Veja como funciona o zoom de 100x do novo Galaxy S20 Ultra

Samsung Galaxy S20 Ultra 1
O novo Galaxy S20 Ultra conta com quatro câmeras e zoom de impressionantes 100x. Veja como isso é possível
Anúncio
Veja como funciona o zoom de 100x do novo Galaxy S20 Ultra

No último dia 11/02 a Samsung apresentou os novos Galaxy S20, S20+ e S20 Ultra. No entanto, um recurso inédito no topo de linha S20 Ultra chamou a atenção. O smartphone tem quatro lentes e zoom de 100x, que recebeu o nome de Space Zoom (ou “zoom espacial”, em tradução livre). 

Embora não produza imagens perfeitamente nítidas, o recurso é impressionante, uma vez que permite fotos 100 vezes mais ampliadas. Tudo isso feito em um aparelho celular com um pequeno sensor de câmera. A possibilidade de zooms tão extremos já foi acompanhada anteriormente com a Huawei entregando zoom 50x e usando o mesmo método do Galaxy S20 Ultra.

Galaxy S20 Ultra
O Galaxy S20 Ultra é o primeiro smartphone do mundo a trazer zoom 100x

É importante ressaltar que, no mundo da fotografia, quantidades absurdas de zoom já são conhecidas em câmeras potentes (e mais caras, claro). Mas como a Samsung conseguiu introduzir um zoom de 100x em um smartphone? 

Galaxy S20
O zoom de 100x é possível graças às lentes de 48 e 108 megapixels

Primeiro é importante entender que imagens assim são capturadas por meio de distância focal, que é a medida do centro da lente e o ponto de luz que será coletado. A distância focal não é algo exclusivo de câmeras e pode ser encontrada em lentes de contato, microscópios e telescópios. Em uma câmera DSLR (profissional), por exemplo, ela ainda pode ser ajustada. 

No caso do Galaxy S20 Ultra, a Samsung trabalhou num sistema estilo câmeras periscópicas, tendo em vista que o aparelho celular é fino e com mecanismos imóveis, diferentemente de uma câmera DSLR. Em virtude disso, as lentes do smartphone ficam perpendiculares à estrutura do dispositivo, propiciando mais espaço. O sensor do S20 Ultra não recebe a luz diretamente. Logo, essa luz (registro) reflete em 90 graus através de um prisma e, com isso, a mágica está feita. Basicamente, a sua foto é captada na parte superior do smartphone e logo em seguida ela “desce” para o sensor.

Samsung Galaxy-S20 Ultra

Para chegar no zoom de 100x, a empresa contou com a combinação de zoom óptico híbrido e tecnologia de zoom de super resolução. Com a câmera quádrupla, duas lentes potentes (48 MP e 108 MP) ficam responsáveis por capturar o máximo de detalhes possíveis. Em seguida, um software entra em ação reunindo tudo e entregando a fotografia. 

Resultado

Nas imagens abaixo é possível ver o resultado na prática do zoom 100x do Galaxy S20 Ultra.

  • zoom 100x
  • zoom 100x

Apesar do esforço para não produzir registros borrados, a própria Samsung admite que, ao chega a 100x, a imagem perde um pouco de qualidade, o que é compreensível para um dispositivo assim.

Fonte: Android Central.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter