Pessoa com problema de instagram hackeado

Como recuperar conta do Instagram e aumentar segurança

Avatar of victor pacheco
Veja o passo a passo para denunciar perfil e recuperar sua conta do Instagram roubada, hackeada, invadida ou clonada

Com o aumento das invasões e roubos de contas do Instagram por hackers, muitas pessoas estão passando pelo imenso estresse de tentar e não conseguir recuperar o perfil pessoal ou empresarial na rede social. A perda dos dados não só é sentimental, como pode gerar prejuízos financeiros. Por isso, nesse tutorial, a gente te ensina como recuperar conta do Instagram de forma simplificada:

O mais importante é sempre ter uma conta de e-mail ou até mesmo número de telefone conectada com sua conta para que assim, seu perfil seja recuperado. Mas caso não tenha, ainda é possível fazer a recuperação. Pensando em lhe ajudar com este problema, reunimos mais algumas dicas para que você consiga voltar a postar fotos, vídeos e Stories.

O que fazer caso ainda consiga entrar no perfil do Instagram invadido

Se você ainda consegue acessar à conta clonada, o trabalho é mais fácil. O grande problema ocorre caso a senha tiver sido alterada, então confira todos os aparelhos que você usa em seu dia a dia antes de entrar em contato diretamente com o suporte do Instagram. Há dois passos que você deve seguir caso ainda tenha acesso à sua conta do Instagram, veja a seguir.

Desative logins em aplicativos e sites de terceiros

Para utilizar serviços de terceiros que realizam postagens e até mesmo envio de mensagens, muitas pessoas possuem o hábito de usar sua conta para que o acesso seja mais rápido. Então, sua primeira ação é realizar a conferência de quais sites possuem acesso à sua conta do Instagram.

Pessoa tentando recuperar instagram hackeado
Uma conta pode ter sido clonada depois de você mesmo dar acesso para sites e aplicativos de terceiros (Foto: Reprodução/Internet)

Caso verifique algum aplicativo ou serviço de terceiros que não deveria ter acesso à sua conta, revogue o acesso. É possível fazer isso por meio de uma página especial que exibe todos os aplicativos e sites que possuem acesso aos dados de sua conta. Veja este exemplo:

Página que exibe todos sites e aplicativos conectados à uma conta do instagram hackeado
O Instagram permite que você visualize e revogue acesso de aplicativos e sites de terceiros em uma página própria (Foto: Captura de tela/Showmetech)

Se estiver suspeitando de uma invasão, vale a pena revogar o acesso de todos os aplicativos conectados à sua conta, e na hora de realizar o uso novamente. você pode fazer uma nova autorização. Isso deve resolver o problema de Instagram hackeado. Você também pode acessar esta mesma página pelo aplicativo, por meio da aba de Segurança. Basta clicar na opção “Aplicativos e sites”.

Capturas de tela do aplicativo do instagram para android para encontrar sites e aplicativos conectados à um perfil do instagram invadido
Você pode conferir os aplicativos conectados com sua conta por seu próprio smartphone (Foto: Captura de tela/Showmetech)

Também recomendamos que, ao dar acesso aos dados de sua conta para sites e aplicativos que não fazem parte do conglomerado Meta, sempre leia as famosas letras miúdas dos termos e condições de uso. Imagine o que aconteceria se por acaso você concordou com que os sites passassem a mandar mensagens para seus seguidores? Todo cuidado é pouco.

Existem muitas empresas que prometem que seus seguidores irão crescer com um simples acesso, mas saiba que é aqui que mora o problema. Entenda que não existem milagres e estas pessoas ficam apenas esperando os desatentos para realizar a clonagem do Instagram.

Verifique locais em que sua conta está conectada

Visando manter seus usuários a par de todas as atividades de sua conta, o Instagram envia um e-mail sempre que um novo dispositivo é conectado — o mesmo vale para a alteração de senha. Neste segundo caso, é possível voltar com a senha original ao clicar em “reverter essa alteração” no e-mail que foi enviado para você.

Página do instagram que informa locais que conta está conectada
Quer saber onde pessoas fizeram login com sua conta? Instagram registra cada novo login (Captura de tela/Showmetech)

O Instagram também apresenta as atividades da sua conta em um mapa. Caso perceba algum local que você não esteve nos últimos 30 dias, basta cancelar o acesso por meio da própria página e dessa forma, acabar com o problema de Instagram hackeado. Para acessar esta seção de atividade de login, basta acessar a página do configurações do Instagram. No aplicativo, o caminho para realizar esta conferência é:

  1. Acesse seu perfil;
  2. Clique no ícone com três listras no canto superior direito;
  3. Acesse as Configurações;
  4. Agora clique em “Segurança”;
  5. Selecione “Atividade de login”.

Não tenho acesso ao Instagram hackeado: o que fazer?

Bem, nem tudo está perdido, mas saiba que você terá um pouco mais de trabalho. Isso porque será necessário provar que você é dono (a) da conta clonada. A boa notícia é que o suporte do Instagram possui uma ferramenta apenas para este tipo de problema.

Como recuperar conta do Instagram usando e-mail ou telefone

O primeiro a se fazer é encontrar as causas do problema para, em seguida, resolvê-lo. Se uma pessoa está se passando por você na internet, provavelmente sua senha foi descoberta, ou então depois de autorizar o login com sua conta, algum sistema passou a realizar postagens programadas para promover um produto ou serviço.

A boa notícia é que se ainda tiver acesso ao e-mail no qual sua conta está conectada, você consegue recuperar a senha e expulsar invasores. Com isso em mente, altere a senha original ou então, envie um e-mail de recuperação para si mesmo para que dessa forma, você consiga acabar com o problema de perfil de Instagram roubado.

Solicitação de login do instagram para quem teve  instagram roubado
Você pode solicitar um link de login mesmo que não tenha mais a senha da conta (Foto: Captura de tela/Showmetech)

Para fazer isso, basta clicar em “Esqueceu sua Senha?” na página de login do próprio Instagram. Será necessário confirmar o usuário de sua conta do Instagram hackeado para então fazer as devidas alterações. Mas você também pode confirmar que é dono de uma conta por meio da digitação do e-mail cadastrado.

Caso os dados realmente estejam conectados com algum usuário da rede social, então basta acessar seu e-mail para fazer o login. Uma mensagem chegará no seu e-mail em alguns segundos. Se tiver optado por receber um SMS, o mesmo link será enviado para seu celular.

Como denunciar conta do Instagram

Caso além da senha o e-mail de recuperação também tenha sido alterado, sua última ação é entrar em contato direto com o suporte do Instagram para informar que você teve sua conta roubada. Pode levar um pouco mais de tempo para o caso ser resolvido, mas você terá o acesso de volta.

Tela do aplicativo para recuperar instagram invadido
Suporte do Instagram lhe ajuda a ter sua conta de volta (Foto: Captura de tela/Showmetech)

O primeiro passo para recuperar conta do Instagram neste caso é acessar o aplicativo da rede social e depois clicar em “Obter ajuda para entrar“. Então, será necessário fazer a mesma confirmação de e-mail, telefone ou usuário. Quando uma nova tela aparecer, então clique em “Precisa de Mais Ajuda?“.

Uma série de possíveis perguntas e motivos será exibida. Clique em “Acho que minha conta do Instagram foi invadida“. A partir daqui, dois caminhos são possíveis após você selecionar a conta que deseja recuperar o acesso.

Perfil comercial sem foto do rosto

Se você é dono de um perfil comercial, pode ser que o perfil que foi hackeado tenha apenas fotos focadas na promoção de produtos ou serviços que está vendendo. Então, será necessário entrar em contato com o suporte do Instagram por e-mail. Depois de selecionar a conta que deseja ter o acesso, marque “Não, eu não tenho uma foto minha na minha conta”.

Pessoa com perfil comercial tentando recuperar instagram invadido
Era dono de um perfil comercial? Ainda há chances de recuperar Instagram por meio do suporte (Foto: Captura de tela/Showmetech)

Agora, muita atenção: será necessário informar um endereço de e-mail para qual todos os detalhes do processo de recuperar conta do Instagram serão enviados. Lembre-se deste detalhe, assim como confira se não há nenhum erro de digitação para que o processo de recuperar conta do Instagram não apresente falhas.

Com tudo feito, agora basta apenas seguir os passos que forem sendo enviados para o e-mail que você informou e em alguns dias, seu perfil será recuperado. Lembramos que a rede social faz parte do conglomerado Meta, então todas as mensagens serão enviadas pelo endereço @support.facebook.com. Veja o tipo de e-mail que você deve receber:

E-mail de recuperação de denunciar conta do instagram
E-mail do Facebook irá lhe ajudar a recuperar sua conta que foi clonada ou hackeada (Foto: Captura de tela/Showmetech)

Será necessário que o dono original da conta envie uma foto do RG para comprovar que o perfil do Instagram invadido realmente pertence a você. Estas são as demais solicitações da rede social para que o acesso seja restaurado:

  • Uma foto sua segurando um papel com o código (escrito à mão) que foi enviado para você;
  • Endereço de e-mail ou número de telefone cadastrado e o tipo de dispositivo usado no momento do cadastro (iPhone, iPad, Android etc).

Sua conta será liberada para uso no e-mail em que o processo foi realizado se todos os detalhes estiverem de acordo com os registros do Instagram.

Perfil pessoal com foto do rosto

Contas que foram invadidas, mas eram utilizadas como um grande registro dos momentos de nossa vida, são mais fáceis de recuperar. A rede social já conta com um sistema que permite o desbloqueio mais simples de uma conta pessoal. O processo para chegar é o mesmo para que você possa desbloquear por uma conta por e-mail, onde terá que:

  1. Selecionar “Preciso de ajuda para entrar na minha conta” e depois selecionar o perfil que precisa recuperar;
  2. Clicar em “Acho que minha conta foi invadida”
  3. Agora, selecione a opção “Sim, eu tenho uma foto minha na minha conta”.

Com isso feito, é hora então enviar uma foto provando que você é o dono da conta em questão. Depois de informar o e-mail, será necessário responder o suporte do Instagram com um vídeo mostrando todo o rosto para que a identificação seja feita.

Processo de recuperar instagram hackeado de perfil pessoal
Há alguma foto em seu Instagram hackeado? Processo fica mais fácil desta forma (Foto: Captura de tela/Showmetech)

A rede social garante que seus sistemas de inteligência artificial não leem os vídeos que são enviados na confirmação de identidade, com funcionários humanos realizando esta conferência. Caso tudo esteja certo, então sua conta será liberada em alguns dias.

Como baixar todas as fotos e posts do Instagram

Todas as postagens realizadas a partir de dezembro de 2017 podem ser baixadas em um único documento feito pelo próprio Instagram. Para cumprir a  Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR), a redes social permite que você faça o download não apenas das fotos, mas também oferece uma lista com perfis que estão lhe seguindo e quem você segue.

O mesmo vale para Instagram Stories, legendas de postagens no feed e Stories, comentários, curtidas e histórico de busca. Veja como solicitar seus dados agora mesmo. Se estiver no computador, tudo o que você precisa fazer é estar logado em sua conta do Instagram e acessar a página apenas para baixar todo o conteúdo que foi postado, já que a rede social disponibiliza. Veja a tela que será exibida para você:

Tela para baixar dados do instagram
Rede social permite que usuários solicitem informações que estão salvas desde dezembro de 2017 (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Logo depois de confirmar o e-mail, você poderá escolher se receberá um arquivo em HMTL ou em JSON (que pode exigir um leitor específico para este tipo de arquivo). Levará 48 horas até que tudo esteja no mesmo endereço de e-mail que você confirmou. Será necessário confirmar sua senha e depois disso, esta será a tela exibida confirmando a solicitação.

Tela para baixar dados do instagram
E-mail será enviado em até 48 horas após solicitação (Captura de tela/Showmetech)

Quando tudo estiver pronto para download, é só baixar o arquivo em seu computador ou até mesmo deixar a pasta salva no e-mail para no caso de qualquer emergência.

Captura de tela com pastas com dados de uma conta do instagram
Arquivos são organizados em pasta disponibilizada para download (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

O processo até pode ser feito pelo celular, mas você terá que colar ou acessar a página de solicitação dos arquivos por meio de um navegador, já que aplicativo não conta mais com esta funcionalidade.

O Showmetech já desenvolveu uma matéria especial que lhe ensina como baixar fotos e vídeos de seu perfil do Instagram por meio de diversos aplicativos, não deixe de conferir.

Dicas para evitar que seu Instagram seja hackeado

Dica de segurança para evitar conta clonada
Existem muitas regras que você pode seguir para não ter um Instagram hackeado (Foto: Reprodução/Internet)

Agora que você já começou o processo de recuperação de perfil do Instagram que foi invadido, é importante entender que existem bons hábitos que pode seguir para evitar problemas. Confira algumas dicas para ter uma segurança ainda maior.

Tenha a verificação de duas etapas e PIN de acesso ativados

Quando passa a ter acesso à sua conta do Instagram, a pessoa que fez a invasão também pode ter passado a ter acesso ao seu número de telefone. Neste caso, o problema é ainda maior, pois o hacker agora pode passar a receber todas as ligações e SMS de recuperação de senha de contas que possam estar conectadas com seu número de telefone. Para realizar a recuperação do número, será necessário comparecer à uma loja física de sua operadora. Mas neste meio tempo, um grande estrago já pode ser feito.

Cadeado e smartphone com uma conta do instagram aberto
Senhas fortes são essenciais para que você não tenha sua conta roubada (Foto: Reprodução/Instagram)

Dessa forma, sempre tenha a autenticação de dois fatores ativada por aplicativo de terceiros ou da própria rede social ativada, que passará a exigir a digitação de um código sempre que um novo login estiver sendo realizado.

Você pode ativar na aba de Privacidade e Segurança do aplicativo do Instagram ou página da Web. Uma boa ação é passar a utilizar o Google Authenticator, que cria códigos únicos sempre que você tenta realizar um novo login. Pessoas que possuem Android ou iOS podem realizar o uso sem problemas.

Logos do google authenticator e microsoft authenticator
Google Authenticator e Microsoft Authenticator garantem camada de segurança em seu Instagram e demais redes sociais (Foto: Reprodução/Internet)

Outra alternativa é o Microsoft Authenticator, que funciona de forma semelhante à opção do Google, mas possui uma camada adicional de segurança devido à exigir a leitura de impressão de digital para gerar novos códigos de acesso. O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS.

Já desenvolvemos uma matéria especial ensinando como ativar a verificação de duas etapas no Instagram, não deixe de conferir!

O recebimento de SMS pode ser uma forma de ter uma verificação de duas etapas em sua conta, mas lembre-se que esta opção não é infalível. De todas as formas, sempre faça a programação para ter uma camada de segurança adicional quando novos logins forem solicitados.

Salve seus códigos de reserva

Também disponível para quem usa Facebook, os códigos de reserva, como o nome diz, são uma forma de conseguir recuperar sua conta no caso da senha original ter sido alterada. É importante que você tenha isso salvo em um local que não é acessado por outras pessoas. Para conseguir saber quais são seus códigos de reserva, primeiro será necessário acessar as Configurações e em seguida clicar em Segurança.

Foto explicativa para conseguir saber quais códigos de reserva do instagram
Primeiro acesse as configurações de sua conta (Foto: Captura de tela/Showmetech)

Agora, clique em Autenticação de dois fatores e depois em Outros métodos. Essa são as telas que serão exibidas:

Foto explicativa para conseguir saber quais códigos de reserva do instagram
Códigos de reserva estão salvos em seção especial do aplicativo do Instagram (Foto: Captura de tela/Showmetech)

Já em uma nova tela, o próximo passo é clicar em Códigos de reserva para que os números sejam exibidos. Antes disso, será necessário realizar a conexão de sua conta com algum aplicativo de autenticação de dois fatores para que os códigos de reserva sejam exibidos.

Foto explicativa para conseguir saber quais códigos de reserva do instagram
Lembre-se de guardar seus códigos de reserva em um local seguro (Foto: Captura de tela/Showmetech)

Depois que a conexão estiver realizada, os mesmos códigos podem ser consultados quando você tiver seu perfil do Instagram invadido. É importante tirar uma capturar de tela ou anotar estes números em um documento que apenas você tem acesso.

Atenção com senhas fracas

Também vale a pena ter uma senha forte para que você não tenha que passar por todo o processo de recuperar conta do Instagram. Um estudo do NordVPN provou que as senhas mais escolhidas pelos brasileiros levam menos de 10 segundos para serem descobertas, então crie uma combinação que mistura letras maiúsculas e minúsculas, assim como caracteres especiais como símbolo de exclamação e números. É importante ter isso em mente para não precisar passar pelo processo de recuperar conta do Instagram.

Smartphone com aplicativo do instagram aberto
Evite perder sua conta do Instagram por um simples descuido! (Foto: Reprodução Internet)

Sempre cuide muito bem de seu e-mail e jamais compartilhe as senhas para que a alteração de senha não aconteça sem o seu consentimento. Até porque, quem tem acesso ao seu Gmail também conseguirá ter acesso à sua caixa de entrada e e-mails para alteração de senha.

Use um gerenciador de senhas

De nada vai adiantar se você boas senhas se não manter tudo isso bem seguro. Com isso em mente, vale a pena utilizar um aplicativo que deixa tudo armazenado para rápida consulta e claro, com a maior segurança possível. Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado, mas estas são as cinco mais indicadas:

  • SafeInCloud Password Manager Pro (disponível para Android, iOS e até mesmo Windows e Mac);
  • Gerenciador de senhas do Google (disponível na Web);
  • Gerenciador de senhas do iOS;
  • Microsoft Authenticator (o mesmo que citamos anteriormente).

Donos de aparelhos da Samsung também possuem acesso ao Samsung Pass, um aplicativo gerenciador de senhas que permite que tudo seja armazenado e utilizado em sites apenas mediante autorização do usuário (por meio de digitação de PIN, leitura de impressão de digital ou íris).

Gerenciador de senhas para recuperar instagram
Muitos aplicativos permitem que suas senhas fiquem armazenadas em total segurança (Foto: Reprodução/Internet)

Nossa última dica é: jamais autorize uma grande parcela de sites e aplicativos a postarem em sua conta. Quanto mais sistemas estiverem com autorização para postar em seu perfil, maiores são as chances das coisas saírem de controle. Tenha cuidado com seu perfil pessoal ou de trabalho.

O que achou de nosso tutorial sobre como recuperar conta do Instagram? Conseguiu sua conta de volta? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Teve problemas com seu Gmail? Veja como recuperar sua conta agora mesmo!

Fontes: Instagram I Facebook

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
1 comentário
  1. Em meio tudo que aconteceu comigo estou aqui pra falar sobre minha experiência, avia perdido minha conta e vinha a algum tempo atrás de alguém que me ajudasse, em meio dos comentários achei quem conseguisse

    Contato de quem me ajudou abaixo
    (63) 99293-6845

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados