Como remover o falso aviso dos “quatro vírus” do seu Android

mentira - Como remover o falso aviso dos "quatro vírus" do seu Android
"O sistema está fortemente danificado por quatro vírus", se você já recebeu essa mensagem em seu sistema Android, descubra agora como evitá-las.

O sistema está fortemente danificado por quatro vírus“. Nos últimos meses, uma enxurrada de mensagens como essa, indicando a presença de vírus em sistemas Android, vem causando preocupação e dores de cabeça nos usuários de smartphones que utilizam o Google Chrome para navegar. Mas resolver isso é mais fácil do que parece, então vamos ensinar aqui como fazê-lo.

Mas vamos por partes, você conhece o termo “scareware”? Podemos dizer que scareware, é um software ou script que utiliza mensagens que põem medo (scare, no temo em inglês) no usuário de computador ou smartphone, induzindo-o a clicar em links que prometem resolver o falso problema.

scareware 720x405 - Como remover o falso aviso dos "quatro vírus" do seu Android

Quatro vírus? Severamente danificado? Nem tanto.

Mensagens como “O sistema está fortemente danificado por quatro vírus!” com complementos que assustam ainda mais “Se você não remover o vírus agora, ele irá causar graves danos ao seu telefone.” são exemplos comuns desse tipo de prática abusiva. Além disso, ainda temos a pegadinha chave no final: “Aqui está o que você precisa fazer passo a passo:

quatro virus - Como remover o falso aviso dos "quatro vírus" do seu Android

A partir daí, você terá um link geralmente em forma de botão que te redireciona para outro site, ou diretamente para a loja de aplicativos do Android, para que você instale o aplicativo indicado. Não se engane, instalando o aplicativo indicado, certamente você estará instalando um programa de procedência duvidosa e ele sim poderá causar danos ao seu smartphone.

Muitos pensam que não há o que fazer. Entretanto, existe um procedimento relativamente simples de ser feito, que resolve rapidamente o problema. Portanto, não se preocupe! Vamos falar dele agora.

Como resolver o problema?

Seguindo poucos passos podemos resolver isso de maneira definitiva. Feche a janela de navegação que exibe a mensagem, sem clicar em link algum. O ideal é forçar a parada do Google Chrome. Veja:

  1. Acesse às configurações do seu smartphone;
  2. Toque na opção aplicativos;
  3. Localize o Google Chrome e toque sobre ele;
  4. Escolha a opção “Forçar Parada”;

passo a passo quatro virus 1 - Como remover o falso aviso dos "quatro vírus" do seu Android

Feito isso, agora é hora de desativar os pop-ups que exibem esses anúncios maliciosos. Vale ressaltar aqui que lamentamos ver que até em grandes sites acabam sendo afetados por adnetworks como o Google AdSense, por exemplo, que acabam “empurrando” leitores para armadilhas.

Removendo anúncios maliciosos

Voltando ao que te trouxe nesta postagem, evite instalar aplicativos que bloqueiam anúncios, estes também podem ter conteúdo malicioso. Ao invés disso, siga os passo abaixo:

  1. Copiei o endereço deste link em uma nova aba “chrome://flags/#enable-framebusting-needs-sameorigin-or-usergesture” (copie sem as aspas);
  2. As opções dessa página alteram as configurações do Google Chrome. Não altere nenhuma outra opção a não ser a que está grifada em amarelo;
  3. Toque na caixa que mostra “Default” (Padrão) e escolha a opção “Enable” (habilitar);
  4. Toque no botão no rodapé da tela, “Relaunch Now” (reativar agora).

Feito isso as mensagens falsas sobre vírus não irão mais aparecer.

desativarpopupsquatrovirus - Como remover o falso aviso dos "quatro vírus" do seu Android

Atenção com avisos chamativos demais

Quem já está mais acostumado a mexer com PCs e tablets sabe que avisos de ameaças não são tão taxativos. Por isso, é preciso tomar cuidado quando recebemos avisos tão urgentes assim. O comum dos anti-vírus é avisar que uma ameaça foi detectada, sugerindo que o arquivo em questão pode danificar seu computador da alguma forma.

Sendo assim, a dica final aqui é desconfiar de qualquer comunicado alarmante demais. Principalmente com cores fortes e soluções fáceis como “clique aqui para resolver o problema”. Quando seu sistema operacional, seja ele um Android, iOS, Windows ou qualquer outro, identificar um problema, ele vai lhe explicar muito bem o que fazer, não te causar mais pânico.

Espero que as informações acima tenham auxiliado você a resolver os problemas com esses pop-ups maliciosos que informam de maneira falsa a presença de vírus no smartphone. Mas não deixem de comentar se a técnica funcionou ou se algo mais que vocês fizeram também resolveu o problema.

Leia também

PC lento? Descubra como acelerar o Windows com essas dicas

mentira - Como remover o falso aviso dos "quatro vírus" do seu Android

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via