Aprenda a se alimentar de forma saudável durante a quarentena

Aprenda a se alimentar de forma saudável durante a quarentena
Saiba como você deve se alimentar enquanto estiver de quarentena por causa do novo coronavírus COVID-19

Neste período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus COVID-19, muitas pessoas estão descuidando da sua forma de se alimentar. Porém, a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta a população do mundo para manter um estilo de vida saudável durante a quarentena, afirmando que tais atitudes podem aumentar suas chances de recuperação caso elas acabem contraindo a nova doença.

Além de fazer exercícios regularmente, parar de fumar e beber, manter uma dieta saudável tem um papel fundamental em determinar como as pessoas vão se recuperar do novo coronavírus COVID-19. Por isso, reunimos nesse artigo dicas de especialistas para você se alimentar corretamente nesse período de quarentena.

Planeje suas refeições com antecedência

Ao tentar comer de forma saudável é crucial planejar com antecedência, diz Bridget Benelam, cientista sênior de nutrição da Fundação Britânica de Nutrição.

Marmitas de diferentes tipos de refeições para se alimentar bem
Montar marmitas para cada dia da semana é uma boa opção para planejar suas refeições

“É fácil ficar sem inspiração para o que preparar quando você está fazendo todas as suas refeições em casa. […] Tente planejar algumas refeições para saber o que precisa e não precisar enfrentar o dilema ‘o que há para o jantar’ todas as noites”.

Planejar as refeições com antecedência também pode garantir que você use todos os ingredientes que possui antes de comprar mais, evitando desperdícios e saídas desnecessárias de casa.

Diversifique os alimentos

Ter uma grande variedade de alimentos em sua dieta é essencial para uma alimentação saudável, diz a nutricionista Nichola Ludlam-Raine, que sugere não negligenciar qualquer grupo de alimentos durante o período de quarentena, a menos que você tenha alergia.

Diferentes tipos de alimentos em uma mesa
Tenha uma dieta com uma boa variedade de alimentos

“Três nutrientes que você definitivamente deve incluir (porque ajudam a apoiar seu sistema imunológico) são a vitamina A (encontrada em batata doce e espinafre), vitamina C (encontrada em frutas, tomates e pimentões) e zinco (encontrado em carne, marisco, leite e pão). ”

Faça lanches saudáveis

Manter lanches saudáveis e nutritivos por perto garantirá que você não tente devorar um pacote de biscoitos quando começar a sentir fome.

Lanches com frutas, pães e bolachas
Crie lanches saudáveis com frutas e outros tipos de proteínas

Prepare lanches seguindo a regra da “proteína e produção”, ou seja, invista em alimentos ricos em proteínas mas que também te ofereçam muita energia. Essa combinação saudável pode ser obtida em um queijo e maçã, iogurte e frutas, nozes e frutas secas ou até hummus e cenoura.

Aproveite o seu congelador

Outra maneira de reduzir o desperdício de alimentos é aproveitar ao máximo o seu congelador. Pratos grandes como feijoadas, ensopados de legumes e similares congelam particularmente bem e são uma maneira rápida e fácil de consumir muitos nutrientes de uma só vez. Frutas como bananas também podem ser facilmente congeladas e usadas em smoothies durante as manhãs, por exemplo.

Congelador lotado de potes de comidas
Use seu congelador para congelar comidas, frutas e outros tipos de alimentos

“Não se esqueça da humilde batata também. Você pode congelá-la e transformá-la em chips com muita facilidade.”

Consumir peixe enlatado

O peixe oleoso enlatado, em particular, é um item realmente útil para guardar no armário enquanto estiver em quarentena, diz Benelam. Não é apenas barato e tem uma vida útil longa, mas é rico em ômega-3, que, segundo estudos, pode melhorar o bem-estar mental.

Peixes enlatados
O peixe enlatado é uma opção barata para turbinar sua dieta com saúde

“O peixe oleoso também é uma das poucas fontes ricas de vitamina D na dieta […] algo que todos precisamos considerar se ficarmos em casa e não estivermos recebendo muita exposição ao sol, que é a nossa principal fonte. de vitamina D.”

Aproveite ao máximo as nozes

Outro item essencial que resistirá ao teste do tempo são as nozes e qualquer tipo de creme ou manteiga que as contenha. Esse tipo de alimento é muito útil, pois estão cheias de boas gorduras e nutrientes.

Imagem de nozes e castanhas
Nozes são fontes de óleos e vitaminas

“Manteigas de amêndoa, manteiga de amendoim e outros similares podem fornecer nutrientes como magnésio, potássio, ferro, zinco, vitamina E e vitamina B.”

Fique hidratado

Nunca é demais lembrar, mas beba muito líquido e mantenha-se hidratado! Beber uma quantidade adequada de líquido é essencial para que você sinta e funcione da melhor forma possível. Mas não precisa ser apenas água, você pode se hidratar por meio de chá, café, leite e alimentos ricos em água como melância, abacaxi, etc.

Sucos de frutas
Seja com água ou sucos, sempre se mantenha hidratado!

“Tudo conta para os 8 copos de líquido diário que precisamos, embora você possa precisar de mais se estiver quente ou apenas se exercitar. […] Mantenha as bebidas com cafeína no mínimo e tente não tomá-las a partir do meio da tarde para que elas não afetem seu sono.”

Cumpra horários fixos para se alimentar

Quando passamos todo o tempo em casa (às vezes com muito tédio ou momentos ociosos), pode ser fácil deixar rotinas e horários caírem no esquecimento. Porém, manter um horário regular para realizar as refeições pode ser crucial para manter uma dieta saudável e evitar lanches desnecessários entre as refeições.

Pessoas à mesa comendo
Faça suas refeições em horários fixos

“Tente estruturar seu dia reservando horários para refeições e lanches. Dessa forma, seu corpo se adaptará a uma rotina.”

Fuja um pouco da dieta

A cientista Ludlam-Raine também não é tão rígida em termos de nutrição: você pode fugir um pouco de sua dieta de vez em quando. Isso não apenas melhora seu humor e mantém seu ânimo alto, mas também o impede de fazer muitas extravagâncias gastronômicas pesadas quando você pode comer um doce de ocasionalmente.

Imagem de diferentes tipos de doces
Você pode comer um docinho de vez em quando

“Um pouco do que você gosta também faz bem. E agora certamente não é o momento da restrição, você acabará desejando mais o que é proibido na sua dieta. Equilíbrio é a chave.”

E você leitor? Como anda sua alimentação durante esse período de quarentena? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: Independent UK

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter