Novo rg digital

Como tirar o novo RG digital com QR Code | RG Único

Avatar of victor pacheco
Focado em unificar informações, saiba como solicitar o novo RG digital que foi anunciado em fevereiro deste ano e detalhes sobre o atual documento

O novo RG digital foi anunciado em fevereiro deste ano como uma forma de evitar fraudes e aumentar a segurança, uma vez que o sistema existente é estadual, permitindo que uma mesma pessoa possa ter um RG para cada estado do Brasil. Com o novo documento, o CPF será a o número relacionado ao RG único.

Confira todas as informações sobre o novo documento e como você pode solicitar a emissão de forma gratuita, assim como dados sobre o atual documento e quem deve ter a carteira de identidade digital.

O que muda no novo RG digital?

O novo RG digital, que também terá uma versão física, contará com um QR Code, também chamado de código MZR. A identificação é a mesma dos passaportes, e o novo RG único pode ser utilizado como um substituto do passaporte em viagens para países do Mercosul (ArgentinaParaguaiUruguai Venezuela). Mas ao viajar para outros países e regiões do mundo, você ainda precisará do visto e passaporte aprovado pelos órgãos emissores.

Novo rg digital
Novo documento será emitido gratuitamente por órgãos brasileiros (Foto: Reprodução/Internet)

Além do CPF, que passará a ser o único número de identificação do novo RG único, estas informações estarão presentes no documento:

  • Armas da República Federativa do Brasil, a inscrição “República Federativa do Brasil” e a inscrição “Governo Federal”;
  • Identificação do ente federativo que a expediu;
  • Identificação do órgão expedidor;
  • Número do registro geral nacional;
  • Nome, a filiação, o sexo, a nacionalidade, o local e a data de nascimento do titular;
  • Número único da matrícula de nascimento ou de casamento do titular ou, se não houver, de forma resumida, a comarca, o cartório, o livro, a folha e o número do registro de nascimento ou casamento;
  • Fotografia, em proporção que observe o formato 3×4 cm, de acordo com o padrão da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI), a assinatura e a impressão digital do polegar direito do titular;
  • Assinatura do dirigente do órgão expedidor;
  • Expressão “Válida em todo o território nacional”;
  • Data de validade, o local e a data de expedição do documento;
  • Código de barras bidimensional no padrão QR Code;
  • Zona de leitura mecânica, de acordo com o padrão estabelecido pela OACI;
  • Possível identificação de pessoa não-binária;
  • Dados sobre tipo sanguíneo e possíveis alergias que podem ser úteis em uma urgência médica.

Todas as pessoas já podem solicitar o novo RG com QR code, mas é importante se informar se o órgão emissor do documento de sua cidade ou estado já está com as tecnologias adaptadas. Quando anunciou a implementação, o Ministério da Defesa definiu que os documentos devem começar a ser emitidos em todo o território nacional até 06 março de 2023.

Validade do documento atual

A carteira de identidade atual continuará sendo válida pelo período de 10 anos após sua emissão, para pessoas com até 60 anos de idade. A partir dos 60 anos, não será necessário solicitar o novo RG digital, pois o atual RG possui validade indeterminada. Para crianças com idade entre 0 e 12 anos de idade, o RG atual tem validade de 5 anos.

Exemplo de antigo rg único
Atual documento será válido por até 10 anos (Foto: Reprodução/Internet)

Recomendamos que por mais que você tenha cerca de 10 anos para solicitar a nova carteira de identidade digital, faça o processo o quanto antes. Até porque, a segurança será mantida em dia e você não precisará andar com mais de um documento na carteira.

Assim que o novo RG único for emitido, é possível acessar o documento por meio do aplicativo Gov.br ao fazer login em seu smartphone. Uma cópia digital ficará disponível na seção Carteira de Documentos do app e você pode usar este documento como substituto da versão física.

RG digital é emitido pela Secretaria de Segurança Pública

Todas as pessoas que já desejarem solicitar o novo documento devem necessariamente comparecer à Secretaria de Segurança Pública da cidade ou estado de onde moram — moradores do estado de São Paulo podem procurar um Poupatempo. Como a emissão do RG único pode ser implementada até o dia 6 de março de 2023, informe-se com a Secretaria de Segurança do seu estado se o RG digital está disponível antes de sair de casa

Novo rg digital
Novo RG digital também estará disponível no app Gov,br (Foto: Reprodução/Internet)

Além de fazer uma visita presencial, você precisa levar a certidão de nascimento ou casamento e o “antigo RG”. Como a implementação está acontecendo aos poucos, vale a pena se informar localmente para saber a unidade localizada onde você mora já está emitindo o RG digital.

Após todo o processo de cadastro na base de dados do governo ser realizado, você receberá uma data de retorno ao local para que possa pegar o novo documento, que é emitido em um papel especial.

Quem precisa tirar o novo RG único?

Ainda não há uma regra que exige que todos os cidadãos brasileiros tenham o novo documento de identidade, mas é importante se atentar à data de validade de seu RG atual para não ter problemas.

Rg com qr code
Pessoas com mais de 60 anos não precisam realizar processo de emissão de novo RG (Foto: Reprodução/Internet)

Pais e parentes de crianças com até doze anos de idade já podem aproveitar o processo de emissão que está acontecendo para que seus pequenos tenham o novo documento, que será válido por 10 anos. De todas as formas, assim que seu estado ou cidade estiver emitindo o novo RG único, não perca tempo para resolver esta pendência e ter os dados unificados em um só documento.

O lugar onde você mora já está emitindo o novo documento de identidade digital? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Saiba como proteger documentos no Word

Fontes: Ministério de Economia l FDR

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
38
Shares
21 comentários
  1. Bom dia fais quase um ano que tou tentando tira minha segunda via do meu RG e não consigo o que eu devo fazer

  2. Já faz dois anos perdi meu RG e não consigo agendar pra tirar segunda via tenho problemas de saúde já precisei do RG e não consigo tirar o q posso fazer pra tirar segunda via

  3. Moro na Ilha do Governador, estado do Rio de Janeiro, cidade do Rio de Janeiro, já posso tirar o RG único digital?

  4. Demorou muito ter avanço tecnológico no documento rg , que unificou que evita fraude .
    O governo federal desta vez acertou unificando registro em todo território.

  5. Quero solicitar minha nova RG/DIGITAL em esse novo formato, como e onde devo procurar o órgão responsável.
    Tem aplicativo pra baixar e dar entrada ou tenho que agendar na POLÍCIA CIVIL.
    DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO!!!!!!

  6. Eu ten 79 anos minha carteira estrangeira está danificado .precisar uma nova .si estrangeira em momento na lado marido estrangeira na unidade sós cardio terminado precisar ajuda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados