Como limpar telas? Adiantamos que não é com limpa-vidros

Como limpar telas do celular, notebook ou TV?

Avatar of joão pedro boaventura
Realizar a limpeza e higienização celulares, monitores e televisores é mais fácil do que parece. Veja as melhores técnicas

Costuma-se falar, principalmente vindo dos mais velhos, que as gerações de hoje ficam vinte e quatro horas em frente a uma tela. A despeito dos tons apocalípticos, há um fundo de verdade nisso, muito por conta do processo de digitalização que o mercado de trabalho vem passando nos últimos anos. Tendo isso em vista, como limpar telas de TV ou monitores corretamente? Afinal, um problema analógico ainda persiste: os ecrãs são suscetíveis à sujeira e gordura, mesmo que nós evitemos ao máximo de tocá-las.

Nesse aspecto, os erros mais comuns é a utilização de produtos de limpeza doméstica nos ecrãs, bem como o uso de panos muito ásperos e pouco apropriados para a tarefa. Nota-se que tão importante quanto os utensílios utilizados é também a quantidade da solução permitida (como água e álcool isopropílico) quando necessário e a força aplicada durante a limpeza.

Não use produtos químicos!

Antigamente, monitores televisões de tubo — formalmente chamados de CRT — tinham telas de vidro resistentes que costumeiramente eram higienizados com produtos de limpeza tradicionais da casa, como limpa-vidros. Afinal, era prático limpar a janela e utilizar o mesmo produto para o viro do monitor.

Antes de limpar o notebook, recomenda-se desconectá-lo da tomada e também tirar a bateria.
É bastante comum que os ecrãs dos notebooks acabem se sujando com a gordura dos dedos. (imagem: Showmetech/João Boaventura )

Com a introdução dos monitores e TVs de Plasma, LCD e LED, o material passou a ser um plástico consideravelmente mais sensível e, consequentemente, podem ser danificados ao serem expostos a produtos agressivos. Desta forma, limpa-vidros, detergentes, alvejantes e outros químicos são uma péssima escolha por terem amônia, álcool, éter e outros compostos em suas fórmulas, pois podem prejudicar o material plástico da tela. Odorizantes, ceras, abrasivos e similares também são contraindicados. Na verdade, as únicas coisas necessárias para se manter televisões e monitores limpos é um pano macio e água — e nem precisa de muita.

Como limpar monitores em geral?

Antes de qualquer coisa, a recomendação é sempre desligar o aparelho e/ou desconectar o cabo de alimentação. Pode parecer algo desnecessário, mas é uma prática sempre útil e válida antes de realizar qualquer tipo de manutenção nos equipamentos. Para limpar a tela do notebook, recomenda-se também desconectar a bateria.

Em seguida, identifique o grau da sujeira. Se for apenas , um pano macio e seco — recomenda-se os de microfibra, embora lã, flanela ou outros tecidos lisos também sirvam — já dá conta do recado. Esfregue-o na tela com cuidado e sem fazer pressão para não danificar o ecrã. Como alternativa, um pincel também pode ser utilizado, uma vez que as cerdas também conseguem alcançar bordas, frestas e arestas que o pano não consegue atingir.

Caso sejam observadas marcas de dedo e/ou gordura, pegue o pano macio e levemente umedeça-os com água. Se for possível em sua versão destilada, a H20 pura sem minerais e outras substâncias em sua composição, é melhor. Veja bem: é para umedecer, não molhar. Um borrifador geralmente já espirra a quantidade ideal e é de grande ajuda, mas jamais borrife a água diretamente a tela.

Como limpar telas e monitores? Embora exijam cuidados delicados, é bem fácil e prático realizar uma limpeza correta em telas lcd.
Embora exijam cuidados delicados, é bem fácil e prático realizar uma limpeza correta em telas LCD. (imagem: istock/reprodução)

Da mesma forma, esfregue-o com cuidado de cima para baixo. Na sequência, passe outro pano seco para retirar o excesso de umidade. Nota-se que a utilização de luvas pode ser útil justamente para que as digitais não fiquem sobre a superfície durante o próprio processo de limpeza.

Na eventualidade de a água não dar conta do recado — parece que você fez muita sujeira, hein? — a Dell admite a possibilidade de se utilizar uma mistura de 70% de álcool propílico (especial para eletrônicos) e 30% de água. Ainda assim, as recomendações são as mesmas: utilize um pano úmido, não molhado, e esfregue com cuidado de cima para baixo. Esse tipo de recurso geralmente é necessário para limpar manchas de gordura, mais difíceis de se remover.

Caso você esteja no interesse de ouvir a palavra das próprias fabricantes, a Samsung, a Sony, a LG e a Dell contam com seções em seus próprios sites explicando como realizar a manutenção das telas produzidas por elas.

E as telas do celular?

As telas dos smartphones, por conta do manuseio contínuo, também exigem cuidados. Principalmente no começo da pandemia de COVID-19, uma das principais novas preocupações era como limpar a tela do smartphone no intuito de evitar que o vírus em sua superfície. O fato das touchscreens serem, bem, telas de toque, torna necessário o conhecimento de como limpar manchas de gordura que acabam passando dos dedos para o aparelho.

A limpeza das telas dos celulares e smartphones também precisam de tanto cuidado quanto os monitores e televisores lcds. (imagem: pixabay/reprodução)
A limpeza das telas dos celulares e smartphones também precisam de tanto cuidado quanto os monitores e televisores LCDs. (imagem: pixabay/reprodução)

Por mais que sejam bem mais resistentes (algo necessário, pois é um produto de manejo constante), as telas táteis dos celulares necessitam dos mesmos cuidados de um televisor ou monitor. Basicamente, o paninho de microfibra continua sendo o nosso maior aliado, sendo que soluções aquosas são novamente desencorajadas a não ser em casos mais necessários. Também sugerimos prestar atenção na aspereza do pano: entre outros utensílios macios o suficiente e que podem ser úteis estão o pincel e um cotonete.  

Apesar de parecer prático, evite o álcool gel a todo o custo, mesmo que a tela seja bem mais resistente do que a de uma televisão ou tela de notebook LCD comum. O único álcool permitido é isopropílico, que se trada novamente de uma boa ideia na eventualidade de a sujeira persistir. Lembre-se também de desligar o celular antes de prosseguir com a limpeza.

Limpa-telas funciona?

Observando essa necessidade ainda analógica de limpar as telas que ficam eventualmente sujas tanto de pó quanto de gordura, surgiram no mercado algumas opções de soluções específicas para a limpeza de telas. A dúvida que fica é: esses limpa-telas funcionam?

Os limpa-telas comumente encontrados no varejo são confiáveis? (imagem: showmetech/joão boaventura)
Os limpa-telas comumente encontrados no varejo são confiáveis? (imagem: Showmetech/João Boaventura)

Se formos observar com mais atenção, vamos encontrar que a fórmula da maioria deles é composta por água e álcool isopropílico, duas substâncias já mencionadas anteriormente e que não farão mal nenhum à tela em quantidades reguladas. Na prática, não há nenhum problema em utilizá-las desde que na fórmula não conste amônia ou outro tipo de álcool que não seja o isopropílico. Na pior das hipóteses, esses limpa-vidros normalmente acompanham um pano de microfibra, o principal recomendado para a limpeza dos ecrãs.

Veja também:

Confira como limpar a tela do celular sem danificá-lo.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
2
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados