no mercado de seguros de vida em 2021, e no começo de 2022 uma solução para seguro de celulares foi lançada para os clientes do banco roxo. Em parceria com a Chubb, é possível selecionar a cobertura para roubo ou furto qualificado, assim como furtos simples. Danos acidentais (como uma tela quebrada) que podem resultar na inutilização do aparelho também podem ser inclusos no seu contrato.

Seguro de celular? Veja opções e preços. Saiba o que considerar na hora de contratar seguro de celular e conheça empresas que já oferecem este serviço no brasil
Seguro de celular? Veja opções e preços

A cobrança de franquia está inclusa no seguro de celular do Nubank e o banco não informa qual a porcentagem de acordo com os modelos, sendo apresentado caso a caso no momento de contratação. Esta opção se diferencia por entregar um celular recondicionado ao invés de um aparelho novo ou valor equivalente.

Smartphones recondicionados são aparelhos que foram utilizadas como amostras comerciais durante um tempo ou foram devolvidos por seus compradores nos sete primeiros dias após a compra. Depois de passar por uma reforma e controle de qualidade, os aparelhos voltam ao mercado para serem vendidos em estado de novo por um valor menor.

No caso de algum problema ocorrer fora do Brasil, o cliente ainda poderá acionar o seguro quando voltar ao nosso país. O pagamento pode ser feito por débito na sua conta Nubank ou por meio do cartão do crédito do banco.

  • Franquia: pagamento de acordo com modelo de smartphone
  • Fidelidade: pagamento feito mensalmente;
  • Coberturas: roubo, furto qualificado/simples e danos acidentais
  • Prêmio: envio de um modelo recondicionado com mesmas especificações (ou superior).

O ponto negativo é que devido a ser uma nova solução, apenas alguns clientes do banco roxo podem realizar a contratação. Mas você pode demonstrar interesse por meio do preenchimento do formulário da lista de espera. A contratação acontece pelo aplicativo da Nubank.

PagSeguro

Oferecendo cobertura para roubos e furtos com arrombamentos, quebras acidentais e danos causados por entrada de líquidos, esta opção do PagSeguro se destaca por cobrar franquia de apenas 10% do valor do smartphone no caso de acionamento do seguro. A cobertura também vale para casos que aconteceram fora do Brasil.

Exemplo de contratação de seguro de celular do pagseguro
PagSeguro oferece plano de seguro de celular com 10% de franquia (Foto: Captura de tela/Showmetech)

O site do PagSeguro ressalta que se seu modelo for roubado ou furtado, a reposição será feita rapidamente. O mesmo vale para o conserto, para que você fique pouco tempo se comunicação. Não há carência, o que garante que você poderá utilizar o seguro assim que fechar o contrato.

  • Franquia: 10% de acordo com o preço com um modelo novo;
  • Fidelidade: 12 meses;
  • Coberturas: roubos e furtos com arrombamentos, quebras acidentais e danos causados por entrada de líquidos;
  • Prêmio: reparo de modelo ou substituição em caso de roubo ou furto.

Toda a contratação deve ser feita necessariamente pelo aplicativo do PagSeguro para Android e iOS e é necessário ter uma conta para que o processo seja concluído. Você define o tipo de plano neste momento.

Vivo

Conhecida por oferecer serviços de telefonia e internet para todo o Brasil, a Vivo também conta com uma solução de seguro para iPhone ou modelos Android. O valor da mensalidade variará de acordo com o modelo que você estiver pensando em incluir na apólice, mas o site da empresa ressalta que há planos com mensalidade a partir de R$ 4,99.

A Vivo garante que o seguro poderá ser acionado em casos de roubo, furto qualificado e danos acidentais. Não há cobertura para furtos simples, extravio, perdas, danos estéticos ou problemas que se originaram antes da contratação. Este é o valor de uma simulação com o modelo mais simples da linha iPhone 13 com 128 GB de armazenamento interno:

Seguro de celular? Veja opções e preços. Saiba o que considerar na hora de contratar seguro de celular e conheça empresas que já oferecem este serviço no brasil
Seguro de celular? Veja opções e preços

Realizado com o apoio da Zurich, o preço de mercado dos modelos pode ser consultado em uma tabela especial que é disponibilizada no site da Vivo. A franquia varia de acordo com o plano que você escolher, mas não passa de 25%. São elas:

  • Cobertura de Roubo ou Furto Qualificado: 25% em relação ao valor de mercado para reposição de aparelho;
  • Cobertura de danos acidentais: 15% para o reparo e 10% para reposição;
  • Cobertura de Roubo e Danos Acidentais: 25% para roubo e 22% para danos acidentais.

É importante lembrar que, assim como no Nubank, o cliente receberá um “modelo renovado” que voltou do mercado e não um novo, mas a qualidade e todas as especificações serão mantidas (de acordo com a empresa).

  • Franquia: até 25% de acordo com tabela definida pela Vivo;
  • Fidelidade: pagamento mensal, podendo ser cancelado a qualquer momento;
  • Coberturas: roubo, furto qualificado e danos acidentais
  • Prêmio: reparo de modelo ou substituição em caso de roubo ou furto.

A contratação começa no site da Vivo e você recebe um SMS para que tudo seja concluído.

Claro Proteção Móvel

Ainda dentro do espectro de operadoras que oferecem seguro para celular, a Claro conta com a solução Proteção Móvel, que garante que você receberá um novo modelo no caso de roubo e furto qualificado, dano físico acidental e problemas causados por líquidos. Você também terá suporte para casos de tela quebrada. O seguro não pode ser acionado em casos de furtos simples, perda, extravio ou danos externos que não influenciem no funcionamento geral do modelo.

O preço da franquia pode ser um problema para algumas pessoas. É cobrada a porcentagem de 40% em casos de sinistros de roubo e furto qualificado sobre o valor de mercado do modelo e 25% em casos de danos físicos que exigem reparos. O valor da mensalidade é tabelado e começa a partir de R$ 17,00 por mês e vai até R$ 60,00. Este é o valor da franquia para o Galaxy S22+ com 256 GB de armazenamento interno:

Seguro de celular? Veja opções e preços. Saiba o que considerar na hora de contratar seguro de celular e conheça empresas que já oferecem este serviço no brasil
Seguro de celular? Veja opções e preços

No caso de ser necessária a reposição do aparelho, a Claro garante em seu site que um modelo novo ou semelhante será enviado para o cliente, mas a opção de receber um aparelho recondicionado também é oferecida.

  • Franquia: 40% para roubos e 25% para quebra acidental;
  • Fidelidade: O contrato individual dura 24 meses;
  • Coberturas: roubo e furto qualificado, dano físico acidental, problemas causados por líquidos e tela quebrada;
  • Prêmio: reparo de modelo ou substituição por modelo novo (igual ou similar) ou recondicionado em caso de roubo ou furto.

A contratação pode ser feita em qualquer uma das lojas físicas da Claro e está disponível para clientes da operadora que possuem planos Pós-pago (Claro Pós, Combo Multi, Banda Larga e Controle) e Pré-Pago.

TIM Aparelho Protegido

Além de estar ativa em casos de roubo ou furto qualificado, a operadora também poderá ser acionada em casos de quebra de seu aparelho. Esta opção se destaca por não ter carência e cobertura internacional, assim como sorteios semanais de R$ 500 para todos os contratantes.

Tim aparelho protegido
Solução da TIM permite que clientes recebam apoio em roubos e casos de telefone quebrado (Foto: Reprodução/Internet)

Danos intencionais e perdas não fazem parte das coberturas oferecidas, assim como desgastes de uso e demais problemas que aconteceram devido a um erro da fabricante não caracterizam sinistro. O valor da franquia não é informado pela TIM no regulamento do seguro, mas a variação acontece de acordo com o modelo do smartphone.

  • Franquia: a ser definida de acordo com o modelo de smartphone;
  • Fidelidade: mensal ou semanal;
  • Coberturas: roubo e furto qualificado, dano físico acidental;
  • Prêmio: reparo de modelo ou substituição em caso de roubo ou furto.

A contratação pode ser feita em qualquer de loja da TIM, tanto no formato mensal (a partir de R$11,99/mês), quanto no formato semanal (a partir de R$ 2,99/semana). Os clientes de plano pré-pago ou pós-pago podem aderir à esta solução por meio do envio de um SMS para 5524 (com a palavra MENSAL ou SEMANAL).

Samsung Care+

Você comprou seu smartphone nos últimos 30 dias e gostaria de se sentir mais seguro? A fabricante de smartphones e tablets da linha Galaxy oferece uma opção para clientes que dá suporte em roubo e furto qualificado e danos acidentais (com destaque para reposição de tela quebrada). Não há cobertura para furtos simples.

O valor da franquia varia de acordo com o modelo que você incluir no seguro e o melhor de tudo é que, como está fechando negócio com a fabricante, todas as peças e modelos são originais. Veja esta simulação que vale para celulares da linha Z Flip, Galaxy S e Galaxy Note:

Samsung care+
Samsung oferece seguro com pagamento único (Foto: Captura de tela/Showmetech)

Outro ponto interessante é que em 24 horas após a assinatura de contrato, você já pode acionar o seguro no caso de algum problema. A empresa coreana também oferece a possibilidade de garantia estendida, que dá mais um ano (além de 12 meses, que é incluso em todas as compras) de suporte no caso de qualquer problema técnico. Basta comparecer a uma assistência da Samsung e o conserto será feito sem custo.

  • Franquia: a ser definida de acordo com o modelo de smartphone;
  • Fidelidade: pagamento único;
  • Coberturas: roubo e furto qualificado, dano físico acidental;
  • Prêmio: reparo de modelo ou substituição em caso de roubo ou furto.

O Samsung Care+ não é um seguro de smartphone que você paga de forma mensal, mas sim um pagamento adicional (que pode ser feito no ato de compra ou em até 30 dias após a compra) que conta os mesmos benefícios. Além de poder ser contratado nas lojas Samsung, você pode fazer a contratação por meio do site da empresa. Lembre-se de estar com o IMEI de seu celular e a nota fiscal.

Entre as opções que citamos nesta matéria, qual delas você acha melhor para seu dia a dia? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Aprenda a limpar telas do jeito correto e aumente o tempo de vida útil de seu smartphone!

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados