Como recuperar o facebook hackeado

Como recuperar o Facebook hackeado (e evitar que aconteça)

Avatar of felipe vannucci
Desconfia (ou tem certeza) de que teve o Facebook hackeado? Trazemos maneiras de recuperar e proteger a sua conta na rede social

Ter o Facebook hackeado é uma situação desagradável que nenhuma pessoa deseja enfrentar. Vale lembrar que a rede social oferece verificações adicionais para tornar a conta dos usuários ainda mais segura. 

No entanto, invasões ainda podem acontecer, especialmente em contas de pessoas que não tomam as devidas precauções. Ciente disso, elaboramos um tutorial completo para ajudar você a recuperar o Facebook invadido de uma forma rápida e fácil.

Quais sintomas de que você teve o Facebook hackeado

Causas que podem resultar em um Facebook hackeado geralmente estão relacionadas a vazamento de dados e informações. Nesse caso, uma pessoa pode estar com acesso à sua senha e, ao mesmo tempo, impedir que você realize login na plataforma.

Com um Facebook invadido, alguém pode enviar mensagens para seus amigos se passando por você e até publicar posts sem a sua permissão. É provável que até algum amigo te informe sobre publicações suspeitas ou mudanças repentinas que apareçam no seu perfil da rede social.

De acordo com a Central de Ajuda do Facebook, solicitações de amizade enviadas para pessoas que você desconhece e alterações no nome ou data de nascimento também são exemplos de um Facebook invadido.

O nível de dificuldade para recuperar a conta, na maioria das vezes, depende de o usuário continuar com acesso à rede social. Por isso, em caso de atividades desconhecidas no seu perfil, você precisa ser ágil para evitar transtornos maiores.

Como recuperar a conta do Facebook se você ainda tem acesso

Se mesmo com o Facebook hackeado, você consegue realizar login, o ideal é trocar a senha imediatamente. Certifique-se de que você ainda está com acesso ao e-mail cadastrado para realizar a troca sem problemas. 

Basta clicar no símbolo da seta referente à Conta, que está ao lado das notificações, e selecionar Configurações e Privacidade. Em seguida, veja as Configurações e clique em Segurança e login. Agora, é só clicar no botão Editar, localizado ao lado de Alterar Senha.

Se ainda estiver com acesso a sua conta, troque a senha o quanto antes
Utilize uma senha forte e diferente da utilizada anteriormente (Captura de tela: Felipe Vannucci/Showmetech)

Após preencher os campos informados pelo Facebook, você torna a sua conta mais segura e evita que pessoas desconhecidas tenham acesso. A recomendação é criar senhas alternando entre letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Outra informação relevante para quem está com o Facebook hackeado é conferir os dispositivos conectados à conta. Ainda na página de Configurações, logo acima da opção Login, a rede social informa justamente os celulares e computadores logados, além da região de cada um.

Se você desconhecer alguns dispositivos, desconecte-os imediatamente clicando nos três pontos e selecionando Sair. É válido também remover os aplicativos conectados que não sejam do seu conhecimento. Por outro lado, se você não consegue mais acessar a sua conta, isso é sinal de que a senha foi trocada.

Como recuperar o Facebook invadido se você perdeu o acesso

A rede social disponibiliza uma página dedicada especialmente para as pessoas que estão sem acesso à conta. Em Facebook.com/hacked, o usuário é encaminhado a realizar uma série de tarefas para recuperar o Facebook hackeado, a partir de uma busca por e-mail ou número de celular. 

Veja como recuperar um facebook invadido que você não tem mais acesso
A página ajuda os usuários que não têm mais acesso ao Facebook (Captura de tela: Felipe Vannucci/Showmetech)

Dessa forma, a rede social ajuda você a recuperar a conta do Facebook e também sugere algumas medidas de segurança. Caso o hacker não tenha alterado o e-mail e número de celular da sua conta na plataforma, você pode tentar recuperá-la na página inicial de login do Facebook.

Além disso, há a probabilidade da rede social entrar em contato com o usuário que teve o Facebook invadido para informar atividades suspeitas. Logo, tome as devidas providências para recuperá-la assim que desconfiar de qualquer circunstância no seu perfil.

Dicas para aumentar a segurança e não ter o Facebook hackeado

Lidar com um Facebook hackeado é uma situação que, geralmente, pode ser evitada. Os hackers estão sempre tentando roubar dados dos usuários, por isso, maximize sua segurança tomando as precauções corretas.

De forma geral, as precauções valem para a maioria das redes sociais, como Instagram e WhatsApp. Veja algumas sugestões que fazem toda a diferença para o bem-estar dos usuários:

Utilize senhas fortes 

Uma das recomendações da Central de Ajuda do Facebook para criar uma senha forte é não utilizar e-mail, número de telefone ou data de nascimento. Senhas com essas informações são consideradas fracas e inseguras. Opte por uma senha longa e que não seja a mesma utilizada em outras contas de sites e aplicativos.

Ative a autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores funciona como um recurso de segurança que protege ainda mais a sua conta do Facebook. A funcionalidade prevê uma segunda verificação além da senha, como um código de 6 dígitos enviado por e-mail ou SMS.

A autenticação de dois fatores aprimora a segurança dos usuários na rede social
(A página ajuda os usuários que não têm mais acesso ao Facebook / Captura de tela: Felipe Vannucci/Showmetech)

Sendo assim, qualquer tentativa de login desconhecida será bloqueada pelo Facebook. Para ativar a autenticação, basta acessar as Configurações de segurança e de login e clicar em Editar, ao lado de Usar autenticação de dois fatores

Em seguida, o Facebook disponibilizará três métodos de segurança, como chave de segurança, códigos de login em um aplicativo de autenticação de terceiros e códigos de SMS enviados para celular. Opte pelo meio desejado e pronto!

Confira os aplicativos conectados à sua conta do Facebook

É comum que as pessoas utilizem a conta do Facebook para acessar aplicativos e sites, seja para evitar a criação de um novo cadastro ou pela praticidade. Entretanto, essas vinculações podem tornar a sua conta ainda mais vulnerável a invasões. 

Desconecte os apps desconhecidos nas configurações da sua conta do facebook
(Uma das formas de evitar ter o Facebook hackeado é remover conexões com apps desconhecidos. / Captura de tela: Felipe Vannucci/Showmetech)

Por isso, acesse a seção Aplicativos e Sites na página Configurações e clique em Remover os sites e aplicativos que você não tenha conhecimento ou não utilize mais. Essa é uma forma de evitar que terceiros tenham acesso às informações do login da sua conta do Facebook.

Esperamos que tenha gostado das dicas! Conte-nos o que achou do artigo nos comentários.

Veja também

Descubra como recuperar a conta do Gmail e torná-la ainda mais segura em poucos passos.

Fonte: Facebook, RD, The Verge e TechCrunch

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
2 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados